Home / Plantas / Flor de Gabiroba: Características, Nome Científico e Fotos

Flor de Gabiroba: Características, Nome Científico e Fotos

Nome científicoCampomanesia xanthocarpa
Família: Myrtaceae
Utilização: Ela é empregada para tabuado em geral, serve também para a confecção de instrumentos musical e usada em cabos de ferramentas. Seus frutos são altamente comestíveis, servindo de alimento para vários animais, principalmente aves.
Coleta de sementes: os frutos são colhidos diretamente da gabirobeira, sua árvore, quando começarem a queda espontânea, durante os meses de novembro a janeiro.
Fruto: varia m pouco dependendo da espécie, sendo que é amarelo, arredondado, de aproximadamente 2 cm, podendo ter até 4 sementes.
Flor: branca, raramente são encontradas em outras cores.
Crescimento da muda: médio.
Germinação: normal de 15 a 30 dias e geralmente a taxa de germinação é alta.
Plantio: Na mata ciliar, em áreas abertas e sub-bosques, nos pomares domésticos (a forma mais popular) e arborização urbana.

Essa flor possui diversos nomes: guariroba, guabirova, gabiroba, gavirova, guaira e por aí vai. Mas, sempre que estes nomes são ouvidos, estamos tratando de uma planta só: A gabiroba. Este é o fruto produzido pela árvore de gabirobeira. Um arbusto silvestre que possui o seu crescimento nos campos de praticamente todo o Brasil. Entretanto, ele possui uma predominância muito maior nos Estados de Goias, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul e no cerrado Brasileiro.

A fruta recebeu o nome do termo tupi “ara’sá”, que significa “o que mantém o ser”. Interessante, não é?

Agora, caso queira saber mais sobre esta flor e planta tão incrível, eu recomendo o seguinte: Prossiga com as próximas leituras. Tenho certeza de que você descobrirá muito mais informações atraentes a respeito dessa árvore incrível! Vamos lá?

Descrição e Ocorrência

O fruto da árvore de gabirobeira é arredondado. Sua coloração normalmente é verde amarelada. Além disso, sua polpa é bem suculenta, com coloração esverdeada. Diversas sementes estão no centro dessa fruta, sendo que, muitos a remetem como uma parente da goiaba. Muitos a chama de goiabinha!

Gabiroba Características

Este fruto do qual estamos falando pode ser consumido de forma natural. Seu consumo in natura não traz prejuízos para o organismo humano, muito pelo contrário.

Sucos, sorvetes, doces e licores são feitos dessa fruta. Mas, não estamos aqui para falar somente sobre a fruta, não é? Você veio aqui porque foi atraído pela beleza de sua flor e quer saber mais informações sobre ela, certo? Então vamos lá.

Flor de Gabiroba

Para que você tenha acesso à flor, você deve achar uma árvore. Como foi dito anteriormente, ela está disponível em diversos estados brasileiros. Os locais onde você mais pode localizá-las são nos cerrados brasileiros. Porém, caso não tenha nenhum perto de você, estados como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás podem auxiliá-lo.

Além do mais, diversos viajantes disseminaram a sua plantação. Tanto que já foram identificadas espécies de gabirobas em praticamente todo o país. Portanto, porque você não procura se informar dentro do seu estado, caso não seja nenhum desses que foram citados?

Países como a Argentina e o Uruguai também contam com uma quantia bem grande dessa planta.

A flor de gabiroba geralmente é branca. Existem algumas espécies que florescem e dão cores mais quentes, como o rosa. Porém, as flores não são completamente rosas, e sim uma mescla das duas tonalidades. Também existem as flores de gabiroba amarela, um pouco menos comum do que as que já citamos. Algumas mutações em seu gene permitem com que nasçam flores vermelhas, violetas e por aí vai. Mas, as que mais são comuns são as flores brancas.

Seu tamanho é pequeno, não alcança mais do que 5 centímetros. Sua germinação é bem rápida, quando se comparada a diversas outras flores. Se a muda ainda está crescendo, não dura mais do que 3 anos para o seu primeiro florescer.

A fruta dessa árvore é altamente comestível. Tanto que diversos pomares de gabirobas estão espalhados pelo país. Essa fruta não é tão bem quista no ramo comercial, mas, muitas pessoas adoram o seu sabor cítrico.

Um Pouco mais Sobre a Gabirobeira

Esta árvore é nativa, mas não é endêmica do Brasil. Seu tamanho é relativamente grande, podendo alcançar até 20 metros de altura. Seu comprimento normal é de 10 metros. Sua copa é densa e alongada. Seu tronco é ereto e suas caneluras variam entre 30 e 50 centímetros de diâmetro (Contando com a casca fissurada). Sua coloração é marrom e suas folhas são simples e opostas.

Geralmente, suas folhas são assimétricas, possuem um brilho natural tanto na parte superior quanto na parte inferior. Ela não exige muito cuidado. Por isso, não importa o solo na qual ela é plantada: Seja ele fértil ou deficiente de nutrientes.

Mas, não é porque ela não exige muitos cuidados que ela não precisará. Quanto melhor o tratamento que ela receber, melhores são os seus frutos, melhores são a sua vitalidade e maior será o seu tempo de vida. Portanto, não use essa informação para descuidar de suas plantas, certo?

Ela é resistente ao frio, uma característica muito importante para quem vai plantar, principalmente se você mora no Sul do país.

Ela gosta de umidade. Quando uma semente é extraída de sua fruta, rapidamente deve ser plantada. A capacidade de germinação dela é bem fácil de ser perdida. Suas sementes são leves. Para você ter uma ideia, se quiser um quilo das sementes de gabirobeira, levará para a casa, aproximadamente, 13.000 unidades.

Últimas Informações

Por mais que esta planta seja conhecida no país, por causa da quantidade de nomes que recebe, acaba que muitas informações vão se desencontrando. Por isso, é fundamental que você tenha as noções do que quer para a árvore que deseja plantar, para a flor que quer ter em seu jardim ou para a fruta que quer cultivar.

A gabirobeira pode levar diversos produtores à informações desencontradas e, no final, leva-los ao prejuízo. Tome cuidado com isso! Cheque cada dado que receber, ainda mais se você mora em um estado onde ela não é tão comum!

A flor que ela produz é linda. Realmente, é única. Bela, majestosa e encanta a árvore onde nasce!

O que achou deste artigo? Você já viu de perto uma flor de gabirobeira? Se sim, o que achou? Conte pra gente nos comentários logo abaixo!

Veja também

Chá de Barbatimão Para Corrimento Vaginal Funciona? Como Fazer?

Muito comum na região do Cerrado do Brasil, o barbatimão (nome científico Stryphnodendron adstringens Mart …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *