Home / Plantas / Carambola Faz Mal para Gastrite? Diabetes? Hipertensão?

Carambola Faz Mal para Gastrite? Diabetes? Hipertensão?

A carambola (nome científico Averhoa carambola) é uma fruta em formato de estrela e de sabor cítrico. Originária da Índia, ela foi introduzida no Brasil no ano de 1817, sendo bastante popular na Região Nordeste. Possui vitamina C, vitamina A e algumas vitaminas do Complexo B. Entre os minerais considerados essenciais estão o Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro, Zinco, Fósforo e Cobre. A fruta é muito eficaz na prevenção de gripes e resfriados, em razão de sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. Outro importante benefício é a ação antioxidante.

Apesar das vantagens relacionadas ao seu consumo, alguns quadros clínicos exigem moderação ou até mesmo suspensão de ingestão da fruta.

Caso você já tenha se perguntado se a carambola faz mal para gastrite? Diabetes? Hipertensão? Continue conosco, pois a sua dúvida será respondida.

Boa leitura.

Carambola Classificação Taxonômica

A classificação científica para a carambola obedece à seguinte ordem:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Oxalidales

Família: Oxalidaceae

Gênero: Averrhoa

Espécie: Averrhoa carambola

Carambola Características

A planta, de modo geral, é considerada uma árvore arbustiva e perene de pequeno a médio porte. Pode alcançar a altura de até 15 metros ao atingir 25 anos de idade, porém seu crescimento geralmente é lento.

Quando o vegetal é mais jovem possui formato piramidal, com copa densa e arredondada, a qual pode ser simétrica ou irregular, com diâmetro compreendido entre 6 e 7,5 metros. Os ramos da copa costumam ser bem abertos, podendo ser ajustados por meio da realização de podas regulares.

O tronco ou caule é áspero, curto, retorcido e tende a apresentar uma coloração em tom marrom-café. Os ramos mais jovens que derivam do tronco apresentam pêlos curtos e finos de cor amarela. Nestes ramos também há disposição de folhas em pares (em média de 2 a 5 pares), as quais possuem formato ovalado ou oval-lanceloado.

As flores se dispõem na forma de panículas (ou seja, inflorescências ramificadas e ligeiramente indefinidas, formadas por um conjunto de racemos), cujo comprimento varia entre 1 a 8 centímetros. A coloração é branco-púrpurea. Estas flores se dispõem na região axilar das folhas, assim como em ramos velhos sem presença de folhas e nas porções terminais.

Em relação aos frutos, estes se desenvolvem em localizações estratégicas geralmente nas partes expostas à insolação indireta. O fruto é carnoso do tipo baga (ou seja, com toda a parede do ovário amadurecendo dentre de um pericarpo comestível). O formato é ovóide e elipsoidal, lembrando um pouco a idéia de uma estrela (principalmente quando o fruto é cortado no sentido transversal), por essa razão, a carambola também é chamada de star fruit nos Estados Unidos. Possui, em média, 5 gomos longitudinais e sua consistência é, na maioria das vezes, rígida. Em relação ao comprimento, este pode variar entre 50 a 250 milímetros. O diâmetro varia entre 30 a 100 milímetros, e o peso entre 100 a 250 gramas.

O sabor do fruto pode ser adocicado ao amadurecer, e ligeiramente ácido ou adstringente quando está verde. No entanto, é possível que o sabor varie de uma árvore a outra, razão pela qual as variedades cultivas podem ser classificadas em doces e ácidas. As árvores já começam a dar os seus primeiros frutos em torno de 4 anos de idade e, incrivelmente, cada pé de carambola pode dar até 200 frutos.

Em relação às sementes, estas são brilhantes e delgadas, com peso. A cor é semelhante à tonalidade marrom-café presente no caule, porém um pouco mais clara. O formato é ovóide e aplainado, ou seja, ligeiramente achatado, com comprimento compreendido entre 6 a 13 milímetros. Essas sementes estão envoltas em uma cobertura carnuda de caráter gelatinoso chamada arilo.

Carambola Considerações Sobre o Plantio

O pé de carambola é frequentemente utilizada para a arborização de jardins e quintais. É uma planta adepta de condições climáticas tropicais, ou seja, ambientes quente e úmidos.

É recomendável que o solo seja bem drenado, arenoso-argiloso, com pH levemente ácido (compreendido entre 6 a 6,5).

O plantio pode ser realizado através da introdução de sementes ou através do enraizamento de galhos, processo conhecido como alporquia.

Antes do plantio, as sementes devem ser lavadas e secadas. O espaçamento entre cada semente deve ser de 10 centímetros.

Carambola Conhecendo um Pouco Mais Sobre os Benefícios da Fruta

Além dos benefícios citados no escopo deste artigo, a carambola também:

  • Possui ação antimicrobiana;
  • Auxilia no alívio de quadros de anemia ferropiva, uma vez que a vitamina C auxilia na absorção do Ferro dos alimentos;
  • Possui fibras que auxiliam no peristaltismo intestinal, associado com a capacidade de estimular o crescimento de bactérias benéficas;
  • Auxilia na produção do leite para mamães e futuras mamães;
  • Protege o couro cabeludo contra a ação dos radicais livres, aliviando quadros de perda de cabelo;
  • Melhora o aspecto da pele, controlando inclusive a acne e os sinais de envelhecimento.

Carambola Faz Mal para Gastrite? Diabetes? Hipertensão?

A carambola é uma fruta que mesmo saborosa e nutritiva também possui certas contra-indicações. Pessoas com problemas renais, quadros de artrite, gota, osteoporose e reumatismo não devem consumir a fruta, visto que a concentração de ácido oxálico pode ser altamente prejudicial.

Os prováveis efeitos colaterais são convulsão, agitação, confusão mental, vômitos, dormência e fraqueza.

E nos casos de indivíduos com gastrite? Diabetes ou hipertensão? Há alguma contraindicação?

Neste caso, vamos parte por parte.

Para indivíduos com gastrite, o consumo de carambola, assim como de frutas cítricas de modo geral deve ser moderado ou inexistente. A acidez dessas frutas pode potencializar a acidez do suco gástrico. Para quem tem quadro de gastrite controlado, não há tanto risco, no entanto, é importante observar se não há aumento da azia após o consumo.

No caso da diabetes, o consumo de carambola é extremamente favorável, uma vez que a fruta não contém grande concentração de carboidratos, possui propriedades hipoglicemiantes e fibras.

E para quem tem hipertensão?

Neste caso, a carambola também é benéfica, pois possui o mineral Potássio, grande ajudante na regulação da pressão arterial. Outros minerais como o Magnésio, por exemplo, auxiliam na saúde cardiovascular como um todo, uma vez que atua nos movimentos de contração e expansão dos músculos cardíacos, regulando o ritmo e facilitando o fluxo.

As fibras presentes na carambola, além de contribuírem para a redução das taxas de açúcar, são igualmente favoráveis na redução do colesterol ruim (LDL), fator que previne contra a formação de placas nas artérias.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre a carambola, incluindo os seus benefícios e malefícios, continue conosco e visite também outros artigos o site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Green Me. Carambola-como cultivar no jardim ou em vaso. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/como-plantar/4255-carambola-como-cultivar-jardim-vaso>;

Mundo Boa Forma. 13 Benefícios da Carambola- Para Que Serve e Propriedades. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/13-beneficios-da-carambola-para-que-serve-e-propriedades/>;

Portal São Francisco. Carambola. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/carambola>;

Tudo Ela. Malefícios da carambola: descubra os perigos de consumir a fruta. Disponível em: < https://tudoela.com/maleficios-da-carambola/>.

Veja também

Qual é a Função dos Microtúbulos e dos Microfilamentos?

A célula é o alicerce básico de todos os seres vivos da Terra. Esses nutrientes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *