Home / Plantas / Ameixa Fortune: Benefícios, Calorias, Árvore, Características e Fotos

Ameixa Fortune: Benefícios, Calorias, Árvore, Características e Fotos

A ameixa da variedade “Fortune” é uma fruta repleta de benefícios, que não possui mais do que 32 Kcal, pende de uma árvore discreta, possui características de uma espécie ornamental, entre outras singularidades como essas presentes nessas fotos e imagens.

Ela possui excelentes qualidades, além do fato de ser bastante resistente, não apresentar dificuldades para adaptar-se a diversas condições climáticas, suportar bem as agressões durante as viagens de exportação e importação, é fácil de conservar, porém mais sensível a algumas doenças que degradam as folhas.

Todo o final de ano os seus deliciosos frutos surgem, entre os meses de dezembro e janeiro, com um exterior vermelho-escuro e uma polpa com um vermelho menos intenso, além de uma textura macia, suculenta e um dulçor bastante destacado.

Mas para que ela possa desenvolver essas características, é necessário oferecer-lhe frio, bastante frio, além de uma polinização cruzada que poderá ser feita por meio de outras variedades da mesma forma resistentes a condições adversas.

A Ameixa-fortune também exige atenção com relação ao plantio. O que ela mais aprecia são os solos profundos, com boa umidade, bem drenados, ricos em matéria orgânica, sem torrões e que lhe facilitem o desenvolvimento das suas belas inflorescências e folhagem exuberante.

Benefícios, Calorias, Árvore, Fotos E Características Da Ameixa-Fortune

A Ameixa-fortune é uma variedade da Prunus doméstica, uma espécie típica dos climas subtropicais e temperados, com as características de uma árvores arbustiva, de pequeno porte, de onde pendem os seus frutos, com tamanhos entre 3 e 5 cm, como esses das fotos e imagens abaixo.

Dentre os principais benefícios ou características da Ameixa-fortune, está o fato de ser ela uma fonte abundante de antioxidantes, sendo capaz de atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, da formação de células defeituosas, do diabetes, combater a constipação, além de impedir a degradação dos minerais envolvidos na construção óssea.

Essa variedade pode ser consumida fresca ou desidratada; e seja como for, as suas quantidades de antioxidantes (cerca de 184 mg por 100 g) saltam aos olhos; em especial os compostos fenólicos, a antocianidina, o ácido clorogênico, o betacaroteno; isso sem falar nas suas quantidades exorbitantes de fibras, uma das suas principais características.

Mas essas não são, de maneira alguma, as principais particularidades (ou benefícios) da Ameixa-fortune. Apesar de ser uma árvore facilmente atacada por pragas, em especial a famigerada “Escaldadura foliar”, ela apresenta-se altamente produtiva.

Todo o final de ano, entre dezembro e janeiro, surgem os seus frutos, em um vermelho-escuro na casca e mais claro na polpa, com 30 a 32 Kcal por fruto, 11% das necessidades diárias de vitamina C, além de magnésio, vitamina A, potássio, cerca de 3 a 4 g de fibras por unidade, cálcio, vitaminas do complexo B, cromo, boro, entre outros inúmeros nutrientes.

Além De Fotos, Características, Calorias, Tipo De Árvore, Os Principais Benefícios Da Ameixa-Fortune

Pé de Ameixa-Fortune
Pé de Ameixa-Fortune

1.Protege as Células

Os antioxidantes formam uma classe de substâncias envolta em mistério, cercada por lendas, repleta de controvérsias, mas que, no entanto, representam a garantia da manutenção de células saudáveis, da correta execução dos seus processos metabólicos, e ainda com o não menos importante papel de evitar (dentro do possível) a formação de células defeituosas – e como consequência o desenvolvimento de tumores malignos.

Logo, um dos principais benefícios ou características de variedades como a Ameixa-fortune, além das peculiaridades dessa árvore, o seu baixo índice de calorias e demais singularidades que podemos ver nessas fotos, é justamente oferecer doses abundantes dessas substâncias.

Células
Células

Os polifenóis, por exemplo, oferecem uma oportuna ação protetora das membranas das células, e com isso impedem a sua oxidação, o que previne distúrbios de má-formação dos exemplares.

Antocianinas, vitamina C, antocianidinas, entre outros compostos específicos, facilitam o trabalho de respiração celular, garantem que elas produzam a energia necessária para os processos metabólicos do organismo, facilitam a eliminação de toxinas, além de várias outras ações da mesma forma ligadas à manutenção das células em perfeito estado.

2.Previne a Osteoporose

O consumo diário, e desde as fases iniciais da vida de um indivíduo, de frutas como a ameixa, promove uma importante ação preventiva de distúrbios da estrutura óssea, é o que concluiu um trabalho publicado na revista Aging Research Review em 2009.

Osteoporose
Osteoporose

Os pesquisadores descobriram, após testes em um grupo de mulheres, que aquelas que haviam consumido uma dieta com 100g de ameixas desidratadas por dia, em não mais do que 90 dias apresentaram uma sensível recuperação dos minerais responsáveis pela formação da estrutura óssea, entre eles, o cálcio, cobre, zinco, magnésio e manganês.

3.Contribui Para a Rotina Dos Diabéticos

Ameixas-fortune secas ou desidratadas possuem doses magníficas de fibras solúveis, que ajudam a diminuir a absorção do açúcar pelo organismo, estimulam a ação do pâncreas, reduzem a fome durante o dia, entre outras providências que dão um descanso aos órgãos responsáveis por produzirem determinados hormônios reguladores do metabolismo.

Elas também contribuem para a perda de peso, que é um dos principais desafios de um diabético que deseje manter a sua saúde em dia.

Diabético
Diabético

Isso sem esquecer que a Ameixa-fortune (mesmo desidratada) possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a não alterar a taxa de açúcar no sangue.

E quando todos esses benefícios da fruta são incrementados por bons hábitos diários, como o de praticar exercícios físicos, consumir água em abundância, preparar infusões recomendadas para diabéticos, entre outros; aí é que poderemos observar uma mudança de padrão de vida inquestionável!

4.Regula O Funcionamento Do Intestino

Um intestino que funciona de forma adequada, nos horários certos e sem distúrbios, é capaz de contribuir até mesmo para o bom humor de um indivíduo.

Isso sem dúvida coopera para o seu bem estar geral, o que por tabela acaba tornando um indivíduo mais produtivo, positivo e satisfeito.

E esse é também outro dos benefícios (ou características) da Ameixa-fortune que, se não bastassem os aspectos ornamentais da sua árvore, poucas quantidades de calorias e outras extravagâncias (como essas das fotos exibidas nesse a artigo), ainda possui substâncias como o sorbitol (excelente laxante natural)

E mais: fibras solúveis (que aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito no intestino), fibras insolúveis (que fortalecem as bactérias úteis da flora intestinal), além de vários outros nutrientes da sua composição.

2 ou 3 ameixas frescas por dia (ou de 6 a 8 no caso das desidratadas) podem oferecer todos esses benefícios, que ainda são incrementados pelo prazer de consumir a fruta; sem dúvida uma explosão de dulçor e suculência, textura e consistência inconfundíveis; e por isso mesmo grande parceira de uma dieta verdadeiramente saudável.

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo. E aguarde as nossas próximas publicações.

Veja também

Flor da Barba-de-Serpente

Tudo Sobre a Barba-de-Serpente: Características e Fotos

A barba-de-serpente é uma planta ornamental originária da parte oriental do continente asiático, de países …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *