Home / Animais / Reprodução da Mula: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução da Mula: Filhotes e Período de Gestação

As mulas são animais de bastante destaque em todo território nacional, recebendo muita atenção por parte de quem realmente trabalha no campo brasileiro. Isso porque esse animal, diferentemente do cavalo, é muito bom para o trabalho pesado e consegue suportar grandes cargas sem apresentar graves problemas físicos.

Assim, a mula é muito mais forte que a grande maioria dos cavalos, mesmo aqueles de raça. Ademais, além do fator força, a mula ainda consegue ser muito resistente a baixas temperaturas, ao cansaço e ao acesso mais restrito à comida e água.

Por isso o animal é tão usado nas atividades rurais de todo o Brasil, havendo milhares de leilões exclusivos para mulas e burros em todo o Brasil, algo que parece inimaginável para aqueles mais leigos e que pensam que a mula é um animal problemático. Logo, o valor de mercado de algumas mulas chega aos 300 mil reais em alguns casos.

Mula Pode Reproduzir?

Muito se pergunta, também, como se dá a reprodução das mulas. A grande verdade, porém, é que as mulas não são capazes de reproduzir em 99,999% dos casos. Para explicar isso, porém, antes é necessário explicar a origem das mulas. As mulas são animais que nascem a partir do cruzamento do asno macho com uma égua. Logo, a mula já nasce de forma anormal, sendo esse um cruzamento artificial, fabricado pelas pessoas.

De qualquer forma, o cruzamento foi um sucesso evolutivo e as mulas não costumam apresentar graves problemas físicos, diferentemente do que acontece com muitos cachorros, por exemplo. O certo é que, sendo provenientes do cruzamento de raças distintas, as mulas possuem uma relação incompleta de cromossomos. Isso porque as éguas possuem 64 cromossomos e os asnos têm 62, fazendo com que as mulas tenham 63 na grande maioria dos casos.

Nos últimos 500 anos, apenas há o registro de 500 mulas que deram à luz, sendo até mesmo complicado afirmar como se dá o processo de gestação e, depois, o parto desse tipo de animal, já que há poucos casos para análise e, assim, as afirmações se tornam mais a respeito de casos específicos do que do conjunto.

Logo, para efeitos de conhecimento, saiba que as mulas são animais estéreis que não podem ter filhos na maioria esmagadora dos casos. Inclusive, isso ajuda a explicar o porquê de não existirem tantas mulas no mundo, já que a geração desse animal é mais complicada e não pode ser feita de forma direta, mas apenas de maneira indireta, a partir do cruzamento entre um asno e uma égua.

Características das Mulas

Apesar de as pessoas em geral acharem que as mulas são animais vistos de forma negativa no campo, a grande verdade é que as mulas são essenciais para a vida no campo, sobretudo daquelas famílias mais pobres e que realizam o trabalho rural de forma menos tecnológica. Dessa maneira, as mulas são fundamentais para o trabalho como um todo, já que a partir das mulas é possível realizar o transporte de pessoas e de coisas, facilitando o processo de integração no campo, algo que pode ser bastante pesado e difícil no mundo rural.

Portanto, as mulas são animais fortes, resistentes e que consegue suportar muitos trabalhos que os cavalos, mesmo aqueles de raças mais puras e famosas, não são capazes de executar.

Seis Mulas Amarradas na Corda
Seis Mulas Amarradas na Corda

Um desses trabalho é a subida de locais íngremes com itens pesados, algo que as mulas fazem com relativa facilidade e muitos cavalos torceriam os tornozelos nos primeiros momentos da viagem. Ademais, as mulas ainda são muitas vezes mais baratas do que os cavalos, embora recentemente os valores de mulas tenham aumentado de forma considerável em todo o mundo.

Muitos leilões específicos de mulas já chegam a atingir valores altíssimos, que ultrapassam os 250 mil reais e mostram bem coo as mulas estão valorizadas em todo o Brasil e também em algumas outras partes do mundo.

Mais Detalhes das Mulas

Além da questão da força e da resistência, dois itens essenciais quando se fala em mulas, esses animais ainda possuem outros pontos positivos muito interessantes que tornam o animal muito útil para o serviço no campo. Isso porque as mulas, em geral, possuem paladar bastante rudimentar.

Dessa forma, as mulas se tornam muito fáceis de alimentar, já que elas não fazem muita seleção do que comer e, portanto, comem praticamente qualquer coisa que aparecer. Ademais, as mulas ainda conseguem ficar mais tempo sem comer e sem beber água do que cavalos em geral.

Fora isso, outro ponto positivo das mulas é que esse tipo de animal possui a audição muito apurada, sendo esse um fator importante quando se trata da presença de possíveis predadores, que podem atacar tanto o animal quanto o dono da mula. Logo, ter um animal com audição apurada atuando em seu favor é sempre algo muito interessante.

Por fim, as mulas ainda têm um olfato também rudimentar, o que faz com que o animal não seja sequer capaz de distinguir entre alimentos estragados ou não, em muitos momentos. Porém, é claro que não se deve dar alimentos estragados ou podres para qualquer animal, já que isso fará extremamente mal para o bicho, podendo até mesmo matar.

Casos Raros de Gravidez de Mulas

Ainda que a maioria esmagadoras das mulas não possa passar os seus genes adiante, há casos isolados em que mulas reproduziram, sendo pouquíssimos casos registrados em todo o mundo. Além disso, em geral nesses casos a gravidez da mula foi induzida cientificamente. A gestação costuma durar cerca de 330 dias, sendo considerada de alto risco para o animal. Já quanto a outros detalhes, são todos muito parecidos com a gestação de um cavalo, embora os detalhes envolvam muito mais perigo para mãe no caso da mula.

Filhotes de Mulas
Filhotes de Mulas

De qualquer forma, o procedimento não acontece de forma natural e se torna muito caro realizar o processo, além de haver um alto risco de morte para o animal. Dessa forma, acaba por não ser tão vantajoso assim induzir o parto em uma mula, um animal naturalmente estéril e que, de forma natura, jamais seria capaz e dar à luz por conta própria.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *