Home / Plantas / Pitanga Feijoa: Características, Benefícios e Fotos

Pitanga Feijoa: Características, Benefícios e Fotos

Você pode estar familiarizado com goiabas e outras frutas tropicais nativas da América do Sul e da América Latina. Considerada a rainha dos frutos, a goiaba não só sabe bem, mas também contém vitaminas, minerais e nutrientes importantes.

Há outra fruta parecida com a goiaba, que tem o mesmo sabor e também oferece benefícios para a saúde. É a feijoa, apropriadamente apelidado de “goiaba de abacaxi”. Continue lendo esta página para saber mais sobre a feijoa: de onde vem, seus efeitos positivos em seu corpo e como você pode preparar esta fruta de várias maneiras para seus amigos e familiares desfrutarem.

O que é Feijoa?

A feijoa (Acca sellowiana) é uma pequena árvore ou arbusto que é um membro da família Myrtaceae, e é popular em países como o Brasil, Argentina, Bolívia e Nova Zelândia. As árvores de feijoa normalmente atingem 8 a 15 metros de altura, espalha-se em um grande arbusto e tem folhas ovais, grossas, carnudas e verde-escuro com uma superfície cinza por baixo.

Você também pode encontrar flores amarelo-douradas com pétalas brancas sobre estames longos e marrons de vez em quando. Normalmente, após cinco a seis meses de floração, as frutas prontas para o consumo começam a cobrir a planta.

Os frutos de Feijoa são ovais e se assemelham a goiabas verdes, médias e profundas. Eles geralmente têm até 5 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura, além de pesarem cerca de 50 gramas.

Frutos maduros normalmente caem da árvore ou arbusto, e devem ser colhidos e comidos imediatamente, porque eles podem perecer se não forem consumidos. Feijoas maduras têm um aroma frutado doce que lembra banana e abacaxi.

Quais são os Benefícios para a Saúde de Feijoas?

Feijoa pode trazer benefícios para a sua saúde e bem-estar devido à sua grande variedade de nutrientes, que incluem:

Vitamina C

Este antioxidante solúvel em água pode combater doenças virais, impulsionando o sistema imunológico, promovendo a produção de glóbulos brancos, ajudando o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e auxiliando na eliminação de radicais livres.

Vitaminas B B3, B5 e B6

Estas são vitais para o funcionamento geral do corpo, especialmente em atividades metabólicas, como síntese de proteínas e produção de glóbulos vermelhos.

Eles também podem facilitar a produção de hormônios, estimular a função do sistema nervoso e produzir energia dentro das células

Ferro

Este mineral pode ajudar na produção e circulação de glóbulos vermelhos e, juntamente com a vitamina B, estimula o fluxo sanguíneo que ajuda a aumentar a oxigenação em áreas críticas do corpo e aumenta os níveis de energia.

Minerais como Manganês, Cobre, Cálcio e Potássio

Juntos, estes podem ser eficazes para melhorar a densidade mineral óssea e auxiliar na prevenção do aparecimento da osteoporose.

Eles também ajudam a aumentar os níveis de energia e permitem que você seja mais ativo em seus últimos anos.

Fibra Dietética

Atua como um laxante natural que pode ajudar a proteger a membrana mucosa do cólon ao reduzir o tempo de exposição a toxinas e a ligar-se a substâncias químicas causadoras de câncer no referido órgão.

A fibra dietética também pode ajudar a otimizar a digestão, estimulando o movimento peristáltico e aumentando a absorção de nutrientes, além de ajudar a aliviar os sintomas de indigestão, constipação, inchaço das cãibras e dores de estômago.

Também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, particularmente o colesterol LDL “ruim”, que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

As fibras dietéticas ajudam a “extrair” o colesterol ruim das artérias e dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir o risco de coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames.

Antioxidantes como Flavonoides e Glicosídeos

Ambos têm sido associados ao aumento da retenção de memória, foco aprimorado e redução do risco de doenças neurodegenerativas, como demência e doença de Alzheimer.

Esses antioxidantes procuram e neutralizam os radicais livres nas vias neurais antes que possam ativar o acúmulo de placa.

Como Você Pode Comer Feijoas?

Quando você dá uma espiada dentro do feijoa, você percebe que ele tem uma polpa central e gelatinosa que é cercada por carne macia e cinza-branca. A polpa tem um sabor doce e é um pouco azeda, é fortemente aromática e tem uma textura arenosa. Enquanto a pele é comestível, geralmente é descartada. Siga estes passos simples ao preparar feijoas:

  • Verifique se a fruta está madura. Para fazer isso, tente espremer o feijoa suavemente. Frutos maduros devem se sentir como bananas maduras, e irão ceder à pressão. Você pode notar um dente na área onde você aplicou pressão;
  • Usando uma faca, corte o feijoa ao meio, no sentido do comprimento. A polpa dentro da fruta deve ficar clara e gelatinosa;
  • Use uma colher de chá para retirar a carne. Você pode comê-lo usando uma colher.

Depois de preparar a feijoa, você está pronto para comer ou combinar com frutas e legumes frescos para criar pratos. Veja como você pode comer feijoas:

  1. Coma feijoas por si só para apreciar seu sabor natural e sabor único;
  2. Exprema a feijoa e use-a para fazer bebidas;
  3. Adicione feijoas fatiadas a saladas, saladas de frutas ou salsas;
  4. Feijoas podem ser usadas como confeitaria em doces;
  5. Use feijoas frescas para preparar purês, geleias, chutneys e/ou sorvete, para citar alguns.

Como mencionado anteriormente, coma feijoas com moderação. Uma vez que estes frutos tendem a ser doces, isto significa que os frutos contêm quantidades elevadas de açúcar que podem ser devastadoras para a sua saúde.

Como Você Pode Cultivar uma Árvore de Feijoa?

A feijoa é muito fácil de cuidar e requer pouca poda. É considerado resistente pelo Departamento de Agricultura dos EUA. No entanto, se você mora em locais muito úmidos, pode ser que os frutos demorem mais para sair.

Sabe-se que a feijoa é capaz de resistir a temperaturas de até -11 graus Celsius, e a fruta é mais saborosa se exposta a temperaturas congelantes.

A planta faz bem em pleno sol ou sombra parcial, e prefere solo rico, orgânico e bem drenado com níveis de pH ácido ou ligeiramente alcalino. Níveis altos de pH podem fazer com que as folhas fiquem amareladas. Na maioria dos solos, a árvore requer fertilização leve a cada dois meses.

Se você acabou de plantar árvores de feijoa ou tem árvores jovens, verifique se elas são regadas semanalmente na ausência de chuva. À medida que a feijoa amadurece, sua tolerância à seca aumenta.

Veja também

Como Fazer e Preparar Chá de Guabiroba de Folha

É hora do chá! Deixe a velha Camomila de lado e venha conferir uma dica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *