Home / Animais / Pelicano Se Sacrifica? O Que E Divino Pelicano?

Pelicano Se Sacrifica? O Que E Divino Pelicano?

Certamente todo mundo sabe o que é um pelicano, mas, poucos entendem como é a sua vida e até mesmo suas principais particularidades!

Primeiramente, é importante salientar que o pelicano se refere a uma ave aquática! Ele é muito conhecido por conta de sua bolsa posicionada junto à região da garganta.

Essa bolsa tem como principal finalidade ajudar a promover a captura de alimentos! Ao todo, existem 8 espécie de pelicanos catalogados em todo o mundo, e casa uma é detentora de diferentes peculiaridades.

Em geral, essas aves tendem a habitar principalmente locais que fiquem perto de grandes massas de água – tanto águas frescas como também salgadas, como no caso de mares, lagos e rios!

Todas as espécies de pelicanos permitem compor a família Pelecanidae, que também compartilha da ordem Pelecaniformes com seus “primos” mais distantes – é o caso das fragatas, corvos marinhos, gansos patola e também os pássaros tropicais.

Todas essas aves possuem um comportamento monogâmico, porém, seus filhotes acabam nascendo sem qualquer amparo, o que exige uma atenção mais constante!

Porque É Comum Ver a Igreja Associar Jesus Aos Pelicanos? Já Ouviu Falar Sobre Isso?

No decorrer da história a igreja seguiu representando Jesus com pinturas e demais imagens de um pelicano – mas, qual será o motivo?

Antigamente, era até mesmo muito comum que os primeiros cristãos se identificassem com o símbolo de um peixe. O fato é que isso ocorria porque em grego, a menção usada era Icthus, que eram justamente as iniciais de Jesus Cristo Filho de Deus Salvador!

Imagem de um Pelicano
Imagem de um Pelicano

Mas, um dos símbolos que ganhou maior dimensão nesse quesito foi, sem a menor sombra de dúvidas, o pelicano! Há quem considere essa como sendo uma comparação realmente absurda ou até mesmo ofensiva, mas não é bem assim!

Para poder entender isso é importante destacar que os pelicanos são aves costeiras e que ainda possuem um elevado porte físico. Eles são donos de habilidades únicas para a pesca e são muito inteligentes!

Quando um pelicano precisa alimentar seus filhotes, ele voa até o mar, de forma a pegar quantos peixes conseguir – para poder fazer isso, ele os acomoda dentro de sua bolsa que fica situada na região perto de sua garganta.

Nos tempos mais antigos, acreditava-se que quando um pelicano não tinha um bom dia de pesca, no lugar de simplesmente deixar seus filhotes com fome ou até mesmo com risco de morrerem, ele era capaz de arrancar sua própria carne, de forma a alimentá-los!

E é justamente aí que se deu a inusitada comparação entre o pelicano e Cristo – isso porque segundo as leituras, o Cristo é capaz de dar sua própria carne e seu sangue em prol dos homens!

A Lenda Do Pelicano Eucarístico!

O Pelicano Eucarístico é um importante símbolo da igreja católica, visto que apresenta uma relação direta com a Eucaristia – levando em conta que Cristo deu seu próprio sangue em amor ao seu povo!

Dessa maneira, o pelicano, que nada mais é do que uma ave majestosa e de grande porte, residente de regiões aquáticas, acaba tendo relações bem diretas com esse sacrifício de Jesus.

Segundo a lenda, na ausência de peixes para conseguir alimentar suas crias, o pelicano é capaz de bicar seu próprio corpo, de forma a oferecer sua carne e sangue como alimento!

Há Outros Significados! Entenda!

O Pelicano também é um símbolo presente na maçonaria, sendo que seu significado é associado a Deuses ou Deus que alimenta os cosmos por meio de suas próprias substâncias – nesse caso, estamos nos referindo ao seu sangue!

Segundo o dicionários enciclopédico da Maçonaria, há algumas especificações que ajudam a compreender melhor o uso da simbologia do pelicano!

Lá há a seguinte descrição: “Símbolo maçônico representado pelo pelicano derramando sangue pelos seus filhotes a que foi adotado pela maçonaria. Na antiga arte cristã, o pelicano era considerado emblema do salvador”.

Pelicano na Maçonaria
Pelicano na Maçonaria

Outro fator que merece destaque é que nessas representações, o pelicano sempre tende a apresentar suas crias levando em conta os números que são considerados sagrados por parte dos maçons – nesse caso, o número 3, 5 e também 7.

Os egípcios, pagãos e também os alquimistas também adotam diferentes significados com relação ao pelicano! Para os alquimistas, por exemplo, o pelicano foi um nome usado para batizar um utensílio.

Nesse caso, trata-se de uma espécie de alambique, sendo que o objetivo central de seu uso para justamente para alimentar a vida de forma constante!

Já os egípcios acreditavam fortemente que o pelicano era realmente uma ave sagrada – e há muitos indícios históricos que ajudam a confirmar essa crença!

Voltando A Falar Sobre O Animal!

Uma das grandes particularidades do pelicano é, sem a menor sombra de dúvidas, a sua bolsa membranosa que acaba prendendo seu bico. Essa bolsa pode ser até 3 vezes maior do que o seu próprio estomago.

A finalidade dessa bolsa gigante é justamente permitir que a ave seja capaz de armazenar uma boa quantidade de alimentos por um determinado prazo de tempo!

Outro ponto interessante é que, assim como as demais aves aquáticas, o pelicano possui dedos, sendo esses unidos por meio de membranas!

Os pelicanos podem ser facilmente encontrados em todos os continentes, exceto na região da Antártica.

O tamanho deles é algo que também impressionada bastante! Um pelicano, em fase adulta, pode chegar a medir cerca de três metros, levando em conta a ponta de uma asa até a outra.

Já com relação ao seu peso, ele pode chegar a atingir 13 kg – assim como outras espécies de animais, os machos geralmente tendem a ser maiores do que as fêmeas, e seus bicos também são mais alongados.

Comumente essa ave tende a sofrer com uma doença que acaba deixando como sequela algumas marcas vermelhas na região de seu peito. E é aí que se perpetuou a lenda do Pelicano Eucarístico!

Essa é apenas uma das versões a respeito dessa lenda, sendo que há ainda uma outra bastante difundida! A afirmação é que as aves costumavam matar suas crias para depois ressuscitá-las com o próprio sangue!

De fato são várias lendas e crenças, mas há uma certeza – essas aves são realmente incríveis e exuberantes!

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *