Home / Natureza / Pé de Carambola: Árvore, Caracteristicas, Raiz e Altura

Pé de Carambola: Árvore, Caracteristicas, Raiz e Altura

A carambola é uma fruta amplamente conhecida em nosso território nacional, do sul ao norte do Brasil, assim como também é amplamente consumida, apesar do fato de ser uma fruta de estações chuvosas, ou seja, não é um tipo de fruta que consegue dar frutos o ano inteiro.

A carambola provém da caramboleira (Averrhoa carambola), que é uma planta originária da Indonésia e Filipinas, sendo extremamente cultiva na China também, um dos maiores exportadores de carambolas do mundo.

A carambola é usada para consumo como fruta, doces, compotas e sucos, principalmente.

Os países que mais cultivam ou comercializam a carambola são: Sri Lanka, Indonésia, Filipinas, Austrália, Polinésia, Papua Nova Guiné, Havaí, Brasil, México, Flórida e algumas partes da África. As árvores de carambola, muitas vezes, são usadas para ornamentação, ao invés de consumo.

As carambolas possuem tamanhos que variam de 5 cm até a 15 cm, e fora do Brasil, a carambola é chamada de starfruit, pelo fato de quando cortada em fatias, a mesma tem um formato de estrela.

A carambola apresenta a coloração amarela, estando apta para consumo, e a coloração verde quando ainda não está madura; ao apresentar colorações laranjas ou amarelo-escuras, as carambolas já passaram do ponto e não é aconselhável comê-las.

A Árvore Da Carambola

A árvore da carambola, chamada de caramboleira (nome científico: averrhoa carambola), faz parte da família Oxaladiceae, e pode chegar até a 9m de altura, no máximo.

A árvore da carambola é um tipo de planta utilizada, também, para ornamentação de jardins, mas ao mesmo tempo é bastante frutífera, crescendo de forma perene, e sua floração é atrativa, promovendo grandes índices de polinização.

A árvore da carambola é mais comuns em locais de cultivo próprios, e não em larga escala, como acontece com outras frutas, já que as carambolas só se desenvolvem plenamente nas estações chuvosas do verão e do inverno, e nas outras estações elas não dão frutos.

A árvore da carambola só se desenvolve em solos ricos, com concentração média de argila, e necessita de irrigação constante, e não resiste a climas fritos e nem a climas insípidos; necessita de luz solar, e ao mesmo tempo exige sombreamento constante, isto é, não é indicado que seja plantada em uma região de luz incidente constante.

A árvore de carambola pode ser plantada a partir das sementes presente nas frutas, e levam cerca de 4-5 anos para estarem plenamente desenvolvidas, dando frutos ricos e com bastante propriedade nutritiva.

Características da Carambola

A carambola é uma fruta com alto índice de líquido, sendo bastante utilizada na fabricação de sucos, principalmente, promovendo altos índices de fibra dietética, vitamina C, cobre e ácido pantotênico. Possui níveis irrelevantes de gordura, colesterol e sódio.

Confira os valores nutricionais presente em uma carambola crua:

Valor energético45.7kcal=1922%
Carboidratos11,5g4%
Proteínas0,9g1%
Fibra alimentar2,0g8%
Cálcio4,8mg0%
Vitamina C60,9mg135%
Fósforo10,8mg2%
Manganês0,1mg4%
Magnésio7,4mg3%
Lipídios0,2g
Ferro0,2mg1%
Potássio132,6mg
Cobre0,1ug0%
Zinco0,2mg3%
Tiamina B1 0,1mg7%
Sódio4,1mg0%

A carambola é uma fruta que ajuda na queda de problemas cardiovasculares, devido ao fato de conter um alto nível de antioxidantes polifenólicos, que atuam contra a presença de células cancerígenas, assim como ajudam a baixar o nível de colesterol do corpo.

É possível utilizar, além da carambola, suas folhas, na produção de chás que ajudam contra dores de cabeça, enjoos, estresse, manchas no corpo e cólicas.

O suco de carambola é indicado para desconfortos abdominais, assim como para ressacas provocadas pelo consumo de álcool, já que suas propriedades ajudam a recuperar as enzimas eliminadas pelo álcool, tanto que em produtos farmacêuticos para este efeito, possuem nutrientes extraídos da carambola.

Raiz da Carambola

A raiz da carambola se adapta melhor em solos arenosos e planos, com baixa ondulação e com escoamento muito bem distribuído, não suportando solos alagados por muito tempo.

O pH ideal para a raiz da carambola varia entre 6 e 6,5, e as raízes devem ter uma distância de, no mínimo, 2 metros uma das outras, ou uma pode absorver mais componentes do que outra.

A raiz da carambola exige um solo muito rico, com adubamento de propriedades variadas, por isso há a indicação de que o solo seja bastante adubado com produtos orgânicos, ou o uso de superfosfato e cloreto, principalmente se o solo apresentar umidade excessiva.

O mais indicado, para plantações grandes, é uma análise do solo feito por engenheiros agrônomos, para verificar a carência e presença de elementos químicos.

Mudas de Carambola
Mudas de Carambola

A semente de carambola, quando plantada no solo, deve ser recente e ficar numa profundidade de 5 cm, e cuidados externos serão necessários, como por exemplo, em falta de chuva, regar duas vezes por dia com 500ml de água diários, além de haver a necessidade de remover possíveis ervas daninhas que podem atrapalhar no desenvolvimento da árvore, assim como uma poda regular de galhos, folhas ou apêndices desnecessários presente na árvore.

A Altura da Árvore da Carambola

A árvore da carambola pode variar entre 2 a 9 metros de altura, e tudo isso vai depender do tipo de carambola, afinal, existe apenas um tipo de carambola, divido em dois gêneros: a carambola doce e a carambola ácida.

A árvore de carambola é parecida com a da goiaba, por exemplo, que pode crescer em tamanhos variados.

Algumas caramboleiras podem atingir uma altura de 2 a 3 metros de altura, sendo possível plantá-las até mesmo em vasos.

Para adquirir uma árvore de carambola na altura ideal, basta conversar com o profissional que realiza vendas e o mesmo saberá qual árvore atingirá determinado tamanho em estatura.

Uma árvore de carambola, possui uma vida útil de mais ou menos 25 anos, e a partir do momento em que não produzir mais carambolas, levará cerca de 10 anos para começar a definhar e secar.

Independentemente do tamanho da árvore de carambola, todas elas darão frutas consumíveis, algumas com valores mais doces e outras com valores mais ácidos.

 

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *