Home / Natureza / Espaçamento para Plantio de Banana da Terra

Espaçamento para Plantio de Banana da Terra

Você sabia que em todo o mundo existem mais de mil tipos de banana? Não? Pois é, nem eu! Mas mesmo sendo tão alta a quantidade, temos apenas cinco delas como as mais populares entre os brasileiros, que são a banan maçã, banana prata, banana nanica, banana da terra e banana ouro. Neste artigo, falarei sobre um dos tipos de banana e seus benefícios, sendo ela, a banana da terra.

A banana da terra, também conhecida como “banana comprida”, é bastante cultivada no Brasil e encontra-se enquadrada na posição de maior banana dentre os outros tipos existentes, podendo pesar até 500 gramas a unidade e medir até 26 centímetros.

Devido ao fato dela ser muito benéfica à saúde, ela é utilizada amplamente em algumas regiões brasileiras no preparo de alimentos ou mesmo como complemento principal das refeições em sua versão frita, assada ou cozida.

Afinal de contas, o que ela tem de melhor que as outras bananas encontradas na natureza?  Vamos ver no decorrer deste artigo sobre os benefícios que ela oferece e um pouco sobre a forma de plantio que ela exige.

Os Benefícios da Banana da Terra

Começando pelo maior de seus benefícios, é que ela é rica em vitaminas A e C e também potássio, chegando a mais ou menos 462 mg por cada 100 gramas da fruta, presentes em sua composição. Devido ao alto teor de nutrientes oferecidos por esta fruta que são essenciais ao organismo humano, essa variedade é considerada a mais benéfica para a nossa saúde, veja abaixo algumas das benfeitorias realizadas:

  • Melhora da digestão;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Alivia febre;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Redução do estresse;
  • Ameniza câimbras e dores musculares;
  • Previne a “doença da manhã” (enjoo matinal de gestantes);
  • Combate à depressão;
  • Combate à anemia;
  • Controla os níveis de açúcar no sangue;

Com base estes e outros tantos motivos, a banana da terra é amplamente consumida entre todos os brasileiros. Contudo, vale salientar que este tipo de banana, não é bom para quem quer emagrecer, isso pelo fato de a fruta ser bastante calórica, o que pode provocar uma ação reversa ao processo de perda de peso.

Quanto ao Plantio da Banana da Terra

Agora que vimos sobre os benefícios que a banana da terra nos oferece, vejamos agora um pouco sobre o plantio dela. Começando com o planejamento que é a etapa que antecede a implantação do cultivo.

Nesta primeira etapa, recomenda-se ter cuidados e estratégias para a aquisição de mudas saudáveis, estabelecidas em campos de produção livres de patógeno, e que tenha um manejo cultural adequado, o que pode eliminar ou mesmo reduzir significativamente os riscos de ocorrência de doenças, o que contribui para um melhor desempenho produtivo de cultivo.

Um ponto importante é com relação a escolha da área para o plantio, a qual deve incluir observações criteriosas a respeito dos principais atributos como solo, espaçamento para o plantio da banana da terra, a disponibilidade de nutrientes, textura, profundidade, drenagem e topografia, e, com relação à irrigação, deve-se avaliar a quantidade e a qualidade da água disponível, além de validar também os custos envolvidos para instalação e manutenção dos equipamentos exigidos.

Qual o Período do Plantio da Banana

Para o plantio não tem um período certo, ele pode ser realizado a qualquer época do ano, levando-se em consideração que a área cultivada seja bem irrigada. O plantio deve ser realizado no início do período das chuvas, de forma a garantir o desenvolvimento inicial das plantas em períodos com maior disponibilidade de água.

É de suma importância que antes da realização do plantio, seja enviada para análise química uma amostragem do solo, o que pode garantir o sucesso do cultivo ou a busca de uma melhor área para o cultivo.

Espaçamento Para Plantio da Banana da Terra

Para a definição do espaçamento entre as plantas e o seu arranjo, este deve ser realizado com base no clima, nas condições de luminosidade, fertilidade do solo, dentre outros fatores importantes.

Em geral, para sistemas irrigados, é recomendado o plantio em fileiras duplas, isso por causa do melhor aproveitamento da área e do arranjo dos sistemas de irrigação. Para as bananeiras de porte alto, é recomendado a realização de arranjos de plantio em fileiras duplas de 4.0 x 2.0 x 3.0 metros, o que dá em torno de 1.111 plantas por hectare ou mesmo 4.0 x 2.0 x 2.5 metros, que equivale a 1.333 plantas por hectare.

Tabela de Espaçamento Para Plantio da Banana
Tabela de Espaçamento Para Plantio da Banana

Caso a plantação seja realizada em fileiras simples, o espaçamento para o plantio da banana da terra recomendado é de 3.0 x 2.5 metros, o que dá em torno de 1.333 plantas por hectare, favorecendo a maior altura das plantas, porém não interferindo na produção dos frutos.

Processos de Sulcamento e de Coveamento

Normalmente, quando o solo é mais plano, é indicado o sulcamento como uma melhor prática do que o coveamento, uma vez que este permite um maior rendimento de serviço, sendo possível abrir mais de 1000 covas por hora.

No momento de abertura dos sulcos, é preciso utilizar sulcador de uma só linha, que tenha asas removíveis, reguláveis e que tenha a capacidade de penetração do seu bico no solo, sem as asas estejam com abertura maior que 40 cm. Ao final da operação, o sulco deverá ter uma profundidade de 30 cm. Os sulcos devem ser abertos na direção nascente-poente para que o primeiro cacho seja emitido com espaçamento largo, caso seja em fileiras duplas, o que facilitará, posteriormente.

Máquina Fazendo o Processos de Sulcamento e de Coveamento
Máquina Fazendo o Processos de Sulcamento e de Coveamento

Com relação a plantio em covas, as mesmas podem ser abertas nas dimensões de 30 x 30 x 30 cm ou mesmo de 40 x 40 x 40 cm, isso levando-se em consideração o tamanho da muda e a classe relativa do solo. Essa variação de dimensões é importante, pois o peso das mudas pode variar de 0.5 a 1.0 kg, respectivamente.

As mudas micro propagadas, são livres de patógenos e são as mais recomendadas para utilização em plantios intensivos com irrigação que, após uma climatização realizada por um período de 45 a 60 dias, deverão ser levadas para o local de plantio. As mudas são então retiradas cuidadosamente do recipiente que as contém, e, posteriormente, deverão ser distribuídas no sulco sobre a terra misturada com adubo orgânico e fertilizante fosfatado, ou mesmo nas covas de plantio.

Veja também

Raça de Pônei Fell: Características, Fotos, História e Origem

O pônei é um tipo de cavalo que possui inúmeras peculiaridades. A mais famosa dela, diz respeito …

Um comentário

  1. Alex de Miranda Furtado

    Boa noite.
    Vcs tem fotos dos dois tipos de bananas da terra?
    Terra e Terrinnha.
    Quero plantar mas gostaria antes de ver a aparência delas para poder escolher melhor.
    Onde encontro mais informações sobre essas duas espécies?
    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *