Home / Plantas / Como Plantar Ameixeira e Receitas com Ameixas

Como Plantar Ameixeira e Receitas com Ameixas

É possível que você já tenha ouvido falar ou ate a experimentou a fruta ameixa. São pequenas e tem um sabor peculiar. Vamos conhecer melhor.

Características Da Ameixa

Existem muitas variedades dessa mesma fruta, primeiramente, em suas cores. É possível encontrar diferentes qualidades. Preta, amarela ou vermelha.

A fruta é pequena, um pouco maior que uma jabuticaba, tem formato arredondado, mesmo que algumas variem em seus formatos.

A ameixa é doce, mas carrega um leve sabor azedo aproximando-se das sementes. Seu sabor característico serve para tortas, doces e geleias.

Ameixa Preta
Ameixa Preta

Como Plantar Ameixeira

O nome da árvore frutífera da ameixa chama-se ameixeira. É possível plantá-la facilmente. Para ter uma perto de você, veja:

Tenha as sementes: Você pode conseguir em ameixas ou compra-las. Para conseguir as sementes será necessário deixar o caroço secar e depois quebra-lo. Vai encontrar a semente dentro desse caroço.

Após conseguir as sementes, deixe-as de molho por um tempo, nessa etapa vai descobrir se as sementes irão germinar ou não.

Agora, pode plantar. Separe terra e caso tenha a oportunidade, misture com nutrientes e adubo. Plante as sementes e regue até que a terra esteja úmida.

É recomendável plantar em um vaso até conseguir um bom tamanho. Então deve transportar para um local fixo onde sua árvore deve receber luz direta do sol e deve ter uma boa drenagem.

Esteja sempre atento e observando sua planta. A checagem semanal dirá se a planta precisa de mais ou menos, sol e água.

Dois anos depois de plantada, já será possível colher sua primeira ameixa. E ao chegar aos seis ou oito anos, será a melhor época da colheita.

A poda é muito importante para o bom crescimento e desenvolvimento da ameixeira. É sempre recomendável retirar galhos ou ramos infrutíferos para concentrar a energia da árvore em ramos frutíferos.

A Árvore da Ameixa

Uma ameixeira pode passar dos 8 metros de altura. Seu tronco é grosso, os galhos são longos e bem abertos. Ocupa bastante espaço, então, na intenção de ter uma na sua casa, reserve um bom espaço.

Um detalhe que nem todas as arvores frutíferas tem. A ameixeira dá muitas flores. Na época certa, a ameixeira se enche de pétalas brancas.

Ameixeira Carregada de Frutos
Ameixeira Carregada de Frutos

Os locais com maiores cultivos de ameixa no país se concentram no sudeste e sul. A árvore gosta de sol e clima fresco, portanto são plantadas em locais mais altos.

Aqui no Brasil, as plantações ficam para o consumo dos brasileiros e também são importadas para a Europa.

Benefícios da Ameixa

  • Emagrecimento
    A ameixa ajuda na dieta pra quem quer perder peso pois a quantidade de fibras contidas na fruta aumenta a sensação de saciedade. Apesar disso, é preciso ser cauteloso, há fibras mas há muito açúcares.
  • Flora Intestinal
    Essa deve ser a utilidade mais famosa das ameixas. Ela regula a flora intestinal, resolvendo doenças como prisão de ventre. O efeito laxativo da fruta pode soltar o intestino. As mesmas fibras que causam o efeito de saciedade são responsáveis pela limpeza na flora intestinal.
  • Coração
    A ameixa pode controlar os níveis de colesterol. Além disso, é rico em ferro, o responsável pela produção de glóbulos vermelhos. Há também altos níveis de potássio, regulador da pressão arterial. Também muitas vitaminas que controlam gorduras do sangue.
  • Pele
    Essa fruta tão pequena também é fonte de vitamina C. Essa vitamina pode melhorar o aspecto, diminuir manchas e prevenir rugas.
  • Bronquite
    Uma junção de ameixa com mel e própolis e consumo periódico, pode aliviar sintomas da inflamação nos brônquios.

Receitas com Ameixa

Para uso medicinal (combate a problemas de saúde) vamos mostrar 3 receitas com ameixas. Chá de ameixa, suco de ameixa e água de ameixa. Lembrando que os diferentes tipos de ameixas podem ser diferenciais no resultado.

Chá de Ameixa

Chá de Ameixa
Chá de Ameixa

Ingredientes:

  • 6 Ameixas Secas
  • 2 Xícaras de Água

Ferva a água com as ameixas. É preciso deixar sob fervura de 6 a 8 minutos. O sabor já é adocicado, mas caso queira, pode adoçar com açúcar, mel ou adoçante de sua preferência.

Suco de Ameixa com Limão

Ingredientes:

  • 5 Ameixas maduras
  • 1 Limão

Bater as ameixas no liquidificador. Até a mistura homogênea e líquida. Adicione o limão assim que estiver no ponto desejado. E então pode adoçar a gosto.

Curiosidades Sobre a Ameixa

  • Ameixa foi uma das primeiras frutas juntamente com limão, figos ou uvas a serem plantadas e colhidas em casa. Ou seja, os criados dos grandes senhores as plantavam em quintais;
  • A ameixa é uma fruta muito antiga, sendo servida em antigos banquetes como iguaria especial;
  • Dependendo do clima, as safras das grandes plantações de ameixa vão de dezembro a fevereiro;
  • Apesar dos inúmeros benefícios da ameixa, o ditado popular e real diz que ‘tudo em excesso faz mal’ o alto consumo de ameixa, pode acarretar em contraindicações. Comer muitas ameixas pode atacar os rins. O recomendável é comer 3 ameixas ao dia, no máximo;
  • A ameixa é indicada em alguns casos de debilidade mental pela presença de fósforo;
  • No Japão há produção e consumo de ameixa salgada; São desidratadas e passa por vários processos industriais;
  • Por ser uma fruta delicada, é necessário que seja bem armazenada, sempre em temperaturas frias. Comer a ameixa sem a conserva ideal pode causar problemas à saúde.
  • A ameixa pode ser congelada, para isso, deve-se cortar em metades, retirar o caroço e colocar em freezers dentro de sacos plásticos;
  • Para escolher bem as ameixas escolha frutos cheios, com a pele que ceda um pouco. Escolha por produtos firmes, de única cor e sem rachaduras;
  • Depois de maduras, ameixas devem ‘estourar` e vazar um pouco de seu suco, não é recomendável consumir nesse estado.
  • Por ser um alimento rico em fibras, pode auxiliar com regularização de processos intestinais;
    Ameixa Preta Cortada
    Ameixa Preta Cortada

Conclusão

É necessário lembrar que os diferentes tipos de ameixa têm diferentes propriedades, portanto é preciso entender suas necessidades e saber qual ameixa pode te ajudar.

Mas fica para nossa ciência que a ameixa é uma pequena fruta com funções maravilhosas para nosso uso cotidiano. Além do sabor único, tem funções e propriedades singulares que podem contribuir muito para nossa saúde.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *