Home / Animais / Curiosidades Sobre Cachorro e Fatos Curiosos

Curiosidades Sobre Cachorro e Fatos Curiosos

Um dos pets mais amados pelas pessoas é, sem dúvida, o cachorro. O que poucos sabem é que esse animalzinho é cheio de curiosidades, o que pode tornar a experiência de criar um ainda mais interessante e gratificante.

Vamos saber, então, algumas dessas peculiaridades envolvendo os cachorros?

“Meu Dono Está Chegando!”

Muitas vezes, temos a impressão de que os cães meio que “pressentem” quando os seus donos estão prestes a chegar, mas, será que isso tem um fundo de verdade? Bem, essa questão realmente tem fundamento, visto que os canídeos, em geral, possuem uma audição muito (mas, muito) apurada, além de um olfato que também é bem acima da média. Ou seja, quando odores conhecidos pelos cachorros passam por correntes de ar, ele capta o cheiro e sabe exatamente do que se trata (nesse caso, o cheiro do seu dono que está chegando).

Essa capacidade também é válida para outras duas questões: a assimilação de tempo e barulhos característicos. Em suma, se você costuma chegar em determinado horário em casa, é perfeitamente natural que o seu cãozinho já tenha se habituado a essa rotina, e, naquela hora específica, vai esperar por você, sim. Isso sem contar que o cachorro consegue identificar o modo de andar do seu dono, ou até mesmo o barulho do motor do seu carro.

Cachorros Sonhadores

Se nós, seres humanos, sonhamos, será que os cachorros também sonham? De uma coisa é certa: muito provavelmente você já deve ter pegado o seu cachorro chorando ou até mesmo rosnando enquanto dorme. Pois é, eles sonham, sim. Além de dormirem cerca de 10 horas por dia (claro, caso fiquem alguns períodos sozinhos em casa durante o dia), ele têm os seus próprios sonhos, que, assim como acontece conosco, esquecem ao acordar.

São justamente os filhotes e os cachorros idosos aqueles os mais propensos a sonharem, e o que ocasiona isso são aqueles momentos marcantes que ocorrem durante o dia, que, com certeza, irão reverberar na hora de uma bela dormida (exatamente como acontece conosco também).

A Eterna Rivalidade Com Gatos

Criou-se a lenda de que cães e gatos são eternos inimigos (quem não se lembra dos desenhos animados de antigamente que evidenciavam isso, tipo “Tom & Jerry”?). Mas, será que os cachorros realmente odeiam gatos? O que podemos dizer é que isso seria verdade há séculos e séculos atrás, quando esses animais viviam em estado selvagem, mas, hoje em dia, com a domesticação deles, isso não acontece mais.

E, é até óbvio, já que os canídeos selvagens veem qualquer animal mais frágil do que eles como uma presa em potencial, e isso inclui gatos selvagens. Porém, quando foram domesticados, essa relação passou a ser a mais amigável possível, e, atualmente, um cachorro doméstico vê um gato como um companheiro de brincadeiras. Nada além disso.

Visão de Mundo

É muito comum as pessoas dizerem que os cachorros são daltônicos, ou que simplesmente que não conseguem enxergar determinadas cores. A verdade, porém, é que a ciência já provou que isso se trata de um mito dos grandes. A questão é que, ao contrário da nossa visão, esse sentido nos cachorros possui alguns diferenciais, e, por isso mesmo, não pode ser apenas resumido a um daltonismo, por exemplo.

O que acontece é que as retinas dos cães possuem menos cones (que são justamente as ferramentas oculares responsáveis pela captação de cores), ao passo que possuem também mais bastonetes (células cuja capacidade é detectar a movimentação da luz). Em suma, a visão desse animal é apenas diferente do que a nossa, e, sim, ele enxerga o vermelho.

Levantando a Patinha

Essa aqui é clássica: já se perguntou por que os cachorros levantam a pata quando vão fazer xixi? A explicação é bem simples: em seu histórico de evolução, os cães (em especial, os machos) são animais que precisam demarcar território. Levantar a pata para fazer suas necessidades implica que ele pode deixar o seu cheiro em uma área maior, evitando que possíveis inimigos ou rivais se atrevam a cruzar o espaço deles.

Interessante, no entanto, que esse hábito também pode ser feito por alguns gatos machos, ou até mesmo por fêmeas de cães, que acabam adquirindo esse hábito graças à convivência com outros machos. Porém, é bom dizer que isso ainda é algo incomum de acontecer.

A Idade de um Cachorro

Muito se discute como seria calcular a idade correta de um cão, principalmente, em relação a nós, humanos. Devido a um padrão já estabelecido, calcula-se a idade do bichinho por sete vezes a nossa. Em parte, isso está correto, apesar de não ser uma regra que precise ser levada ao pé da letra, visto que o envelhecimento do cachorro vai depender de uma série de fatores, entre eles, o porte do animal e a raça à qual pertence.

Pra se ter uma ideia, nos primeiros dois anos de vida, um cão envelhece muito mais rápido do que imaginamos, só sendo possível fazer uma comparação justa com a nossa idade a partir dos 3 anos de vida dele. O porte também influencia nesse cálculo, tipo: em cães pequenos, a razão em relação à nossa idade é de 1 para 5, ao passo que para cães maiores, a razão é de 1 para 7 ou 8.

“Entendi Tudo!”

Mesmo para aqueles cães que são adestrados, é muito curioso ver como parece que eles entendem perfeitamente qualquer comando que damos a eles, em especial, com palavras. Saber sentar, deitar e rolar com apenas um pedido nosso, é algo que pode parecer “mágico”, mas é pura ciência.

Esses animais atribuem significados a palavras simbólicas através de um processo chamado de interferência, que é como se fosse uma espécie de dedução. É o mesmo processo, inclusive, usado por crianças humanas para descobrirem o significado de alguma palavra desconhecida para elas. Trocando em miúdos, o que os cachorros fazem com isso é associarem um objeto à sua função em um determinado contexto.

É só ver, por exemplo, como o seu cãozinho pode associar a palavra “passeio” à coleira dele, e passar a abanar o rabo de felicidade assim que você pega esse objeto.

Pois é, os cães são animais realmente muito curiosos e inteligentes, e não é à toa que se tornaram grandes animais de estimação ao longo de nossa história.

Veja também

Maracanã-de-Cabeça-Azul: Características e Fotos

A América do Sul é uma parte do continente que possui uma riqueza gigantesca em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *