Home / Natureza / O Que as Borboletas Fazem no Jardim? Por Que Ficam Lá?

O Que as Borboletas Fazem no Jardim? Por Que Ficam Lá?

Não existe nada mais perfeito que a natureza. Ela parece orquestrar perfeitamente uma série de ações que transformam tudo ao seu redor. Um exemplo disso são animais como as borboletas: lindas, coloridas e que ainda possuem um papel muito importante para a manutenção do ecossistema. Você já percebeu que elas adoram ficar no jardim? Já se perguntou por que esse inseto aprecia bastante as flores? O artigo de hoje vai trazer a resposta para essas dúvidas. Vamos conferir?

Um dos motivos para as borboletas apreciarem ficar nos jardins é a presença do sol. Pesquisas destacam que as borboletas fazem a captura da luz solar pelas asas para manterem o aquecimento das suas estruturas corporais. Incrível, não é?

Borboletas nos Jardins e a Polinização

A polinização consiste no processo de transportar o pólen por meio de pequenos grãos para outras flores. Por meio desse procedimento é possível a reprodução das flores.

Uma das formas mais comuns para a ocorrência da polinização é através de insetos, especialmente, as borboletas. Assim, quando você encontrar elas pelo seu jardim, saiba que elas também estão ajudando nessa importante tarefa.

Além das borboletas, besouros, abelhas e algumas aves também fazem transporte de pólen entre as flores. O vento e a água também podem auxiliar essa movimentação do pólen.

Além da “ajudinha” dada pelas borboletas, as flores também podem realizar a autopolinização, que consiste no recebimento do pólen da própria flor. Entretanto, não são todas as flores que praticam esse processo e a troca de pólen pode proporcionar o surgimento de mudanças na espécie. O que não acontece, obviamente, quando ocorre a autopolinização.

Uma curiosidade interessante é que algumas espécies de plantas (como por exemplo as gimnospermas) realizam a polinização por meio do vento. Cientistas destacam que isso pode ter acontecido devido a uma forma de evolução do vegetal devido a ausência de animais como as borboletas para realizar o trabalho de polinização.

Borboleta, Animal Polinizador

A beleza de flores de diversas espécies só é possível graças aos animais polarizadores como as borboletas, que realizam o transporte do pólen. Além de contribuírem para essa nobre causa, as borboletas embelezam os jardins e deixam o ambiente mais colorido, bonito e equilibrado.

Se o seu objetivo é deixar o seu jardim cada vez mais diversificado, saiba que é preciso atrair os insetos polarizadores. Afinal, são eles os responsáveis por levar e trazer o pólen para as flores. Aqui vão algumas dicas para atrair mais borboletas para o seu jardim:

  • Escolha plantas que contenham néctar para o seu jardim. Elas são bons abrigos para ovos que originarão lagartas e, posteriormente, as borboletas. As mais indicadas são:laranjeiras, maracujá, couve, margaridas e bromélias.
  • Procure saber quais as espécies de borboletas mais comuns na região em que você mora e pesquise que tipo de plantas elas mais apreciam. Para equilibrar a biodiversidade, a aposta em plantas nativas é sempre a melhor opção.
  • Tenha pequenos espaços contendo água para as borboletas. Assim, elas terão um espaço para hidratação e descanso. Lembre-se de proteger as borboletas dos ventos em excesso e fique atento para que a água parada não vire foco do mosquito transmissor da dengue.
  • Tenha em seu quintal plantas frutíferas que poderão servir de alimentos tanto para os humanos como para as borboletas. Evite utilizar produtos industrializados como os pesticidas, que podem prejudicar o desenvolvimento das borboletas e de outros animais que frequentam os jardins. Assim, dizendo não pra os inseticidas você contribui tanto para um estilo de vida mais saudável, quanto para a preservação do meio ambiente. Simples, fácil e natural!
Borboleta Animal Polinizador

Curiosidades Sobre a Captação de Energia pelas Borboletas

Existem algumas espécies de borboleta que captam de forma intensa a energia solar. É o caso das borboletas pretas que possuem asas com escamas que lembram o telhado de uma casa. Essa espécie possui pequeno sulco nas asas que auxiliam na condução da luz e calor. Alguns estudos utilizam o funcionamento das asas das borboletas como inspiração para a criação de projetos de energia solar.

As borboletas possuem uma visão espetacular em 360 graus. Elas são capazes de enxergar até mesmo o que não é visto pelos olhos humanos. As cores presentes nas borboletas fazem com o sexo delas seja diferenciado e identificam que família elas fazem parte.

Embora sejam muito exuberantes, as borboletas vivem por pouquíssimo tempo. Algumas espécies não sobrevivem por mais de 24 horas. Uma pena, não é?

Outro fato curioso é existem borboletas que medem menos que cinco milímetros. Já outras podem chegar a medir mais de trinta centímetros e voar por mais de vinte quilômetros por hora.

Além disso, antes de se tornarem lindas borboletas elas são lagartas que passam por uma transformação dentro de um casulo. Você sabia que podemos encontrar borboletas em quase todas as partes do mundo? Elas se adaptam com muita facilidade em diversos tipos de climas.

Encerramos nosso artigo por aqui e esperamos que você tenha curtido o nosso artigo sobre as borboletas e sua preferência de ficar nos jardins. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse curioso inseto é só nos enviar uma mensagem logo abaixo, ok? Foi um prazer contar com a sua visita aqui no Mundo Ecologia. Esperamos encontrar você sempre por aqui para conhecer um pouco mais sobre diversas plantas, animais e natureza.  Não esqueça de compartilhar o nosso endereço com os amigos e nas redes sociais. Ficamos por aqui e até mais!

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *