Home / Natureza / Vulcão Lascar Erupção

Vulcão Lascar Erupção

Tem cerca de três anos que esse vulcão trouxe um pequeno susto para a comunidade mundial, e especialmente para a comunidade nativa mais próxima. Será que tudo já passou?

Manchetes em 2015

Em outubro deste ano, o vulcão Lascar entrou em erupção inesperadamente, produzindo uma pequena pluma de cinzas que atingiu quase três quilômetros acima do vulcão. Um fato de que parecia haver pouco probabilidade, em função de atividade precursora (terremotos, aumento de emissões de gases) de Lascar sugere que esta explosão pode ter sido uma explosão freática impulsionada por água que cintila a vapor na cratera do vulcão ou no conduto.

Devido a essa pequena erupção, o alerta de risco para o Nascar foi elevado para o status amarelo, embora o vulcão esteja em uma parte bastante remota dos Andes chilenos. O Programa Global de Vulcanismo relata apenas cerca de 8.000 pessoas vivendo a 100 quilômetros do vulcão Lascar.

Já havia se passado mais de 2 anos desde que Lascar fez qualquer coisa e sua última grande erupção de Lascar foi em 2005. No entanto, produziu algumas erupções espetaculares no passado recente. Como acontece com qualquer uma dessas pequenas explosões, os vulcanologistas assistirão Lascar para ver se isso é um sinal de que está despertando ou se foi apenas um evento pontual. Com base nas imagens de uma webcam em execução apontada diretamente e 24 horas para o vulcão Lascar, a erupção parece ter diminuído rapidamente.

Falando sobre o Vulcão

O vulcão Lascar é um estratovulcão dentro da Zona Vulcânica Central dos Andes , um arco vulcânico que abrange os países do Peru , Bolívia , Argentina e Chile . É o vulcão mais ativo da região, com registros de erupções que remontam a 1848. Ele é composto de dois cones separados com várias crateras. A cratera mais ocidental do cone oriental está atualmente ativa. A atividade vulcânica é caracterizada pela liberação constante de gás vulcânico e ocasionais erupções vulcânicas.

O vulcão Lascar está localizado a cerca de 32,5 km a sudeste da vila de Toconao e é o vulcão mais ativo dos Andes centrais. Caracteriza-se por persistente atividade fumarólica, ocasionais erupções vulcânicas e a vapor. Desde 1984, houve quatro ciclos de construção de cúpula de lava dentro da cratera, cúpula e erupções vulcanianas a plinio. Estes culminaram na maior erupção histórica de Lascar em 19 e 20 de abril de 1993, que enviou cinzas para o sudeste até Buenos Aires. O vulcão, desde então, produziu novas erupções vulcânicas em dezembro de 1993, julho de 1995 e julho de 2000, e uma mudança na morfologia com a abertura de uma fratura na cúpula.

Uma série alongada de seis crateras sobrepostas, tendendo aproximadamente ao nordeste, constitui uma crista que dá ao vulcão uma aparência plana do solo. Uma cratera ativa está localizada perto do centro deste. Tem cerca de 800 metros de diâmetro, 300 metros de profundidade e a borda da cratera está a uma altitude de cerca de 5.400 metros. Grandes fluxos de lava jovens ocorrem no vulcão, particularmente nas encostas norte e oeste, a mais notável delas se estendendo por cerca de 6 km ao longo dos flancos do norte até poucos quilômetros da vila de Talabre. Sugere-se que esse fluxo pode ter entrado em erupção no século XIX, embora isso não tenha sido confirmado.

Registros Históricos do Vulcão

Histórioco do Vulcão Lascar
Histórioco do Vulcão Lascar

Lascar está ativo há pelo menos 56 mil anos, embora alguns defendam atividades que começaram há 220 mil anos. A primeira atividade conhecida ocorreu no cone oriental e foi caracterizada por fluxos de lava, antes de mudar para o cone ocidental, onde cúpulas de lava foram colocadas. O vulcão experimentou pelo menos três grandes erupções ao longo de sua história, sendo duas há séculos atrás. A primeira de que se tem registro é a erupção de Soncor há 26.450 AC, e a outra em 7.250 AC. A primeira dessas erupções liberou 10 a 15 quilômetros cúbicos de material e é conhecido como a erupção de Soncor. 

Nos últimos tempos históricos, Lascar tem estado ativo em várias ocasiões, embora os detalhes sejam vagos. Por exemplo, uma erupção de cinzas de 1965 que resultou na dispersão de uma pluma na atmosfera nunca foi formalmente documentada. Uma breve mas poderosa erupção vulcânica de Lascar ocorreu em 16 de setembro de 1986, quando as cinzas se dispersaram até Salta, na Argentina, cerca de 285 km a sudeste do vulcão. Outros episódios eruptivos menores ocorreram em março de 1988 e junho de 1988.

Outras Erupções Recentes

Outras Erupções do Vulcão Lascar
Outras Erupções do Vulcão Lascar

Além da que noticiamos no início, o vulcão Lascar apresentou sua última grande erupção em abril de 1993, quando o vento levou cinzas para a costa do Brasil, sendo o terceiro maior registrado no Chile.

Em abril de 2006, o vulcão iniciou uma nova fase eruptiva, detectada pelo Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile. A coluna de cinzas subiu para mais de 3000 metros de altura.

Em janeiro de 2012, e devido ao aumento da atividade sísmica no Láscar, as autoridades da região de Antofagasta emitiram um alerta amarelo para o município de San Pedro de Atacama, apesar da distância.

O Perigo a População

Lascar está situado em uma região pouco povoada, mas o pequeno vilarejo de Talabre, originalmente situado na Quebrada Talabre, de paredes íngremes, diretamente abaixo do vulcão e a apenas 12 km dele, estava em risco de fluxos de lama e fluxos piroclásticos. Talabre foi transferido para um lugar mais alto em 1987. Lavas são improváveis ​​no momento devido ao clima, e a maior ameaça é causada por novas erupções explosivas de magma.

Lascar está localizado a 70 km a sudeste da cidade de San Pedro de Atacama e 30 km a nordeste de Talabre, na região de Antofagasta. Em 2012, Talabre tinha uma população de 50 habitantes. A partir de 2017 , a pecuária e a agricultura foram as principais atividades econômicas em Talabre, com uma população inferior a 150 habitantes.

O vulcão Lascar faz parte de uma rota de turismo conhecida. Erupções explosivas e quedas de cinzas são a maior ameaça para os seres humanos de Lascar. Os freqüentes eventos explosivos menores geralmente ocorrem inesperadamente e podem, portanto, colocar em risco as pessoas na montanha. As cidades de Tumbres e Talabre podem ser afetadas por fluxos piroclásticos, e quedas de cinzas podem ocorrer a leste do vulcão. Tais quedas de cinzas poderiam atingir potencialmente as cidades de San Pedro de Atacama , Talabre e Toconao , bem como o Observatório Llano de Chajnantor , a estrada internacional San Pedro de Atacama-Paso de Jama-Jujuy e a Passagem Sico. 

 Observatório Llano de Chajnantor
Observatório Llano de Chajnantor

Erupções passadas causaram queda de cinzas na Argentina e interrupção de viagens aéreas. A cidade de Talabre foi movida por razões de segurança, e blocos balísticos ejetados pelo vulcão são uma ameaça para montanhistas e cientistas trabalhando em Lascar.

Veja também

Quantas Gramas De Proteína Tem Um Ovo Cozido?

Ovos são o tipo de alimento, salvo algumas exceções, perfeito para pessoas de qualquer idade, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *