Home / Plantas / Ficha Técnica Da Lanterna Chinesa: Raiz, Folhas E Caule

Ficha Técnica Da Lanterna Chinesa: Raiz, Folhas E Caule

A lanterna chinesa é um tipo de planta ornamental que tem origem nacional, sendo também conhecida pelo nome de Sininho ou de Chapéu de Cardeal. Este último nome se dá por conta do formato das suas flores.

Entretanto, a nomenclatura principal provavelmente é por causa do quanto combina com seu formato. As flores realmente se parecem com as lanternas de papel muito peculiares na Ásia.

A planta tem fácil cultivo, sendo muito utilizada na ornamentação dos vasos ou jardins. Ela também pode ser encontrada em variedades verdes de manchas amarelas.

Esse arbusto pode alcançar a altura de 2 até 3 metros, sendo utilizado com um adequado suporte. Ele dá flores durante todo o ano, especialmente no verão e na primavera, quando elas se tornam muito mais bonitas. A flor é diferenciada, possuindo um tipo de cálice que a envolve, proporcionando a aparência de sino ou de lanterna, explicando a origem do seu nome.

Quer saber mais sobre a planta e sua ficha técnica? Pois, no artigo abaixo, tem todas as informações de que você precisa.

Cultivando a Lanterna Chinesa Seu Jardim

Para ter o cultivo do arbusto com sucesso é preciso ter o clima úmido e quente, bem como um lugar com sol em abundância. É um tipo de planta totalmente adaptável a todos os tipos de solo, precisando ser regada com determinada frequência.

Para fazer o plantio, adube o solo com matéria orgânica, efetuando as podas anuais sem falta. Em se tratando de uma espécie com ramos alongados, a lanterna chinesa pode ser utilizada em ornamentações.

Ela pode também ser pendurada nos vasos suspensos, bem como amarradas nas treliças, nos muros ou em outros tipos de superfícies verticais, tal como uma trepadeira. Sem contar que seu uso em ornamentações de um jardim de inverno é incrível, uma vez que a planta suporta temperaturas frias.

Cultivar essas flores no jardim ajudará com a atração de beija-flores, permitindo que o espaço fique bem mais bonito e florido. Não é lindo os pássaros beijando as suas flores?

Dicas de Ornamentação Para a Planta

A lanterna chinesa é ideal em termos de ornamentação nos jardins verticais, bem como nas sacadas dos apartamentos, nas jardineiras, etc. Ela fica perfeita pendurada, pois sua haste comprida causa efeitos lindos.

Ao ser plantada na jardineira em beiradas de janelas, essa planta dá um visual muito bonito. Isso forma uma cascata florida. Assim como nos suportes, pode ser colocada nos jardins e qualquer área de casa que se desejar.

É possível que se encontre uma lanterninha chinesa nas floriculturas e lojas físicas ou online. Ela é vendida já plantada nos vasos ou nos sacos para ser plantada em diversos outros locais.

Presentear uma pessoa com a planta é algo muito bom, pois além da beleza, ela ainda fará com que o presenteado se lembre sempre de você. As floriculturas geralmente costumam montar algumas lindas cestas variando com:

Lanterna Chinesa no Vaso
Lanterna Chinesa no Vaso
  • Plantas;
  • Café da manhã;
  • Ursinhos;
  • Vinhos;
  • Guloseimas;
  • Entre outros.

A lanterna chinesa é uma ótima opção para tal fim.

Um Pouco Mais À Respeito Da Lanterna Chinesa

Ela é uma excelente espécie vegetal de nome científico Abutilon Striatum. O nome principal é uma das denominações da planta em que ela é mais comumente conhecida. Contudo, ela é conhecida também pelos nomes:

  • Lanterna japonesa;
  • Campainha;
  • Lanterninha Chinesa;
  • Sininho.

Como uso, esse arbusto mais do que florido é perfeito para a decoração de interiores, de estufas ou de solários. Sem contar com o uso em floração de jardins. Apesar do nome, sua origem é totalmente brasileira.

Características Da Planta

Arbusto de flor que apresenta folhas grandes, no formato de coração, em tom verde-grama, apresentando manchas brancas e amarelas. A decoração em forma de pingente tem flores parecidas com pequenos sininhos nas cores:

  • Brancas;
  • Amarelas;
  • Laranjas;
  • Roxas;
  • Rosas;
  • Salmão;
  • Vermelhas-escuras.

Essa planta produz néctar. Entre outras coisas, entre posição da luz, ela precisa de luz filtrada solar. Coloque a planta por pouco tempo em exposição, de preferência, quando for possível no inverno.

Ela suporta baixas temperaturas de mais ou menos 5º C. Entretanto, tome cuidado com o inverno para que as folhas não se queimem. Quanto à rega, regue com abundância durante a primavera e verão, bem como moderadamente no inverno e no outono.

Lanterna Chinesa no Jardim
Lanterna Chinesa no Jardim

É importante não deixar a lanterna chinesa secar quando estiver florescendo ou quando os botões das flores forem cair.

Em se tratando de adubação, alimente sua planta com fertilizante com baixo teor de nitrogênio. A frequência é de 1 vez a cada semana, de preferência na primavera. Não faça isso durante o ano todo.

Alguns Cuidados Básicos

Replante anualmente durante a primavera. Nesse mesmo período, corte os brotos que são mais longos, promovendo um crescimento novo mais espesso. Geralmente, plantas pertencentes à família Malvaceae (onde estão incluídos os hibiscos, o qual você deve conhecer melhor) são algumas das plantas com trato mais simples.

Elas são plantas tropicais, que se mostram bastante aclimatadas no nosso país. Em se tratando da lanterna chinesa, nativa de um país da América do Sul, exige-se menos ainda. Mesmo assim, ainda cabem determinadas ressalvas:

  • É um arbusto com habitat natural subtropical ou tropical;
  • A rega periódica é necessária. De início, todos os dias ou de dois em dois dias, de acordo com o clima do local. Em seguida, somente duas vezes na semana são suficientes;
  • A periodicidade das regas não importa. O importante é não esquecer de molhar as plantinhas;
  • O solo tem que ser bem drenável;
  • Além de substrato orgânico usado no plantio, fertilize, anualmente, o solo com um composto. Isso dá a garantia, primeiramente, de uma estrutura mais adequada para a terra. Por conseguinte, proporciona mais resistência aos nutrientes. É o que permite a planta a ter um desenvolvimento de suas defesas próprias contra doenças e pragas.

Propagação

Quanto à propagação, precisa ser feita no fim de inverno, tendo estacas semi-lenhosas para aproveitamento. Selecione a que esteja mais saudável e faça um corte de 45º, bem próximo da gema.

Retire as folhas, colocando os galhos para descansar na garrafa pet ou vidro com água. Caso necessário, faça uso de um tipo de hormônio enraizador para auxiliar no crescimento da muda da lanterna chinesa.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Um comentário

  1. Dicelma Souza Araújo Carneiro

    Boa noite. Vcs tem dessa planta lanterninha chinesa disponível nas cores citadas, tenho interesse em comprar.
    Meu zap 075-98221-9513

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *