Home / Natureza / Quais os Periquitos que Falam?

Quais os Periquitos que Falam?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os periquitos, você já pensou em ter um desses na sua casa? Saiba que é liberado pelo IBAMA possuir um periquito verde em casa como animal de companhia, desde que não tenha intenção de comercializar o animal e nem em reprodução, dessa forma nem é preciso uma autorização. 

Existem diversos periquitos em nosso país, o mais popular é conhecido como periquito australiano, ele mede algo em torno de 17 cm. Atualmente existem mais de 200 tonalidades de cores desse pássaro, o mais comum é o de cabeça verde e amarela com pequenas pintas. Outro conhecido é o azul com branco e alguns detalhes em preto.

Cuidando de um Periquito

É um animal muito fácil de cuidar. Procure uma gaiola grande para que ele tenha espaço, melhor ainda se construída em arame galvanizado que facilita na hora da limpeza.

Durante o dia deixe que ele fique em uma área movimentada, pois ele não gosta de ficar sozinho. Entretanto a noite o deixe em um local tranquilo pois precisa descansar sem distrações.

Casal de Periquito Australiano
Casal de Periquito Australiano

Se atente em manter sempre disponível comida e água fresca, mantenha tudo muito limpo trocando todos os dias. Outra dica é que a gaiola precisa de um espaço somente para as necessidades do animal, para que ele não fique tendo contato o tempo todo.

Não esqueça de deixar um pote com água para banho, eles adoram se refrescar na água.

A limpeza deve acontecer todos os dias, tirando os alimentos que não foram consumidos, troca da água e uma boa limpeza dos dejetos. Uma vez por mês uma limpeza ainda mais pesada precisa ser feita.

Não deixe de colocar brinquedos disponíveis o tempo todo, elas adoram se divertir com bolas, cordas e balanços, são muito ativos.

Quanto Tempo Vive um Periquito?

Um animal desses com boa qualidade de vida vive em média 12 anos. Mas não se esqueça de levar o animal com frequência ao veterinário.

Alimentação do Periquito

Periquito Brasileiro
Periquito Brasileiro

Saiba que eles se alimentam basicamente de uma ração própria, mas podem comer também legumes e verduras. Somente cuidado com as sementes. Outro alimento que deve ser evitado por ele é o abacate.

Essas são aves muito espertas e inteligentes que recebem treinamento muito bem, aprendem com facilidade alguns truques e até mesmo a falar com seus donos.

Quais os Periquitos que Falam?

Podemos citar aqui o próprio brasileiríssimo periquito australiano ou simplesmente periquito comum, perfeito para se ter como pet. Um animal extremamente inteligente e que adora companhia. É uma espécie que pode aprender a falar muito bem. Pode ser que demore um pouco, mas não é impossível ensiná-lo o que vai melhorar ainda mais o convívio de vocês.

Esse animal apareceu no ano de 1085 e desde então ficou muito famoso por sua beleza e comportamento, por este motivo nos dias de hoje é considerado o terceiro pet mais procurado, atrás apenas dos cães e dos gatos.

Também conhecido como ave undulata por algumas pessoas é uma ave bastante comum, seu nome científico é Melopsittacus undulatus e possui uma longa cauda, é também a única espécie do seu gênero.

Não é uma espécie que gosta de ficar sozinho, por este motivo é sempre visto em bandos na natureza, emite alguns guinchos particulares quando está voando e também quando pousa em árvores.

Em dias bonitos e de clima ameno fica fácil encontrar vários deles voando ou repousado nos galhos. Em épocas em que o ambiente não está muito favorável, especialmente em climas muito secos, eles devem migrar para outros lugares mais frescos e com maior disponibilidade de comida.

Esse animal está muito ligado a outros como o papagaio do figo e o lóris. Fazem parte de um grupo de periquitos, mas não tem um grupo definido, estão nele qualquer pequeno papagaio que tenha uma longa cauda, do tipo cônica e plana. Se reproduz em pares tanto na natureza como em cativeiro.

Ensinando Seu Periquito a Falar

Confira aqui algumas dicas que podem ajudar a despertar essa habilidade em seu pet.

  • Mantenha a gaiola do seu animal sempre próximo de pessoas que estejam interagindo entre si.

Eles aprendem a se comunicar imitando a entoação dada a cada palavra que ouvem.

Uma sugestão é a sala onde você recebe visitas, ou sala de TV onde você e sua família interajam bastante para que ele ouça bastante várias conversas. Evite colocar a gaiola do seu pássaro na cozinha, pois os vapores liberados principalmente por panelas antiaderentes são muito tóxicos para eles.

Esses animais aprendem naturalmente a se comunicar entre si, e ele vai repetir esse comportamento com sua família. Por isso é tão importante que ele esteja inserido no meio das conversas e exposto as palavras do dia a dia. Isso ajuda também a fortalecer o vínculo entre vocês.

  • Saiba que existe a maneira correta de falar com seu periquito para que ele aprenda.

Existe a maneira correta de ensinar seu periquito a se comunicar, e isso envolve muito mais a maneira de como se fala do que as palavras corretas. Sempre que for falar com ele, se comunique de maneira entusiasmada, quando mais animado você estiver, mas ele vai se interessar em se comunicar. Nesse momento esteja bem perto do animal, com o rosto pertinho dele, ele vai focar em sua boca, certamente ele se aproximará mais ainda de você.

Você vai notar que ele está apto a receber as informações quando perceber as pupilas dilatadas e que ele está concentrado em sua boca, isso demonstra o interesse dele no que está dizendo.

Com muita calma pronuncie palavra por palavra. Pronuncie calmamente o nome de cada objeto de sua casa como sofá, cadeira, mesa ou balcão sempre que estiver com ele. Outra dica interessante é você apresentar às pessoas que moram com você dizendo o nome de cada uma delas e também de outros pets da casa.

Sempre que chegar o dia oi, e a sair fale tchau, dessa forma ele já consegue associar as palavras a situação que ela representa.

Com calma tudo vai fluir da maneira que deseja.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.