Home / Natureza / Por que devemos cortar as unhas? Qual a importância?

Por que devemos cortar as unhas? Qual a importância?

Na correria do dia a dia, acabamos banalizando os cuidados com as unhas, deixando a higienização das mesmas para último caso. Sendo que o cuidado com as unhas, além de demonstrar uma evidente função estética, evita possíveis rupturas e deformações, previne infecções e protege de agressões químicas ou mecânicas.

Não limpar, além de demonstrar desleixo, também representa um grande perigo pois, os microrganismos que ficam acumuladas debaixo das extremidades das unhas que ficam livres, bem como em suas ranhuras laterais também, encontram ali um lugar bem propício para sua proliferação, que pode causar infecção.

É preciso realizar a limpeza das suas unhas periodicamente, sendo incluída como parte da higiene pessoal cotidiana.

No momento da higienização, é muito importante que se leve em conta os instrumentos adequados para a realização da limpeza das unhas. Pois a falta de cuidado nesse aspecto pode gerar danos.

Quando se pretende eliminar a sujeira na extremidade livre ou no dedo, através da utilização de instrumento pontiagudo ou que contenham filamentos, por exemplo, o manuseio da forma incorreta, pode causar pequenos ferimentos na pele.

Ou afastar a unha de seu leito, eliminando, assim, a natural barreira protetora, favorecendo o surgimento de possíveis infecções.

Para as pessoas que optam por fazer seus cuidados higiênicos em uma manicura, deve-se tomar bastante cuidado, observar se os materiais utilizados para realização da limpeza formam esterilizados. Ou, até mesmo, levar os seus instrumentos pessoais. Essa, inclusive, seria uma boa dica para evitar possíveis contaminações.

Além dos cuidados da manicura, uma escova pequena, adequada para essa função, imbuída em água com sabão, e depois passada pelas pontas dos seus dedos, na parte de trás das suas unhas, assim como também pelas ranhuras laterais. Sempre opte pelas escovas que possuem cerdas macias, para evitar que a pele seja raspada, e que cause erosões.

Corte das Unhas

Como o crescimento das unhas ocorre de forma contínua, crescendo em média de 3 a 4 mm por mês, é recomendado cortá-las com uma certa regularidade, com exceção daquelas pessoas que efetuam atividade diárias, que causam desgaste equivalente.

Corte das Unhas

Se não for feito o corte regular, a parte com a extremidade livre das unhas irá ultrapassar as pontas dos dedos. Sendo assim, a tendência é as unhas ficarem grossas tomando, na maioria das vezes, uma forma irregular. Dificultando gestos e levando ao surgimento de uma enorme ruptura em qualquer região.

O tamanho das unhas, de forma óbvia, se dá ao fato de não as cortar regularmente. Afinal de contas, para alguns se trata de uma questão de adorno. Pois não devemos subestimar o poder de magnificência e labor intelectual que as unhas proporcionam em determinadas ocasiões.

É preciso usar instrumentos afiados para cortas as unhas, como tesouras ou corta-unhas, que permitam aplicar uma pressão idêntica nas duas superfícies delas.

O corte deve ser realizado de forma simples e o mais direito possível. Como um complemento, sugere-se que se deve limar de forma suave as extremidades livres, de dentro para fora, com o intuito de eliminar as irregularidades.

Algumas pessoas preferem fazer a higienização das unhas após o banho, pois é quando elas estão mais moles. Mas, no caso dos que têm a intenção de limar, é preferível que aguardem um tempo, até as unhas estarem secas, para obterem um resultado melhor.

Para os profissionais que movimentam muito os pés e as mãos, é preciso esquecer as tendências da moda e as questões estéticas, já que o mais indicado é cortar as unhas na altura da linha do dedo, formando uma curvatura, e sobressaindo alguns milímetros.

Garantindo assim uma solidez maior dos dedos, e proporcionando também uma proteção da forma correta, reduzindo as ranhuras onde acumulam as sujeiras e microrganismos.

Unhas dos Pés

Apesar de as unhas dos pés não ficarem tanto em evidência, elas merecem o mesmo cuidado que as unhas das mãos. O cuidado mais importante com as unhas dos pés  está relacionado ao seu corte, em condições normais, a cada 15 dias, ainda que não acumulem tanta sujeira como as unhas das mãos.

As unhas dos pés costumam ser mais duras, sobretudo a do primeiro dedo. Uma ótima opção para cortá-las sem ter tanto trabalho é após o banho, ou mantendo-as previamente em um recipiente com água morna, para amolecê-las. Assim, é possível cortá-las com mais facilidade.

Unhas dos Pés

A medida ideal não deve ser muito longa nem muito curta. Contudo, mais importante que seu comprimento, é a forma do seu corte. Não é recomendado em semi-círculo. Assim, evita-se um problema muito incômodo, que é a unha encravada.

Esse cuidado é mais voltado mais para a unha do primeiro dedo, pelo fato de ela ser muito susceptível de ser afetada por esse problema.

Cutículas

Cutículas são as peles que crescem ao redor da unha, que revestem parcialmente a lúnula. O excesso dessa pele pode causar dor, ou somente um incômodo, por motivos de estética.

O corte dessas peles deve ser feito com instrumentos bem afiados e o mais limpos possível. Jamais arranque as peles, pois pode provocar feridas e serem infectadas.

Devem ser eliminadas sempre após deixar as mãos ou pés submergidos em um recipiente com água morna e sabão, por um curto prazo de tempo.

Após amolecerem, devem ser empurradas com uma espátula ou palito até a raiz da correspondente unha para, enfim, serem cortadas.

Verniz das Unhas

Apesar da utilização do verniz para as unhas ser mais voltada para estética, pois ele proporciona um brilho intenso, também possui outras utilidades. Como tornar as unhas menos quebradiças, por exemplo.

Mas deve-se ter consciência que o seu uso impede a evaporação da água. No entanto, é necessário que evite colocar as mãos na água antes da manicure realizar os procedimentos de limpeza.

Verniz das Unhas

É preciso aguardar até que as unhas estejam secas, para que não retenha uma quantidade excessiva de água. Vale lembrar que é de suma importância observar as substâncias que contem nesse produto. Pois, no caso de pessoas alérgicas, os produtos podem causar irritações nos dedos e disseminar para outras zonas do corpo.

Veja também

Ciclo de Vida da Zibelina: Quantos Anos Elas Vivem?

A zibelina (nome científico: Martes zibellina) é de uma espécie de marta castanho-escura da Europa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *