Home / Animais / Ciclo de Vida do Chimpanzé: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Chimpanzé: Quantos Anos Eles Vivem?

É uma das perguntas mais comuns sobre chimpanzés e, durante os últimos 15 anos, tenho respondido incorretamente. Em minha defesa, eu não estava sozinho. Pesquise na Internet por “tempo de vida dos chimpanzés” e você sempre lerá que os chimpanzés vivem de 40 a 50 anos em estado selvagem e de 50 a 60 anos em cativeiro, ou algo nesse sentido. Essa era a linha padrão quando eu comecei a aprender sobre chimpanzés, mas agora parece ser imprecisa. Como isso poderia ser?

Para uma pergunta tão simples, a resposta por muitos anos foi difícil de encontrar. Se, por exemplo, você perguntasse: “Por quanto tempo as moscas da fruta vivem?”, A resposta seria cortada e seca. Basta seguir um monte de moscas da fruta do nascimento até a morte e registrar sua vida útil, que é medida em dias. Mas para uma espécie como o chimpanzé, que só foi estudada em larga escala por algumas gerações e cuja vida útil é medida em décadas, era difícil obter bons dados. Ao longo dos anos, no entanto, os pesquisadores coletaram cada vez mais dados sobre chimpanzés em cativeiro e selvagens e surgiu uma nova imagem, que mudou drasticamente minha própria compreensão dos chimpanzés.

Nós, humanos, podemos considerar uma vida longa entre 60 e 100 anos, dependendo de onde vivemos. Mas e os chimpanzés, um de nossos parentes vivos mais próximos? Ao longo dos anos, primatologistas relataram as expectativas de vida de chimpanzés selvagens em sua África natal, mas existem poucos relatos sobre seu estado em cativeiro. Ultimas pesquisas relatam a expectativa média de vida de chimpanzés em cativeiro no Japão, utilizando um banco de dados de quase 100 anos, contendo informações sobre mais de 1.000 indivíduos.

Então … Quanto Tempo Os Chimpanzés Realmente Vivem?

Para os chimpanzés em cativeiro, a melhor informação que temos é a seguinte: para aqueles que sobrevivem ao primeiro aniversário, a expectativa média de vida é de 31,7 anos para os machos e 38,7 anos para as fêmeas. Porém, existem alguns pontos técnicos, se você estiver interessado: Primeiro, você notará que isso exclui a mortalidade infantil. Se as mortes infantis fossem incluídas, a expectativa de vida seria ainda menor (mais perto de 32 anos para homens e mulheres combinados, acredito). A razão pela qual as mortes infantis são excluídas é porque a infância continua sendo um período de alto risco, mesmo em cativeiro.

Foto de um Chimpanzé Velho
Foto de um Chimpanzé Velho

Se quisermos saber quanto tempo um chimpanzé que ainda não nasceu, podemos incluí-lo. Mas, na maioria das vezes, estamos tentando determinar a expectativa de vida útil dos chimpanzés que já são jovens ou adultos (típicos dos chimpanzés que chegam a santuários), que por definição já superaram as chances desse período inicial de alto risco. Segundo, esses números são. A maneira de interpretar isso é que, para uma determinada figura, metade de todos os chimpanzés nessa categoria morrerá antes dessa idade, e metade morrerá após essa idade. Então, você esperaria ver muitos chimpanzés viverem após a idade média – na verdade, um chimpanzé no grupo AZA viveu até 72 anos. No entanto, você também esperaria que um número igual morresse antes da idade média. Por fim, não sabemos como os diferentes ambientes cativos e as histórias de vida afetam a expectativa de vida; portanto, é possível que dados futuros de santuários mudem nossa compreensão dessa população única.

Chimpanzés Em Cativeiros

A expectativa de vida nos chimpanzés selvagens tende a ser a mesma ou menor do que nos chimpanzés em cativeiro. Um estudo descobriu que a expectativa de vida média dos chimpanzés em cinco locais de estudo de campo era de apenas 15 anos. Mas para os chimpanzés que sobreviveram até a idade adulta, que neste estudo foi definido como 12 anos de idade, sua expectativa de vida era de 15 anos adicionais. É claro que muitos chimpanzés selvagens vivem bem além de 27 anos – o chimpanzé selvagem mais antigo foi estimado em 63 anos quando morreu. As comparações diretas entre esses tipos de estudos podem ser difíceis porque usam diferentes metodologias e análises, mas isso lhe dá uma ideia aproximada.

A importância desse assunto não é apenas acadêmica – ela tem o poder de moldar a maneira como pensamos sobre muitos aspectos diferentes dos cuidados com os chimpanzés em cativeiro. As informações sobre a expectativa de vida podem nos ajudar a prever a capacidade futura nos santuários, bem como os custos associados ao cuidado de um chimpanzé ao longo de sua vida. Mas, igualmente importante, pode ajudar a nos dar expectativas mais realistas sobre a vida dos chimpanzés que todos nós cuidamos e apoiamos.

As descobertas mostraram que a expectativa média de vida de um chimpanzé que atinge a idade adulta – relatada aos 12 anos de idade no jornal – é de 40 anos: 41,5 anos para homens e 39,2 anos para mulheres. Esses números mudam quando se considera a alta taxa de mortalidade infantil. Cerca de um em cada cinco chimpanzés nascidos morre antes de completar seu primeiro aniversário, e isso tem um impacto significativo na expectativa de vida média geral. Se calculada desde o nascimento, sua expectativa de vida é de 28,3 anos.

O Futuro Dos Chimpanzés

Para os indivíduos que alcançam seu primeiro aniversário, a expectativa de vida é de 34,6 anos, em média. No entanto, as médias não indicam a vida útil máxima. O chimpanzé mais antigo do Japão era um homem nascido na natureza, Jhonny, que morreu em janeiro de 2019, com a idade avançada de 68 anos. Os novos resultados fornecem aos pesquisadores informações muito atrasadas sobre os padrões de história de vida de chimpanzés em cativeiro. Espera-se uma análise mais aprofundada para permitir que cientistas e cuidadores compreendam melhor as causas da mortalidade e a influência de certas experiências de vida na longevidade.

Chimpanzé Junto Com Filhotes
Chimpanzé Junto Com Filhotes

Décadas atrás, os chimpanzés foram capturados e importados da África para diversos fins, como entretenimento e pesquisa biomédica. Considerando sua longa vida útil, personalidades únicas e altas habilidades cognitivas, temos a responsabilidade de fornecer os melhores cuidados a longo prazo para eles. Os chimpanzés são criaturas altamente inteligentes e duradouras. Os chimpanzés nascidos hoje estarão conosco pelos próximos 30-40 anos ou mais, quando pesquisadores como nós estiverem em idade de se aposentar. É vital considerar uma abordagem orientada para o futuro que transcenda gerações para que nós, humanos, possamos cumprir nossas responsabilidades com esses chimpanzés .

Veja também

Cisne: Curiosidades e Fatos Interessantes sobre o Animal

Os cisnes são aves da família Anatidae do gênero Cygnus. Há seis para sete espécies …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *