Home / Animais / Cachorro com Dor de Barriga e Vomitando: O Que Fazer ?

Cachorro com Dor de Barriga e Vomitando: O Que Fazer ?

Estar sempre de olho na saúde canina é um requisito indispensável para os cuidadores de cachorros. Geralmente, quando um cachorro está com dor de barriga não é tão fácil descobrir sobre isso, a não ser analisando sintomas complementares, tais como a falta de apetite, vômitos e diarreia.

É importante considerar que o abdômen está localizado entre o tórax e a pelve, e abriga órgãos importantes tais como os intestinos, o estômago, o pâncreas e os rins. Muitas vezes o quadro de dor de barriga pode estar relacionado apenas a gases, no entanto, também há a possibilidade de um acometimento mais grave, neste caso é importante investigar a causa.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse quadro veterinário.

Então venha conosco e boa leitura.

Quais as Doenças de Cachorro São as Mais Comuns

Antes de focarmos no tema-chave deste artigo, é importante considerar que existem variados tipos de doença, causadas por ação da grande quantidade de bactérias e vírus existentes. Uma porção desses microrganismos é considerada patogênica, sendo o cão suscetível a eles. Dessa forma, tal como ocorre com a maioria dos animais de estimação, é importante que haja vacinação e vermifugação.

Mudanças comportamentais, tal como a irritabilidade e falta de apetite são sinais que requerem certa atenção.

Abaixo, segue uma listagem das doenças mais prevalentes em cachorros e suas principais características.

Raiva Canina

Essa doença é de natureza viral transmitida principalmente pela mordedura de animais contaminados. O vírus pode ser encontrado na saliva desses cães, e, a partir da sua mordida, adquire a capacidade de passar para a corrente sanguínea.

Os principais sintomas da raiva envolvem fatores relacionados à mudança comportamental, tais como inquietação e desobediência, assim como salivação abundante e falta de apetite.

Com as campanhas de vacinação regulares, esta doença está quase considerada erradicada.

Cinomose

A cinomose atinge principalmente filhotes, e com a peculiaridade de ser antes deles completarem 1 mês de vida, e possuírem um sistema imunológico bem desenvolvido, por essa razão é considerada uma das doenças caninas mais graves.

A prevenção é realizada através da vacinação. Em relação ao tratamento, este é realizado por meio da atenuação dos sintomas.

Os sintomas da cinomose incluem diarreia, vômito, paralisias e tiques nervosos, falta de apetite, febre, além de secreção no nariz e nos olhos.

Hepatite Canina

Por mais incrível que pareça, cães podem desenvolver quadros de hepatite infecciosa viral. Neste caso, os sintomas serão variáveis de acordo com o grau da doença. Quando os sintomas se manifestam, pode haver paralisias e convulsões. No entanto, para alguns casos, o cachorro simplesmente não manifesta nenhum sintoma e morre dias após o contágio.

Para prevenir o cão contra esse quadro, é necessário administrar as vacinas v8 e v10.

Doença Periodontal

Poucas pessoas desenvolvem o hábito de escovar o dente dos seus cães, no entanto, este hábito é necessário, visto que as placas dentárias podem mineralizar provocando, a curto prazo, um intenso mal hálito; e, a longo prazo, apodrecimento e perda dos dentes.

Com a perda dos dentes, a mastigação ficará comprometida, alterando o equilíbrio geral do organismo deste animal.

Leptospirose

Leptospirose Canina
Leptospirose Canina

Essa doença de natureza bacteriana, transmitida através da urina dos ratos, também pode afetar os cães. Nestes, ela manifesta sintomas como vômito, diarreia, febre, falta de apetite, além de hematomas e machucados distribuídos na boca e ao longo da pele.

A prevenção é através da vacinação.

Parvovirose

A parvovirose é uma doença exclusivamente canina, cujos sintomas são diarreia e vômito com sangue. Esse vírus é tão letal que pode atingir o intestino e a medula óssea, sendo considerado fatal em até 80% dos casos.

O cão contaminado deve ser isolado do contato com outros. Dependendo do grau de acometimento e das condições do organismo, o animal não consegue a cura.

Câncer

Sim, os cães também podem desenvolver doenças tumorais, as quais são mais frequentes em órgãos como a mama e a próstata. Cães mais idosos apresentam maior predisposição ao quadro.

A cura ainda não existe, apenas medidas de controle.

Cachorro com Dor de Barriga e Vomitando: O Que Fazer ?

Cachorro Com dor de Barriga Fazendo Careta
Cachorro Com dor de Barriga Fazendo Careta

Perceber outros sintomas associados à dor, é uma boa estratégia para determinação mais precisa sobre o local de origem desta dor.

Em alguns caso, a dor demora um certo tempo a se manifestar, ao passo que outros sintomas poderão aparecer primeiro.

A conduta ideal é, ao notar a dor de barriga e os sintomas relacionados, levar o cão a um veterinário, de modo que a causa possa ser identificada e os fármacos corretos sejam prescritos. No entanto, remédios caseiros podem ser providenciados para aliviar o quadro, caso o veterinário não esteja disponível.

A primeira alternativa caseira é a Aloe vera, visto que esta planta possui propriedades cicatrizantes, e ajuda a acalmar a mucosa gástrica, caso o problema seja de origem estomacal. Oferecer grama fresca (a qual naturalmente é rica em clorofila) também é outra alternativa; no entanto, é bol lembrar que ela é um elemento purgativo, logo vai estimular o vômito de modo a eliminar a infecção.

Também existem alimentos com propriedades depurativas, como por exemplo o mel (o qual também possui efeito antosséptico), a cenoura (a qual também atua contra possíveis parasitas intestinais), o nabo e flocos de aveia.

Sinais e Sintomas Associados a Dor de Barriga em Cachorros

Além da dor de barriga e do vômito, sinais e sintomas que podem estar associados ao quadro incluem:

  • Falta de apetite;
  • Falta de vontade de beber água;
  • Apatia;
  • Dilatação abdominal;
  • Aceleração da respiração;
  • Dificuldade para defecar e/ou urinar;
  • Diarréia (com ou sem sangue).

Cachorro com Dor de Barriga e Vomitando: Possíveis Causas

Dicas Para Ajudar a Amenizar a Dor de Barriga do Cachorro
Dicas Para Ajudar a Amenizar a Dor de Barriga do Cachorro

Algumas causas/ doenças de base podem ser as responsáveis pela manifestação da dor de barriga canina, são elas:

  • Envenenamento;
  • Tumores de natureza maligna ou benigna;
  • Parasitas ao nível do estômago ou intestino;
  • Gastrite;
  • Abscessos no trato digestivo;
  • Alguns vírus;
  • Dentre outros.

*

Agora que você já sabe o que fazer quando seu cachorro apresentar quadros de dor de barriga e vômito, use essas informações a seu favor.

Não se esqueça de compartilhar este artigo com alguém precisando de um esclarecimento sobre o tema. Também fique à vontade para conhecer outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

 

REFERÊNCIAS

Dog Hero. Cachorro com dor de barriga: o que fazer? Disponível em: < https://love.doghero.com.br/saude/cachorro-com-dor-de-barriga/>;

Canal do Pet. Conheça as principais doenças de cachorros, a prevenção e o tratamento delas. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2016-09-26/doencas-cachorros .html>;

RAMOS, L. Perito Animal. Remédio caseiro para cachorro com dor de estômago. Disponível em: < https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-com-dor-de-estomago-22561.html>.

Veja também

Esquilo de Estimação é Permitido? Como Ter um Legalmente?

Quem não se encanta com um esquilo, este bichinho fofo de rabo peludo como o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *