Home / Animais / Ciclo de Vida da Galinha: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Galinha: Quantos Anos Elas Vivem?

A galinha é um animal extremamente famoso não apenas no Brasil, mas ao redor de todo o resto do mundo. Isso porque ela é um animal muitas vezes domesticado que dá retornos aos seus criadores, ou seja: sua carne e seus ovos, que podem ser consumidos ou vendidos.

Isso faz com que a galinha seja um animal de grande visibilidade e muita importância na vida das pessoas, não importa se estamos falando quanto ao alimento que ela oferece ou quanto aos retornos que ela dá quando esses alimentos são vendidos.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não entendem muito bem como funciona o ciclo de vida da galinha, como ela se reproduz e qual é a sua expectativa de vida, informações muito importantes para quem está pensando em criar galinhas em casa.

Portanto, continue lendo o artigo para saber mais sobre o ciclo de vida da galinha desde a fase do ovo até a fase adulta; você também verá fotos e saberá quantos anos ela vive em média de maneira natural; ou seja, sem intervenção do ser humano.

Ovo

A maioria das pessoas já sabe que a galinha é um animal ovíparo, isso significa basicamente que o seu embrião passa por um processo de desenvolvimento dentro do ovo, sem contato com o ambiente externo até a hora do nascimento do filhote.

Além da galinha, animais como os peixes, os répteis e os anfíbios também são ovíparos, sendo que essa é uma característica de todas as aves, já que elas não poderiam voar se mantivessem o embrião dentro de si; logo, podemos dizer que o ovo é uma característica adaptatita.

Ovo e o Ciclo de Vida da Galinha

A fase do ovo não dura muito, tendo uma média de dias curta comparada a outros animais. Após botar o ovo a galinha começa a chocá-lo, isso significa que ela se senta sobre ele e começa o processo de incubação, podendo fazer isso com até 12 ovos ao mesmo tempo.

Esse processo geralmente dura não mais do que 3 semanas (21 dias) e após esse período a galinha tem seus filhotes, ou seja, os pintinhos.

Pintinho – Filhote

Os pintinhos são animais muito amados pelas pessoas, principalmente porque eles são fofos e pequenos; apesar disso, existem muitas outras informações que podemos aprender sobre essa fase.

A primeira coisa é que geralmente nem todos os pintinhos que nasceram irão sobreviver até a fase adulta, isso porque a “infância” é uma fase extremamente delicada, o que faz com que muitos pintinhos acabem morrendo por conta de um ambiente desfavorável. É claro que isso é mais comum em casos de cativeiro.

Durante essa fase de filhote, o pintinho irá se desenvolver, aprender a voar (baixo, assim como as outras galinhas), sair para se alimentar com a sua família – ciscando e muito mais, até se tornar forte o suficiente para a fase adulta.

Geralmente, o pintinho precisa de cerca de 2 anos para se transformar em adulto, o que também é um período curto comparado com os outros animais, mas longo quando levamos em conta a expectativa de vida da galinha (que veremos ainda nesse texto).

Fase Adulta

A fase adulta é quando o pintinho se transforma em galo ou galinha e a hora de se reproduzir chega mais uma vez para dar continuidade à espécie. Geralmente, ela ocorre aos 2 anos de idade e dura até o fim da vida do animal.

Nessa fase ocorre o acasalamento para gerar novos pintinhos. Por isso, vamos ver direito como tudo isso funciona.

Muitas pessoas não sabem, mas o galo não possui pênis, mas sim testículos que são responsáveis pela produção de seus espermatozóides. Os testículos se ligam à cloaca, um órgão presente nos dois gêneros que tem duas funções: acasalar e defecar.

Galinha Fase Adulta

Com isso, o casal irá acasalar tocando suas cloacas, isso fará com que o galo deposite os espermatozóides em um local chamado oviduto, e de lá ele irá para o ovário da galinha, iniciando o processo de fecundação mais uma vez. É claro que essa fecundação apenas ocorrerá se o espermatozóide conseguir “chegar” até o óvulo, assim como ocorre com os seres humanos.

Após isso, a galinha começa a produzir o ovo para que o pintinho possa se desenvolver em outros estágios. Com o fim da produção do ovo, ela irá botá-lo e todo o processo se reinicia: chocar, nascer o pintinho etc.

É interessante lembrarmos que geralmente o pintinho fica no ovo por 3 semanas, mas a galinha o produz em apenas um dia, logo é um processo bem rápido e extremamente eficaz.

Quantos Anos a Galinha Vive?

Agora você deve estar se perguntando qual é a expectativa de vida da galinha, já que elas possuem um estilo de vida bem precoce, se desenvolvem muito cedo e passam por todos os seus processos muito rápido ao longo da vida. Isso tem uma explicação: a expectativa de vida delas é pequena quando comparada com muitos outros animais.

Geralmente, a galinha vive no máximo entre 7 e 8 anos, logo ela possui 2 anos de fase filhote e 5 ou 6 anos de fase adulta. Apesar disso, algumas galinhas já foram encontradas em períodos mais velhos da vida, com cerca de 12 anos, como é o caso da galinha de Shaofu.

É claro que essas galinhas levadas em consideração estão vivas na natureza, são galinhas selvagens ou criadas em espaço propício com os cuidados necessários para seu desenvolvimento, sem nenhum tipo de trauma ao longo da vida e sem ter que dividir um espaço extremamente apertado com outras muitas galinhas.

Portanto, a galinha é um animal que possui expectativa de vida na natureza curta. E é importante lembrarmos que essa expectativa se torna ainda mais curta quando elas são criadas em grandes fábricas para o abate, o que reduz a expectativa de vida do animal para 1 mês e meio, ou seja, 45 dias; uma quantidade infinitamente menor do que a natural.

Quer saber um pouco mais de informações sobre as galinhas e não sabe onde encontrar textos confiáveis? Não tem problema, nós temos o texto para você! Leia também em nosso site: Galinha Pescoço Pelado – Características, Ovos, Como Criar e Fotos

 

 

 

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *