Home / Plantas / Crisântemo Japonês: Significado Espiritual e em Tatoo Simbologia

Crisântemo Japonês: Significado Espiritual e em Tatoo Simbologia

Quando os americanos pensam em flores e no Japão, eles pensam em flores de cerejeira. Mas para os japoneses, há uma flor para todas as épocas do ano e, neste momento, é o “kiku” (crisântemo), celebrado em festivais, shows e exibições caseiras. Como a flor de cerejeira, o crisântemo simboliza a estação, mas mais do que isso, é um símbolo do próprio país.

Crisântemo Japonês: Importância Cultural

Crisântemo Japonês
Crisântemo Japonês

Com uma história que remonta ao século 15 AC, a mitologia do crisântemo é preenchida com uma infinidade de histórias e simbolismo. Nomeado a partir do prefixo grego “chrys-“, que significa dourado (sua cor original) e “-antemião”, que significa flor, anos de cultivo engenhoso produziram uma gama completa de cores, do branco ao roxo e ao vermelho.

Em forma de margarida, com um centro tipicamente amarelo e um pompom decorativo, os crisântemos simbolizam otimismo e alegria. São a flor do nascimento de novembro, a flor do 13º aniversário de casamento e a flor oficial da cidade de Chicago. No Japão, há até um “Festival da Felicidade” para celebrar esta flor a cada ano.

Um símbolo do sol, os japoneses consideram o desdobramento ordeiro das pétalas do crisântemo para representar a perfeição, e Confúcio sugeriu uma vez que eles fossem usados como objeto de meditação. Dizem que uma única pétala dessa famosa flor colocada no fundo de um copo de vinho encorajará uma vida longa e saudável.

O crisântemo, ou kiku em japonês, é um símbolo que representa a longevidade e o rejuvenescimento. Quando introduzido pela primeira vez no Japão durante o período Nara (710 – 793 AC), a família real japonesa ficou fascinada com o crisântemo. Eventualmente, durante o passar dos anos, o Crisântemo se torna o Emblema da Família Imperial.

O crisântemo é usado em muitos casos na cultura do Japão – há mais de 150 selos ou “mon” com esta flor maravilhosa. O selo imperial do Japão é o mais famoso deles. O Selo Imperial do Japão possui 16 pétalas na frente e 16 pétalas nas costas (apenas a ponta das pétalas pode ser vista nas costas) – Existem outros selos de Crisântemos com diferentes números de pétalas, geralmente relacionados a outros membros da Família Imperial. ou santuários xintoístas. Hoje em dia, a dieta japonesa (governo) usa o selo de 16 pétalas para documentos oficiais (passaportes, pedidos, etc).

O Crisântemo também foi usado como símbolo do Trono do Imperador do Japão ou do Trono do Crisântemo. Isso também pode se referir à “cabeça do estado” no sistema monárquico. Há também a Ordem Suprema do Crisântemo, a mais alta ordem de honra japonesa concedida pelo Imperador.

Também podemos encontrar o Crisântemo nas moedas de 50 ienes, quimonos, carteiras, bolsas e muitos outros acessórios no Japão. É importante notar que o Crisântemo branco é usado para funerais e sepulturas no Japão, então tenha cuidado com o significado de cada cor também. Por outro lado, Crisântemo vermelho é dado à pessoa que você ama ou, pelo menos, muito carinho.

O Crisântemo é considerado a flor do outono, já que começa a florescer em setembro por lá. No Japão, cada mês/estação tem flor representativa, e as pessoas se reúnem para apreciá-las, e cuidadosamente cuidam delas em seus jardins e parques. A flor de Sakura (flor de cerejeira) é a flor mais representativa do Japão, e é considerada a flor da primavera.

Crisântemo Japonês: Significado Espiritual

Cada flor tem seu próprio significado e valor simbólico. Dependendo de como as pessoas viram uma certa flor e qual era a representação delas em arte e literatura, as flores se tornaram fortes símbolos de certas emoções e traços em geral. Flor de crisântemo tem vários significados importantes:

Amizade duradoura – Flor de crisântemo simboliza amizade que não é apenas transitável, mas uma amizade que realmente significa algo para você. Esta linda flor é uma ótima representação de pessoas que confiam umas nas outras e se consideram boas amizades ou até melhores amigas. Se você está procurando uma flor que vai expressar o amor que você tem por seu amigo de longa data, este é o melhor para fazê-lo.

Amizade verdadeira – Semelhante ao significado acima, a flor Crisântemo é um símbolo da verdadeira amizade que não é algo que você pode negligenciar. Esta flor deve ser dada como um presente para alguém que você realmente ama e considera ser um verdadeiro amigo e alguém que você vê estar lá para você, não importa o quê.

Boa energia e otimismo – Flor de crisântemo é um símbolo de energia positiva e boas vibrações. Esta flor pode ser usada como uma flor para alegrar alguém ou mesmo para tornar o seu dia mais bonito. Suas cores brilhantes e aromas bonitos certamente tornarão seu dia mais feliz e muito menos estressado.

Renascimento – Crisântemo também simboliza o renascimento e este simbolismo foi derivado de histórias e lendas que estavam ligadas a esta flor. Além disso, uma vez que florescem na primavera e no verão, muitas vezes estavam ligados ao renascimento por causa desse fato.

Vida duradoura – Mesmo que essa flor seja linda, isso não significa necessariamente que ela é fraca. Eles podem suportar algumas condições de vida muito difíceis, e é por isso que muitas vezes estavam ligados a esse significado.

Lealdade e devoção – Crisântemo simboliza a devoção que você está sentindo por alguém e você quer que essa pessoa esteja ciente disso. Esta flor é um presente perfeito para um amigo e alguém que faz parte de sua vida há muito tempo.

Amor – O amor não precisa ser romântico, mas também pode ser o amor que você sente por seus familiares e amigos. Flor de crisântemo pode ser usada para representar os dois tipos de amor e você pode escolher a cor certa e presente para alguém que você ama de uma forma romântica ou para alguém que você ama como amigo.

Crisântemo Japonês: Simbologia

Ilustração do Crisântemo Japonês
Ilustração do Crisântemo Japonês

Crisântemo, ou a chamada “flor de ouro”, é uma das plantas mais bonitas que vem da China e possui o poder de atrair circunstâncias felizes em nossas vidas. No Oriente, é um símbolo do outono, simplicidade e facilidade de vida, e ao mesmo tempo é o portador da energia yang, e assim leva diretamente ao sol. Além dos chineses, que estavam produzindo crisântemos no século 15 AC, essa flor tem bom gosto no Japão, onde todo outono é celebrado no Festival do Crisântemo, também conhecido como a Festa da Felicidade.

E enquanto na Ásia, o crisântemo por sua beleza e elegância pertence a um grupo dos chamados “quatro senhores” (junto com ameixa, orquídea e bambu), no outro extremo do mundo é um símbolo da morte, por isso não surpreende que em muitos países europeus o buquê de crisântemo seja mais frequentemente reservado para enterros e cemitérios. Os australianos, por outro lado, têm o prazer de dar o crisântemo às suas mães para mostrar respeito e amor, enquanto na América é geralmente sinônimo de alegria e felicidade.

Crisântemo Azul
Crisântemo Azul

No entanto, o simbolismo do crisântemo é mais prevalente no Japão, onde a flor (principalmente cores douradas) com dezesseis pétalas duplas pode ser encontrada no brasão do Estado, moedas e até mesmo em alguns documentos.  É interessante acrescentar que o Oriente está profundamente enraizado na crença de que um único vaso de crisântemo em um copo de vinho proporciona uma vida longa e saudável. Embora seja originalmente uma cor amarela dourada, hoje existem milhares de tipos e cores diferentes no mundo que naturalmente têm o seu significado.

Crisântemo Japonês: Tatuagem

Crisântemo Japonês Tatuagem
Crisântemo Japonês Tatuagem

A flor de crisântemo possui uma abundância de vários significados e conotações, entre os quais os mais conhecidos são: dom, glória, alegria, bênção, esperança, perspectiva positiva da vida, perseverança, facilidade, poder frio, generosidade e prosperidade.

As tatuagens de crisântemos têm uma diversidade de formas e matizes para que possam complementar praticamente qualquer design. Ocasionalmente a flor é descrita com um broto fechado e periodicamente em plena floração, mas a qualquer momento o padrão parece muito interessante, já que cada tatuagem é bonita e exclusiva à sua maneira.

É importante ter em mente que o crisântemo é uma flor bastante grande ao escolher uma área para uma tatuagem, por isso precisa de muito espaço na pele para expressar toda a sua singularidade. Portanto, é melhor pintar uma tatuagem nas costas, ombros ou pernas, onde há espaço suficiente.

Veja também

Como Cuidar da Flor Heléboro, Fazer Mudas e Podar

As flores fazem parte da vida de todas as pessoas, mesmo daquelas que dizem não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *