Home / Animais / Qual Animal Tem Mais De Um Estômago?

Qual Animal Tem Mais De Um Estômago?

Talvez essa seja a coisa mais estranha que você já ouviu. Porém é verdade, existem alguns animais que possuem um sistema digestivo tão complexo que os possibilitam de ter dois estômagos. E não estamos falando de somente um animal, existe mais de um e eles são chamados de ruminantes. Na verdade, não se trata exatamente de dois órgãos diferenciados, porém de algumas repartições e divisões dentro estômago deles que fazem com o que aparente ser dois estômagos diferentes. Vamos entender mais sobre esses animais, porque apesar de ser um conceito totalmente novo e talvez estranho, esses animais são muito comuns, e é bem provável que você já tenha visto mais de uma espécie deles.

Os Ruminantes

Os animais ruminantes são os que se alimentam de vegetais, ou seja, são herbívoros, e sua digestão é muito diferente de outros mamíferos. Basicamente eles comem e precisam mastigar mais de uma vez o alimento depois que ele vai ao estômago. Ou seja, o alimento faz o processo e retorna para a primeira etapa, a mastigação.

Não é à toa que eles têm esse sistema tão diferente de alimentação. Cada animal existente possui um sistema de acordo com o que sua alimentação exige. Por exemplo, os coalas comem somente folhas de eucalipto. Sua alimentação é totalmente restrita, portanto seu sistema digestivo totalmente preparado e equipado para receber folhas de eucalipto mesmo que muitas sejam toxicas para os humanos, eles possuem um sistema diferente que consegue anular a toxina e nutrir seu organismo com o que precisam. No caso dos crocodilos, por exemplo, também é diferente, eles possuem um sistema que precisa ser totalmente gástrico. Isso porque seus dentes são desalinhados e não consegue mastigar e triturar certamente os alimentos. Portanto, o que chega ao seu organismo são grandes pedaços dilacerados de corpos das suas presas e não um alimento mastigado. Portanto, nesse caso, esse organismo precisa de trituradores que farão com que o alimento seja realmente dissolvido. Para isso elas podem comer até pedras que ajudaram na digestão dos alimentos.

No caso dos ruminantes, todo aparelho digestivo por mais estranho que seja é necessário para digestão dos vegetais que comem.

A Digestão Dos Ruminantes

Vamos entender melhor sobre como funciona a digestão dos animais ruminantes. Eles iniciam o processo com a mastigação, com pouco tempo de mastigação já partem para a próxima etapa e o alimento rapidamente é direcionado para outro compartimento chamado rúmen. Nessa etapa e na próxima existem bactérias e fungos responsáveis por degradar o alimento. Portanto, nessa etapa específica existem esses organismos que farão com que o alimento seja mais triturado e mais digerido até que ele alcance a próxima etapa chamada retícula.

Nesta fase o alimento continua sendo degradado por organismos como bactérias fungos e protozoários. A diferença maior é que agora existe a presença de glândulas salivares assim como nós temos na nossa boca humana. Esses animais possuem essas glândulas que também produzem saliva e que farão com que esse alimento seja dissolvido.

Agora, o alimento já está levemente triturado, degradado e dissolvido. A fase seguinte pode ser a mais estranha, esse alimento voltará para a boca do animal ele mastigará novamente e depois irá para o outro compartimento chamado folhoso. Nesta etapa acontece um uma drenagem do alimento de forma que a água é retirada e o alimento segue triturado para próxima etapa chamada coaguladora.

Agora a digestão fica por conta das enzimas. Depois disso tudo o alimento segue para o intestino, que também é diferente da maioria dos animais. Os intestinos dos ruminantes tendem a ser maiores por conta de todo esse processo que é diferente dos animais.

Animais Ruminantes: Dois Estômagos

Como mencionamos, esse processo é realmente muito estranho e nada comum. Porém os animais que contêm esse sistema digestivo são muito mais comuns do que imaginamos. Como já citamos também, é provável que você já tenha visto, tocado ou conhecido algum animal ruminante, veja alguns exemplos desses animais.

Vaca

Vaca
Vaca

Animal de porte médio a grande, pode chegar ao peso de 900kg e medir mais de um metro. Fornecedoras principais de leite. Possuem apenas dois dedos, pelos curtos e uma cauda longa. São um dos bovinos mais populares.

Ovelhas

Ovelhas
Ovelhas

As ovelhas são animais que são domesticados desde a antiguidade. São considerados de porte pequeno, podendo chegar a 200kg e 1,5m de comprimento. São fornecedores de lã, consideradas animais muito inteligentes espertos. O nome de um filhote de ovelha é chamado de cordeiro. São também animais muito populares.

Girafas

Girafas
Girafas

São os animais mais altos que existem, apesar de muitas pessoas não terem visto pessoalmente é comum que saibam como são as girafas. Elas são animais realmente muito interessantes e diferentes de qualquer outro animal. Suas características são tão singulares que é muito fácil reconhecer qualquer girafa de longe. Dificilmente ela é confundida com qualquer outro animal.

Camelo

Camelo
Camelo

No Brasil é muito difícil e quase impossível encontrar um, eles são naturais de áreas secas e desertas, os camelos também são animais ruminantes. Possuem dois corcovados são conhecidos por armazenar muita água e por andar por distâncias quilométricas.  Apesar de não ser possível vê-los pessoalmente, é muito comum que as pessoas conheçam ou já tenha ouvido falar sobre esse animal.

Lhamas

Lhamas
Lhamas

As lhamas não são tão populares, elas vivem na América do Sul, mais precisamente na Cordilheira dos Andes. São animais muitas vezes domesticados. É comum encontrar criações de Lhamas. Seu peso pode chegar a 120 quilos e seu tamanho a 2 metros. Estou em uma pelúcia e muito espessa e muitas vezes pode servir como fornecedora de lã assim como as ovelhas. Também são animais ruminantes.

Conclusão

Existem ainda mais espécies de animais com ‘dois estômagos’ e um sistema de digestão tão. A natureza se responsabiliza pelas necessidades de cada um deles. Cabras, Bodes, Veados, enfim. Uma variedade de animais que assim como os que citamos aqui, também possuem esse sistema tão complexo. Uma coisa que todos tem em comum: São herbívoros e mamíferos. Os herbívoros alimentam-se de folhas. Elas contem celulose e todo esse sistema é pronto para digerir sem prejudicar a saúde do animal.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *