Home / Animais / Tubarão Serrote: É Perigoso? Características, Curiosidades e Fotos

Tubarão Serrote: É Perigoso? Características, Curiosidades e Fotos

Os tubarões já são animais considerados naturalmente assustadores, principalmente por causa do seu tamanho e pela forma como eles são representados em filmes de terror. Isso porque estamos acostumados a ver desde muito pequenos tubarões extremamente assustadores atacando pessoas e animais na natureza.

A realidade é um pouco diferente dos filmes, mas o tubarão continua sendo um animal extremamente interessante de se estudar e algumas famílias são ainda mais interessantes por conta de suas características peculiares, como é o caso da família dos tubarões serrote.

O nome já é extremamente assustador, mas existem muitas outras informações interessantes que podemos saber sobre essa família de tubarões que ainda não é muito conhecida pelas pessoas, mas é igualmente muito interessante.

Por isso, continue lendo o artigo para descobrir mais informações sobre o tubarão serrote, como por exemplo sua classificação científica, suas características físicas, curiosidades sobre ele, fotos e até mesmo descobrir se ele é perigoso ou não!

Classificação Científica

Muitas pessoas não gostam de estudar classificações científicas, mas a verdade é que elas podem ser (e são) extremamente importantes para o estudo de qualquer espécie animal, principalmente se soubermos analisar as informações profundamente.

Neste artigo, não nos convém analisar muito profundamente a classificação científica do tubarão serrote, mas existe uma característica em especial que queremos destacar para que você não se confunda e não esqueça. Por isso, preste atenção na tabela a seguir:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Pristiophoriformes
Família: Pristiophoridae

Tubarão Serrote

Como podemos perceber essa classificação científica vai até “família”, o que significa basicamente que o gênero e a espécie do animal não estão sendo identificados. E é exatamente isso que você precisa se lembrar: a verdade é que o tubarão serrote representa uma família, a Pristiophoridae; logo, não existe apenas uma espécie animal com esse nome.

Para ser mais específico, existem dois gêneros dentro dessa família, e com isso eles se dividem em outras espécies. Logo, o tubarão serrote não é apenas um único animal, mas sim diversos animais que possuem essas características que veremos.

Características do Tubarão Serrote

Reconhecer um animal por suas características físicas com certeza é uma conquista extremamente interessante para quem ama a natureza, principalmente quando levamos em conta a diversidade da fauna existente no mundo e a dificuldade de conhecer todos os animais.

Por esse motivo, vamos te falar quais são as característistas físicas do tubarão serrote, assim você conseguirá diferenciá-lo dos outros tubarões.

  • Maxila superior

Essa é a característica mais marcante desse tubarão, já que a maxila desse animal se parece com uma lâmina estreita e afiada. É lá que estão os dentes do animal e esse seria o seu “bico”.

  • Barbatanas

Uma curiosidade sobre o tubarão serrote é que ele não possui barbatanas anais, apenas dorsais. Quando falamos das barbatanas dorsais, podemos dizer que ele possui duas.

  • Fendas branquiais

O número de fendas branquiais irá mudar de gênero para gênero, no caso do gênero Pliotrema podemos contar com seis, e no caso do gênero Pristiophorus podemos contar com cinco.

  • Tamanho

O tubarão serrote é um animal grande, mas muito menor do que os outros tubarões. Geralmente ele pode chegar a medir no máximo 1,70 metros.

Essas são algumas características interessantes que você pode levar em consideração na hora de analisar se um tubarão faz parte dessa família ou não, mesmo que provavelmente seja intuitivo entender se o animal é um tubarão serrote ou não.

Curiosidades Sobre o Tubarão Serrote

Saber algumas curiosidades também é uma parte importante do aprendizado, assim você aprende de maneira mais dinâmica e mesmo assim descobre mais informações sobre o animal.

Por isso, vamos listar agora algumas outras informações interessantes que ainda não te falamos sobre o tubarão serrote.

  • O tubarão serrote é um animal carnívoro que se alimenta de outros animais, como os peixes, as lulas e os crustáceos;
  • Apesar de naõ serem tão conhecidos, eles estão presentes em diversos lugares do mundo, sendo encontrados nas águas do oecano Indo-Pacífico, mais especificamente desde a África do Sul até a Austrália (na Oceania) e o Japão (na Ásia);

  • No total existem 6 espécies de tubarão serrote, sendo 1 do gênero Pliotrema e 5 do gênero Pristiophorus;
  • Ele não possui registros de ataques a seres humanos;
  • Ele tende a viver isolado nas águas do Oceano;
  • Ele possui geralmente coloração cinza e não é um animal muito bonito, já que realmente se parece com um serrote, o que dá uma aparência assustadora;
  • Ele também pode ser chamado de tubarão serra;
  • Ele costuma ser menor do que os outros tubarões.

Essas são algumas características que com certeza te ajudam a entender mais profundamente como funciona o tubarão serrote e como ele é visto pela ciência e pelas pessoas, já que muitas vezes todo mundo vê o tubarão apenas como um animal perigoso e não entende as outras características do animal.

O Tubarão Serrote é Perigoso?

Pensar que um tubarão é perigoso é uma característica extremamente comum do ser humano e isso faz sentido; como já dissemos, desde pequenos estamos acostumados a ver os tubarões perigosos de filmes, e isso com certeza dá muito medo em quem vai ao mar, por exemplo.

A verdade é que não existem registros de ataques do tubarão serra a seres humanos, principalmente quando levamos em conta que ele vive no meio do Oceano, local que não é muito visitado pelas pessoas. Mesmo assim, podemos dizer que ele provavelmente possui um temperamento agressivo e com certeza é considerado perigoso pelas suas presas.

Portanto, este tubarão pode não ser tão perigoso quanto os outros que estamos acostumados a ver, principalmente por conta de seu tamanho, que é bem menor do que o dos outros animais marinhos (tubarões, na verdade); mesmo assim, vale tomar os cuidados necessários caso você esteja mergulhando e encontre um desse, por exemplo.

Quer saber um pouco mais de informações sobre os tubarões e não sabe onde achar textos confiáveis e de qualidade na internet? Não se preocupe! Temos o texto para você. Leia também em nosso site: Tubarão Galha Branca Oceânico – Ele Ataca? Características e Fotos 

 

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *