Home / Animais / Quais São os Predadores da Mula e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Mula e Seus Inimigos Naturais?

As mulas são animais bem curiosos, uma vez que suas características peculiares fazem delas personagens de mitos. São geralmente domesticadas pelos seres humanos para atuarem na função principal de transporte de cargas e pessoas a longas distâncias. Entretanto, mesmo sendo tão útil, os predadores da mula não deixam vários exemplares sobreviverem às caçadas.

Mas, esse animal tem algum tipo de predador? Bom, se você está curioso, continue lendo o artigo para descobrir o que acontece com essa espécie.

Características dos Equinos em Termos Gerais

A família do equino é também conhecida por Equidae. Ela se constitui das espécies de cavalos, burros, zebras e mulas. Esses animais são caracterizados pelo forte instinto da fuga mesmo quando domesticados. Isso quer dizer que são ótimos corredores e bem resistentes.

Os equinos, assim como diversas outras espécies, andam no meio de bandos, quer dizer, de manadas. Assim sendo, como em qualquer grupo, é necessário que se tenha um líder.

Nos grupos de equinos, o líder é sempre respeitado, bem como possui as ações “imitadas” por outros animais. No entanto, se forem criados sozinhos, os equinos tendem a obedecer somente seu dono.

Aqueles que oferecem alimentos, água, cuidam e tratam do animal, ganham sua confiança. Dessa forma, passam a respeitar e obedecer os seres humanos.

Essa pode ser considerada uma característica bastante peculiar, uma vez que, por conta de sua força, resistência e a dita “teimosia”, o equino não parece ser facilmente ensinado.

Um dos motivos de destaque das raças de equinos é que eles podem se adaptar facilmente a diversas situações e ambientes, sendo animais bastante flexíveis.

Tal como os predadores da mula, os outros equinos correm certos perigos. Mas eles conseguem uma defensa com autonomia total, e quando se sentem desesperados, acabam correndo. No entanto, não correm somente como fuga, mas para atacar também.

Cada um dos equinos possui um nome popular, bem como características próprias. Um bom exemplo é o asno. Ele não é mais do que o burro, que é conhecido por outro nome.

Um Pouco Sobre a Mula

Poucas pessoas sabem, mas as mulas e também os asnos são classificados como sendo muares. Ambos os animais são resultados de uma mistura entre a égua, que é um equino e o jumento, que é um asinino.

Assim sendo, cada um deles é proprietário de algumas características próprias. Um exemplo, os cavalos e as zebras são um pouco maiores, possuindo o corpo um pouco mais robusto, o que lhes confere mais fortaleza.

De acordo com seu tamanho, vários indivíduos imaginam que a mula está no alto das cadeias alimentares. Entretanto, não é bem assim. Existem alguns predadores da mula que podem ser bem perigosos.

Mais Características desse Animal

Como citado, esse animal é classificado como sendo um muar. Isso quer dizer que ele é o resultado do cruzamento dos equinos (égua) com os asininos (jumentos).

A família de equinos pode ser divida em 3 outros grupos:

  • Muares: Asno (burro), bardoto e mula;
  • Equinos: Cavalo e égua;
  • Asininos: Jumenta e Jumento.

Ou seja, eles possuem características bem semelhantes. Entretanto, alguns traços fazem a diferença dos exemplares de cada espécie.

A mula é um animal que se diferencia dos outros por conta do seu apego com os humanos, ou melhor, com o dono. Ela é um ser muito dócil e adora carinho. Diferentes do jumento e do cavalo, que, por vezes, pode ter atitudes um tanto agressivas, as mulas são dotadas de tranquilidade e calma.

Elas são animais conhecidos por serem ótimos animais de carga. Isso ocorre devido a sua força, resistência e obediência. Assim sendo, as mulas foram rapidamente domesticadas pelo homem. As suas habilidades para o transporte agradaram bastante os humanos antigos que passaram a levar mercadorias e fazer outros tipos de transporte.

As mulas podem ser consideradas pequenas, franzinas, classificadas como sendo animais que possuem o porte médio. No entanto, a sua força e a sua extrema capacidade de adaptação garantiram a sua sobrevivência e a evolução dessa espécie tão especial.

Tanto a mula, como o asno e o bardoto é o resultado do cruzamento de um exemplar de asinino e de um exemplar de equino. Eles são considerados estéreis, pois os números de cromossomos no jumento é menor que o número no equino. Um jumento tem 62 cromossomos, já um cavalo possui 64 cromossomos. O cruzamento dessas espécies resulta nos animais que têm 63 cromossomos.

Bardoto
Bardoto

Dentro da biologia e do desenvolvimento genético, as espécies dotadas de números ímpares de cromossomos não têm a capacidade de reprodução.

Quem são os Predadores da Mula

Tal como o equino, a mula costuma andar no meio de grupos. Na maior parte das vezes, está protegida por seus parceiros de manada. No entanto, quando a mula está sozinha, corre muitos riscos de vida.

Isso ocorre porque pode facilmente virar uma presa e sofrer sérias consequências. Mas, como geralmente é domesticada pelo homem, deixa de ser selvagem e, dessa forma, fica mais bem protegida.

Só que, quando está no meio da natureza, de maneira primitiva, os predadores da mula atacam. Eles são animais de porte maior e muito mais fortes que ela. Bons exemplos são os lobos, tigres, leões, pandas, etc.

Esses são tidos como os principais predadores da mula. São os animais capazes de capturar e morder sua carne.

Contudo, as mulas possuem táticas muito eficazes para escapar. Elas basicamente passam a correr de forma extraordinária. Elas correm muito rápido, dificultando a captura pelo predador. Além do mais, as mulas possuem excelentes sensores de perigo.

Sua percepção dos diferentes odores, bem como de barulhos as auxilia nas suas fugas e também na proteção. Óbvio que, quando se encontram em grupos não são capturadas facilmente. Uns ajudam os outros, emitindo sons e fazendo movimentos particulares que avisam dos perigos que estão por vir.

Quando domesticada, os predadores da mula passam a ser as raposas, os e alguns parasitas que invadem as fazendas e também as plantações. Esses animais podem atacar, matando o gado, juntamente com os bichos de carga e trabalho.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *