Home / Plantas / Cebola Pérola: Características, Caramelizada, Em Conserva e Assada

Cebola Pérola: Características, Caramelizada, Em Conserva e Assada

Você consegue imaginar uma receita sem cebola? Este belo bulbo vegetal, um dos mais antigos ingredientes alimentares comestíveis conhecidos pela humanidade, é encontrado em uma variedade desconcertante de receitas e preparações, seja sua salada favorita, ou um molho de dar água na boca.

Também tem sido empregado em medicamentos tradicionais desde os tempos antigos por suas propriedades promotoras de saúde e curativas.

Botanicamente, as cebolas são membros da família Alliaceae, no gênero Allium e cientificamente conhecidas como: Allium cepa.

Cebola Pérola: Características

A cebola é uma planta pequena erva que cresce para cerca de 2 metros de altura. Na botânica, seu bulbo globular subterrâneo é uma haste que consiste de folhas carnudas e modificadas dispostas em espirais.

Existem muitas variedades de cultivares de cebolas cultivadas em todo o mundo. Em média, sua colheita leva cerca de três a quatro meses, desde as mudas até a colheita.

As cebolas pérola são pequenas, do tamanho de mármore (não ultrapassam 4 centímetros de diâmetro) que são vendidas soltas ou em sacos de rede. As cebolas pérola de pele branca são mais comuns, embora as variedades de pele dourada e vermelha também estejam disponíveis.

Suave e doce, cebola pérola são deliciosos comidos inteiros. Experimente assados, em conserva ou envidraçados, assim como guisados, assados e gratinados.

Os compostos que dão cebola de sua pungência também são reputados para ter excelentes benefícios para a saúde. Comer cebolas regularmente pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e estabilizar os níveis de açúcar no sangue, além de atuar como um antioxidante e anti-inflamatório.

As cebolas de pérolas vermelhas têm uma pele avermelhado-púrpura que é semelhante em cor a grandes cebolas vermelhas. Normalmente eles são mais suaves no sabor do que as cebolas brancas pérolas.

Como Caramelizar Cebolas

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de cozimento: 45 minutos

Quantidades: Dependem de quanto caramelizado você deseja fazer. Neste exemplo, 5 cebolas cruas grandes produziram cerca de 2 xícaras de cebola caramelizada.

Ingredientes:

  • Várias cebolas médias ou grandes, amarelas, brancas ou vermelhas;
  • Azeite;
  • Manteiga (opcional);
  • Sal;
  • Açúcar (opcional);
  • Vinagre balsâmico (opcional).

Modo de Preparo:

  • Corte a raiz das cebolas na ponta: Corte 1,2 cm das extremidades da haste das cebolas e as raízes da extremidade da raiz. Coloque as cebolas com o lado cortado para baixo na tábua de corte. Cortá-los ao meio pela raiz. Descasque as cascas das cebolas.

Coloque as cebolas cortadas com o lado para baixo e faça cortes angulares em cada cebola, voltados para o centro, cortando quase todo o caminho, mas não completamente através da extremidade da raiz. Faça os cortes ao seu nível desejado de espessura.

A extremidade da raiz ajudará a segurar a cebola ao cortá-la, facilitando o corte. Em seguida, corte um V na extremidade da raiz para cortar a raiz dura que mantém as fatias juntas;

  • Aqueça o azeite e a manteiga, acrescente as rodelas de cebola: Use uma frigideira ampla e de fundo grosso para contato máximo com as cebolas. Cubra o fundo da panela com azeite, ou uma mistura de azeite e manteiga (cerca de 1 colher de chá por cebola).

Aqueça a panela em fogo médio até que o óleo esteja brilhando. Adicione as fatias de cebola e mexa para cobrir as cebolas com o óleo. Espalhe as cebolas uniformemente sobre a panela e deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente.

Dependendo de quão forte é a boca de seu fogão, você pode precisar reduzir o calor para médio ou médio baixo para evitar que a cebola queime ou que seque.

Após 10 minutos, salpique um pouco de sal sobre as cebolas e, se quiser, adicione um pouco de açúcar para ajudar no processo de caramelização. Um truque para manter as cebolas de secar como eles cozinham é adicionar um pouco de água para a panela.

  • Cozinhe, mexendo a cada poucos minutos: Deixe cozinhar por mais 30 minutos a uma hora, mexendo a cada poucos minutos. Assim que as cebolas começarem a grudar na panela, deixe-as ficar um pouco e dourar, mas então mexa antes de queimarem.

O truque é deixá-los sozinhos o suficiente para dourar (se você os mexer com muita frequência, eles não vão dourar), mas não tanto para que eles queimem. Após os primeiros 20 a 30 minutos você pode querer baixar um pouco a temperatura do fogão e adicionar um pouco mais de óleo, se achar que a cebola está quase queimando.

Cebolas Caramelizadas
Cebolas Caramelizadas

Uma espátula de metal irá ajudá-lo a raspar os pedaços dourados do fundo da panela enquanto a caramelização prossegue. À medida que as cebolas descem, você pode achar que precisa raspar a panela a cada minuto, em vez de a cada poucos minutos.

Continue a cozinhar e raspe, cozinhe e raspe, até as cebolas ficarem ricas e douradas. No final do processo de cozimento você pode querer adicionar um pouco de vinagre balsâmico ou vinho para ajudar a deglaciar a panela e trazer um pouco de sabor extra para as cebolas.

Armazene refrigerado por vários dias em um recipiente.

Cebolas em Conserva

Esta receita está se baseando em uma média de 25 cebolas dentro do pote.

Ingredientes:

  • 25 cebolas médias;
  • 500 ml de vinagre;
  • 50 ml de azeite de oliva;
  • 3 colheres de sal;
  • 3 folhas de louro;
  • 2 dentes de alho;
  • ½ colher de cravo da Índia;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1 colher de sopa de pimenta calabresa;
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino (de preferência, que não esteja triturada).

Modo de Preparo:

  1. Lave todas as cebolas depois de descascá-las corretamente;
  2. Coloque-as em uma panela fervente por 5 minutos. Depois disso, deixe-as de lado para que os outros preparos sejam feitos;
  3. Selecione um vidro para colocar a conserva. Para a desinfecção, lave-o com água quente;
  4. Em uma panela, ferva todos os ingredientes (exceto a cebola);
  5. Coloque as cebolas dentro do vidro, e, logo após isso, faça o mesmo com a mistura que estava fervendo;
  6. Espere esfriar. Quando estiver em temperatura ambiente, feche o frasco;
  7. Guarde dentro da geladeira por, no mínimo, 3 semanas;
  8. Quanto maior for o tempo da cebola dentro da conserva, melhor será para ela.

Cebola Assada

Ingredientes:

  • 1 cebola grande sem casca;
  • 1 colher de shoyu;
  • 1 colher de azeite;
  • Pimenta do reino, sal, orégano a gosto;
  • Papel alumínio.

Modo de Preparo:

  1. Faça seis cortes na cebola, mas não os separe totalmente. Deixe apenas uma grande abertura nela;
  2. Acrescente todos os temperos na cebola;
  3. Envolva-a em papel alumínio. Depois disso, Leve-a ao forno durante 40 minutos ou até ficar dourada.

Veja também

Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Será que se pode plantar o caroço que sobrou da ameixa que a pessoa comeu? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *