Home / Natureza / Desenvolvimento do Brócolis

Desenvolvimento do Brócolis

O brócolis é uma hortaliça da família Brassicaceae, conhecida e consumida por praticamente todas as famílias brasileiras, estando presente em várias refeições em todos os estados.

Porém, além de ser um alimento famoso ele é polêmico: ou as pessoas amam ou odeiam seu sabor; além disso, outras pessoas não querem saber sobre o seu sabor, mas sim sobre a sua história e o seu desenvolvimento na natureza.

Por esse motivo, nesse artigo falaremos um pouco mais sobre como o brócolis foi trazido para o Brasil, quais são suas propriedades naturais, e principalmente, como ele se desenvolve e cresce na natureza.

História do Brócolis

Como já dissemos anteriormente, o brócolis é uma hortaliça que tem sua origem reconhecida como a área do Mediterrâneo. É interessante notarmos, porém, que quando ele surgiu, outras hortaliças (ex: couve flor, repolho) também foram chamadas de “brócolis” por conta da palavra “broto”.

Com o tempo, ele foi perdendo essa denominação e acabou sendo domesticado e levado para a Itália (mais especificamente na região da Calábria), no século VIII. Por esse motivo, o brócolis estava muito presente nas refeições dos italianos do Império Romano

Por um sécolo o brócolis existiu na Europa mas não na América, já que ele chegou aqui apenas no século IX trazido por imigrantes italianos que queriam manter suas origens alimentares.

Atualmente, a hortaliça está presente abundantemente em estados das regiões Sudeste e Sul, isso porque elas tendem a ser mais frias e com menos chuvas, já que o brócolis não está acostumado com tempos quentes e chuvosos.

Como Plantar Brócolis

Antes de mais nada, é interessante que você saiba como plantar brócolis, para que entenda as condições ideais necessárias na hora do desenvolvimento da hortaliça de forma completa. Portanto, preste atenção nas dicas à seguir:

  1. Devem ser plantados em regiões onde a temperatura média é abaixo de 22°C;
  2. Devem estar diariamente em contato com a luz do sol por algumas horas do dia, isso porque eles amam a luminosidade;
  3. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e deve também possuir uma boa drenagem;
  4. O solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado;
  5. O brócolis pode ser plantado em qualquer lugar que tenha uma terra que atende as condições acima, porém, quando suas folhas começarem a nascer, será hora de passá-las para um local maior;
  6. Deve-se estar preparado para defender a plantação contra a traça-das-crucíferas (Plutella xylostella), principalmente em épocas de alta temperatura e clima muito seco.

Com todas essas dicas, você já estará preparado para desenvolver o brócolis, e esse desenvolvimento ocorre da forma como explicaremos no tópico a seguir.

Como o Brócolis se Desenvolve

As etapas de desenvolvimento do brócolis são parecidas com as etapas de desenvolvimento de outras hortaliças pertencentes à mesma família.

Primeiro, decida em qual local ele ficará: um vaso, um canteiro, na terra… O local é essencial, pois dependendo do tamanho ele deverá ser trocado de acordo com o desenvolvimento do brócolis com o tempo.

O brócolis pode ser plantado em qualquer época do ano, mas seu desenvolvimento é mais acelerado em climas amenos, logo, recomenda-se cultivá-lo na primavera ou outono, estações amenas de transição.

Essa hortaliça cresce primeiro suas folhas e apenas depois suas flores, por isso, se você for plantar o brócolis para consumir, irá acabar não vendo suas flores.

Podemos dizer que as etapas de desenvolvimento do brócolis são as seguintes:

  • Início/plantio

Pode ser plantado em forma de muda ou semente em qualquer tipo de terra rica em nutrientes e fértil, pois o brócolis é uma hortaliça que existe um elevado número de nutrientes para conseguir crescer.

Deve estar sempre exposto à luminosidade e pode ser regado diariamente para a terra se manter úmida, mas nunca encharcada.

  • 15 dias após o plantio

Já é possível ver ele “dando sinal de vida” e um pequeno broto se desenvolve, podendo ser visto fora da terra. Essa também a a época em que ele mais precisa de acompanhamento, já que a hortaliça ainda está frágil e acaba de nascer, logo, ela precisará de uma ajuda para conseguir absorver os nutrientes mais facilmente.

Brócolis Plantado
Brócolis Plantado
  • 30 dias após o plantio

Com 30 dias após o plantio, o broto já possui um caule mais grosso e está bem mais desenvolvido, podendo ser mudado para um vaso maior, um canteiro ou qualquer outra área maior e com terra.

Essa mudança é importante para que a hortaliça continue se desenvolvendo de forma livre e cresça cada vez mais rápido e facilmente, além de deixá-la mais forte; além disso, pode ser importante também para se livrar de algumas pragas que podem aparecer na plantação.

  • 60 dias após o plantio

Para algumas espécies, as folhas já acabaram seu processo de desenvolvimento e podem ser colhidas. Nesse caso, se as flores não forem colhidas, flores começarão a nascer e você verá um brócolis diferente do que está acostumado.

Para outras espécies, essa é apenas mais uma etapa do desenvolvimento; portanto, continue nutrindo e regando bem sua plantação, de forma que ela fique mais saudável e as folhas nasçam bem bonitas.

  • Até 110 dias após o plantio

Diferentemente do que as primeiras espécies que citamos anteriormente, algumas espécies de brócolis precisam de mais tempo para se desenvolver por completo (como citamos no segundo caso), e isso pode levar até mais de 100 dias no total.

Após o tempo das folhas, essas espécies também começarão a produzir flores, por isso, a colheita deve ser feita no máximo 100 dias depois do plantio.

O brócolis não é a hortaliça mais fácil de se desenvolver por conta da necessidade constante de nutrientes e requerimentos bem específicos de temperatura e umidade; porém, isso não significa que seja impossível de desenvolvê-lo.

Por isso, encontre o melhor modo de começar sua plantação e se empenhe nela, com certeza dará certo. Lembre-se também de tomar precauções para se defender das pragas, já que elas realmente aparecem com facilidade em alguns locais.

Se interessou por esse assunto? Caso você não tenha sementes de brócolis em casa, é possível fazer plantação utilizando talos. Aprenda mais em: Como Plantar Brócolis Com o Talo

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *