Home / Plantas / Árvores Frutíferas Para Quintal: Tipos e Espécies mais Recomendadas

Árvores Frutíferas Para Quintal: Tipos e Espécies mais Recomendadas

Um quintal arborizado traz vida e alegria à casa como um todo, principalmente quando essa arborização é decorrente de espécies frutíferas. Essa também é uma ótima opção para quem deseja alimentos orgânicos sempre à mão.

Algumas espécies de pequeno porte podem ser cultivadas diretamente no solo, ou em canteiros e vasos. Neste artigo, você conhecerá algumas dessas plantas e receberá importantes dicas para o cultivo de cada espécie.

Então venha comigo, e boa leitura.

Árvores Frutíferas Para Quintal : Jabuticabeira

Mesmo sendo uma espécie frutífera, a jabuticabeira (nome científico Myrciaria Cauliflora) também é considerada uma espécie ornamental. Caso ela seja plantada no chão, pode atingir até 10 metros de altura; ao passo que, quando plantada em vasos, não ultrapassa 2 metros.

A jabuticabeira é uma planta existente a mais de 400 anos, e é genuinamente brasileira. No entanto, é preciso ter paciência em relação ao cultivo, pois o processo do plantio das sementes e aparecimento dos primeiros frutos demanda um tempo de 10 a 15 anos. Uma dica para otimizar o plantio doméstico, é adquirir árvores já desenvolvidas.

A jabuticabeira se desenvolve bem em regiões de clima ameno (entre 20 e 30 °C), porém não tolera geadas fortes e estiagens prolongadas. Precisa de irrigação diária para se manter saudável, mas solos encharcados podem prejudicar o seu desenvolvimento. Esta espécie também gosta de luz solar plena.

A jabuticabeira floresce duas vezes ao ano. Esses frutos são bastante doces e revestem tanto os galhos, quanto os troncos dessa árvore, ocasionalmente até mesmo as raízes. Quanto mais velha uma árvore for, mais frutífera será.

Atualmente, há cerca de 15 variedades de jabuticabeiras.

Árvores Frutíferas Para Quintal : Limoeiro Siciliano

O limoeiro siciliano (nome científico Citrus limon) é uma espécie de limão originária do sudeste da Ásia, mais precisamente nas encostas do mar Mediterrâneo. Possui uma textura firme e grande facilidade em ser cultivado através de mudas.

Diretamente no solo, esta planta pode atingir até 3 metros de altura, no entanto, o seu crescimento pode ser retardado, caso seja cultivado em um vaso com capacidade máxima de 100 litros.

O tempo para florescimento e frutificação do limoeiro é de aproximadamente 2 anos. Dias para o plantio incluem plantar as mudas em locais de clima ameno, pois as mesmas não se desenvolvem em locais com temperatura elevada ou incidência direta e contínua de radiação solar, embora precise de raios solares em moderação. O solo deve estar preparado com compostos orgânicos de boa qualidade.

Mesmo podendo ser plantado em vasos, estes não são o seu espaço ideal de plantio. O plantio direto no solo permite um melhor e pleno desenvolvimento.

Árvores Frutíferas Para Quintal : Goiabeira

A goiaba (nome científico Psidium guajava) é uma fruta rica em vitamina C, A, B1 e minerais como o Cálcio, Fósforo e Ferro. Também é considerada uma das espécies mais fáceis de plantar e de cultivar.

Para plantar um goiabeira basta remover a polpa de uma goiaba madura e separar as suas sementes, colocando-as na peneira para enxaguar, e, posteriormente, deixando-as secar na sombra. Após estarem secas, as sementes devem ser plantadas em um vaso ou em saquinhos de muda.

As sementes podem ser plantadas em qualquer época do ano. No entanto, a recomendação para as estações mais secas é que ocorram regas diárias. Colocar uma camada de palha sobre o vaso é uma boa dica para manter a umidade e prevenir contra excessivas evaporações.

Após 2 ou 3 meses de plantio, a goiabeira já possui uma certa altura que possibilita que a muda seja transplantada para o solo. No solo, a muda deve ser inserida em um buraco com aproximadamente 30 centímetros de profundidade. Alguns solos demandam suplementação com calcário e esterco antes do transplante da muda.

O tempo para aparecimento dos primeiros frutos é de 14 meses após o plantio. Climas quentes, com temperatura compreendida entre 25 e 30 °C, permitem uma melhor frutificação da goiabeira.

Árvores Frutíferas Para Quintal : Laranjeira

A laranjeira (nome científico Citrus sinensis) é uma espécie originária da Ásia e que foi trazida pelos portugueses na época da colonização, tendo uma excelente adaptação ás condições climáticas locais.

É uma planta que frutifica a partir do segundo ano após o plantio. Se desenvolvendo com mais facilidade em condições climáticas compreendidas entre 20°C e 30 °C. Uma curiosidade é que em locais mais frios, as laranjas tem a cor da polpa e da casca mais vibrante, assim como uma acidez mais pronunciada no sabor. Nas regiões mais quentes, a casca costuma ser mais clara e o sabor mais doce.

A laranjeira se adapta a climas mais amenos e climas quentes, porém não tolera geadas. Pode ser plantada tanto em solos arenosos quanto em solos argilosos. Recomenda-se que, algumas semanas antes do plantio, seja aplicado calcário e superfosfato na cova na qual a muda será plantada.

Árvores Frutífera Para Quintal: Cajueiro

O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é uma planta originária do Nordeste e que possui copa tortuosa. Atualmente, existem dois tipos de cajueiros, o cajueiro comum (ou gigante) e o cajueiro anão. O cajueiro gigante pode atingir até 20 metros de altura. O cajueiro anão é mais fácil de cultivar, visto que a altura máxima está compreendida em 4 metros.

Várias partes do cajueiro são aproveitadas, como por exemplo o tronco, do qual se extrai uma resina de coloração amarelada, da qual se extrai material para confecção de colas pela indústria da celulose. A castanha de caju é aproveitada em várias receitas culinárias, sendo rica em Zinco, vitaminas do Complexo B, vitamina K, vitamina PP, Magnésio, Ferro e Cobre. O pseudofruto é carnoso, rico em fibras, vitamina C e ferro.

Antes de plantar o cajueiro, é importante se certificar de que o solo esteja um pouco inclinado e profundo, com menos de dois metros de terra, úmido porém em boas condições de drenagem.

As sementes germinam em torno de 12 meses. Para que o cajueiro se desenvolva, é necessário que a temperatura seja quente e tropical.

*

Agora que você já conhece quais as possibilidades de árvores frutíferas para o quintal, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

AUR, D. Green Me. Como plantar caju em vaso? Dicas de quem cultiva. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/como-plantar/7097-como-plantar-caju-em-vaso>;

Construindo Decor. Árvores Frutíferas- Crescimento Rápido, de Pequeno Porte, Para Quintal, Enxertadas. Disponível em: < http://construindodecor.com.br/arvores-frutiferas/>;

FERREIRA, B. M. Como cultivar goiabas em casa. Disponível em: < https://bbel.uol.com.br/decoracao/como-cultivar-goiabas-em-casa/>;

Jabuticabeira. Comprar um pé de jabuticaba adulto e produzindo agora ficou mais fácil. Disponível em: < http://www.jabuticabeira.com.br/>;

Minhas Plantas. Laranja. Disponível em: < http://minhasplantas.com.br/plantas/laranja/>;

Sítio da Mata Bambus. 10 dicas de como cultivar limão siciliano. Disponível em: < https://sitiodamata.com.br/blog/dicas/10-dicas-de-como-cultivar-limao-siciliano/>.

Veja também

Planta Mini Clusia: Características, Nome Cientifico, Mudas e Fotos

A variedade de plantas que temos na natureza é tão grande que muitas se parecem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *