Home / Plantas / Clerodendro Cotonete: Características, Nome Científico E Fotos

Clerodendro Cotonete: Características, Nome Científico E Fotos

A Clerodendro-cotonete (Clerodendrum quadriloculare, seu nome científico) é uma espécie que tem as características de uma planta ornamental, como essas fotos nos mostram.

Popularmente, ela pode ser encontrada como Flor-cotonete, Árvore-cotonete, Chuva-de-estrelas, Chuva-de-fogo, entre outras denominações geralmente ligadas ao seu aspecto extravagante.

A planta pertence à família das Lamiaceaes, que abriga outras singularidades, como a hortelã, o alecrim, sálvia, menta, orégano, entre outras espécies que caracterizam-se pelas suas poderosíssimas qualidades antissépticas, cicatrizantes, além de produzirem um óleo essencial dos mais apreciados.

A Clerodendro-cotonete é uma variedade arbustiva, originária da Ásia, Nova Guiné e Oceania; e nesses lugares ela desenvolve-se, esplendidamente, em um clima tropical ou subtropical, até atingir entre 2,5 e 3,6 metros, sem grandes exigências quanto ao cultivo ou cuidados especiais.

Tecnicamente, podemos descrever essa variedade como uma planta semi-lenhosa, arbustiva, com uma folhagem que talvez seja tão ou mais exuberante quanto as suas inflorescências, além de possuir um caule na forma de ramos eretos e imensos, de onde surge, magnífico, o seu conjunto de flores entre o lilás e o violeta.

O curioso sobre a Clerodendro-cotonete, à parte as suas características físicas, nome científico e fotos, é o fato de ela apresentar-se como uma planta semidecídua ou perene; isso quer dizer que, a depender da região em que for cultivada, ela poderá ou não perder as suas folhas.

Aliás, sobre as características da folhagem da Clerodendrum quadriloculare, chama bastante atenção também a constituição das suas folhas, que são imensas, lanceoladas, opostas, obovoadas, na forma de elipses, com algumas nervuras na superfície e com bordas curiosamente serrilhadas.

E que se não bastasse tantos predicados, ainda apresenta uma coloração entre o azul e o arroxeado, o que garante ainda mais beleza, imponência e exoticidade à Clerodendro, mesmo nos períodos em que as suas inflorescências ainda não estão completamente desenvolvidas.

Clerodendro-Cotonete: Características, Peculiaridades, Fotos E Nome Científico

O seu apelido não poderia ter outro motivo. Toda a primavera as suas belíssimas inflorescências desenvolvem-se exibindo flores semelhantes a cotonetes (quando ainda estão fechadas), para logo após abrirem-se em belíssimos botões florais, com cinco pétalas que se dobram e deixam expostos os seus estames.

São inflorescências terminais, de cujas gemas desenvolvem-se novas flores, com um cálice mais para o avermelhado e com uma corola entre o creme e o rosado; o que lhe confere um aspecto rústico, vibrante, intenso e típico das espécies ornamentais vigorosas e capazes de suportar as condições mais adversas.

Mas a Clerodendrum-quadriloculare (o nome científico da Clerodendro-cotonete) não chama a atenção apenas pelas características das suas folhas e flores.

Como podemos observar nessas fotos, ela também possui os seus frutos na forma de drupas carnosas, num formato elipsoide, com coloração violeta, e que, juntamente com as partes aéreas da Clerodendro, forma um todo bastante original.

Curiosamente, apesar dos seus inúmeros predicados, a Clerodendro-quadriloculare ainda não conquistou paisagistas e decoradores como outras preciosidades desse mesmo gênero de plantas.

Como a Clerodendro-vermelha, a Clerodendro-speciosissimum, Clerodendro-fragrans, Clerodendro-branca, Clerodendro-da-china, entre diversas outras variedades.

Clerodendro Cotonete no Vaso
Clerodendro Cotonete no Vaso

E ela não consegue rivalizar com as suas parentes mesmo apesar do fato de comportar-se magnificamente bem como “cerca-viva”, para compor fachadas, jardineiras, portais, muros, renques, maciços, entre outras formas de aproveitar-se do seu desenvolvimento na forma de trepadeiras que protegem enquanto embelezam todo o tipo de fachada.

Isso sem contar o verdadeiro show que dão as diversas variedades de borboletas, mariposas, joaninhas, beija-flores, entre outras espécies que vêm de todos os cantos em busca do seu delicioso néctar; aproveitando, ainda, para recolher o seu pólen e espalhar a planta por meio do maravilhoso e formidável processo de polinização.

Além Do Nome Científico E Fotos, as Características De Cultivo Da Clerodendro-Cotonete

Toda a primavera a cena se repete! As belas e magníficas inflorescências da Clerodendro-cotonete surgem com os seus curiosos formatos, na forma de panículas, a partir de inflorescências terminais, tubulares e relativamente grandes, que são como o sinal de que uma nova estação acaba de chegar.

É aí então que a delicada Episcada hymenaea (espécie de borboleta) logo corre ao seu encontro a fim de compor com a Clerodendro um quadro magnífico.

Também as variedades de Coccinellidae (joaninhas), sanhaços, beija-flores, bem-te-vis, entre outras espécies não menos singulares, surgem de todos os cantos; e sem a menor cerimônia fazem da Clerodendro um porto seguro e um manancial de onde podem recolher o néctar e o pólen que tanto apreciam.

A Clerodendro-cotonete é verdadeiramente um exuberância! Ela forma-se como um imenso arbusto composto por uma folhagem vistosa, inflorescências exóticas e frutos da mesma forma incomuns, que fazem dessa espécie uma variedade ornamental por natureza.

Por meio de podas regulares é possível constituí-la como uma bela árvore de porte médio. Ou então adensá-la; estimular-lhe o desenvolvimento como trepadeira; e, dessa forma, utilizá-la como “cerca viva”, renques e para a decoração de fachadas.

No entanto, o céu é o limite quando o assunto é ornar e decorar a partir do cultivo de uma Clerodendro-cotonete, já que você poderá simplesmente cultivá-la como uma pequena árvore para compor a paisagem de praças, jardins, passeios, calçadas, e onde quer que as características de rusticidade dessa espécie possam ser bem aproveitadas.

E tudo isso com pouco trabalho; apenas algumas podas regulares, retirada de mudas e demais partes aéreas adoecidas, entre outros cuidados que devem ser levados a cabo após o período de floração da planta.

O Cultivo Da Clerodendro-Cotonete

A Clerodendro-cotonente (ou Clerodendrum-quadriloculare – o seu nome científico) tem como principal característica o gosto por uma boa jornada de sol pleno – o que é suficiente para que ela possa apresentar-se como podemos ver nessas fotos e imagens.

Já o solo para o cultivo dessa espécie deverá ser bastante fértil, facilmente drenável, rico em materiais orgânicos; mas deve-se também atentar para as boas práticas de irrigação, especialmente nos primeiros 12 meses de plantio, que é quando a planta mais necessita de ferramentas para a absorção dos nutrientes do solo.

Porém, é quando ela atinge a sua maturidade que entram em ação algumas das características mais marcantes dessa espécie! como a sua tolerância a longos períodos de chuvas e estiagens, por exemplo.

Solos encharcados também não serão suficientes para inibir o seu desenvolvimento, bem como as altas umidades da região nordeste do Brasil – com as quais a Clerodendro-cotonete se dá muitíssimo bem.

O recomendado é apenas evitar o excesso de frio, geadas, granizo, entre outras intempéries mais agressivas – pois estas inibem o desenvolvimento da sua folhagem – , além de aplicar-lhe uma boa adubagem durante os meses de setembro a março.

E, por fim, dê preferência ao plantio por mudas, que são os brotos que desenvolvem-se na sua base. E aproveite o espetáculo de cores e de formas que a Clerodendro-cotonete oferece.

Como uma espécie tipicamente exótica, original e candidatíssima a ser uma das mais utilizadas por paisagistas e decoradores que desejem conferir a um ambiente um ar de rusticidade, mistério e exotismo.

 

 

Comente, discuta, questione, nos dê sugestões. Mas não esqueça de compartilhar com os amigos os nossos conteúdos.

Veja também

Como Germinar Sementes de Peônias? Passo a Passo

Com ampla distribuição nas porções temperadas do Hemisfério Norte, as peônias são vegetais correspondentes a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *