Home / Plantas / Como Plantar Hibisco Para Fazer Cerca Viva?

Como Plantar Hibisco Para Fazer Cerca Viva?

As plantas podem ter diferentes formas de uso para a sociedade, sempre a depender de quem está utilizando esse recurso natural e de como deseja empregar uma parte tão interessante da natureza.

Assim, as plantas podem ser usadas para o paisagismo, por exemplo, servindo como exposição em um jardim e, dessa forma, atraindo a atenção das pessoas pela sua beleza extrema. Nesse caso, as plantas podem variar de lugar para lugar, sempre para fazer com que tudo fique da melhor forma possível.

O interessante do emprego de plantas e flores nessa questão é que não bem um certo ou errado, já que de toda forma existe um grande e vasto mundo de oportunidades e possiblidades no uso de plantas para o paisagismo. Assim, não faz diferença usar planta A ou B como ponto focal, já que nesse caso o emprego das peças naturais apenas representa a visão de mundo da pessoa que está fazendo tudo.

Outra possibilidade muito interessante para as plantas é o uso na perfumaria, algo que cada vez mais tem sido relevante para toda a humanidade.

Hibisco Vermelho
Hibisco Vermelho

Ademais, ainda é possível usar as plantas e flores em uma grande variedade de itens cosméticos, fazendo com que a produção seja extremamente grande. Há países, muitas vezes, que possuem grande parte do PIB nacional (Produto Interno Bruto) pertencente à produção de flores para o posterior comércio para empresas multinacionais de perfumes e cosméticos.

Dessa forma, como quase todos os produtos desse ramo possuem uma fonte natural, se torna bastante rentável participar desse ciclo. Além disso, há ainda a possibilidade de fazer uso dessas plantas e flores para a produção de óleos naturais, os chamados óleos essenciais. Com uma infinidade de objetivos, a depender de cada planta ou flor, os óleos naturais são muito comuns em diversas partes do mundo.

Conheça o Hibisco

Hibisco Amarelo
Hibisco Amarelo

Por fim, as plantas ainda podem ser usadas para fazer a ornamentação de locais, mas de forma menos artística que no caso do paisagismo. Logo, nesse caso se fala das plantas que muitas vezes servem como muretas, cercas vivas, para tornar muros de separação mais belos, etc.

Dessa maneira, as plantas podem ser usadas de diversas maneiras com esse objetivo, algo que mostra muito bem a sua versatilidade e como é possível fazer uso dos recursos naturais para as mais diversas áreas de interesse. Além disso, há plantas que são mais ou menos preparadas para tais papeis, sendo as plantas trepadeiras as mais comumente usadas com o objetivo de funcionar como cerca viva ou qualquer outra coisa parecida.

Esse é o caso do hibisco, uma planta trepadeira que produz flores muito bonitas e cumpre muito bem o papel de funcionar como cerca viva. O hibisco, em forma de cerca viva, pode até mesmo ser adquirido pela internet, com a pessoa optando ou não pelo serviço de colocação da cerca viva e até mesmo fazendo a opção se deseja pagar por manutenções recorrentes futuramente ou não.

A ideia tem sido cada vez mais difundida entre a sociedade, dando ainda mais valor ao hibisco.

Uso do Hibisco Como Cerca Viva

Hibisco na Cerca
Hibisco na Cerca

O hibisco é muito usado como cerca viva em todo o Brasil e até mesmo em outros lugares do mundo, sendo essa uma ação bastante comum. De toda forma, há muitas possibilidades de uso para o hibisco como cerca viva, sempre dependendo do tipo de cerca que se deseja.

O mais fácil e seguro, sobretudo para os padrões nacionais, é fazer uma cerca de verdade, com madeira ou ferro. Só então, depois de fazer essa cerca, se deve plantar o hibisco, que é uma planta trepadeira e, dessa forma, naturalmente se relacionará com a cerca e dará uma visão bastante bonita à cerca.

Outra possibilidade, essa já menos comum para os padrões do Brasil, é usar apenas estacas para servir de apoio ao hibisco, sendo que com o tempo as estacas desaparecerão em meio às flores. O lado negativo dessa opção é que torna a casa mais aberta e menos protegida, sendo que saltar a cerca será muito mais fácil nesses casos.

De qualquer maneira, essas são duas opções muito comuns quando se trata de hibiscos funcionando como cerca viva. Pense bem e se aquela que mais tem a ver com você.

Características do Hibisco

O hibisco é uma planta trepadeira que pode muito bem ser usada como cerca viva, mas também apresenta outras funcionalidades interessantes. O hibisco costuma ter de 3 a 5 metros de altura, mas isso depende mais da sustentação da planta do que necessariamente do tipo de hibisco que você possui. Isso porque o hibisco cresce apoiado em muros, cercas, portões, estacas, etc.

Nesse caso, quanto maior o apoio, maior a chance de o hibisco crescer, sobretudo em busca de sol e em busca de mais nutrientes. Porém, o mais comum mesmo é ver o hibisco medindo cerca de 3 ou 4 metros. As suas flores são grandes, podendo ser até mesmo do tamanho da mão de uma pessoa adulta. Ademais, as flores podem ser encontradas em uma grande variedade de cores, que inclui o vermelho, o amarelo, rosa e alguns padrões de hibisco até mesmo coloridos.

As flores do hibisco não costumam durar muito tempo, morrendo sempre de forma rápida. Portanto, caso veja as flores morrendo, tenha calma e saiba que esse processo é bastante normal com o hibisco e as suas flores. Logo outras flores irão aparecer para substituir aquelas antigas.

Cultivando o Hibisco

Cultivando o Hibisco
Cultivando o Hibisco

O cultivo do hibisco não é complicado e pode ser feito de forma bastante fácil, nada muito diferente da grande maioria das plantas. O hibisco, portanto, gosta de bastante sol por dia e precisa de sol para se desenvolver da maneira correta. Logo, coloque a planta em uma posição em que o sol incida de forma forte, com frequência. Isso é muito importante o seu crescimento.

Além disso, o hibisco deve ter sempre temperaturas cima dos 15 graus Celsius, já que é uma planta tropical. Ademais, a água é um importante aliado do hibisco e deve ser usada de forma muito frequente para manter a planta saudável.

Veja também

Historia da Flor Gardênia, Significado e Origem da Planta

A gardênia é uma flor que todos conhecemos. É frequentemente usado em decoração e como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *