Home / Animais / Comportamento da Onça, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento da Onça, Hábitos e Modo de Vida do Animal

A fauna do nosso planeta é extremamente rica e isso é praticamente inegável, e é exatamente por isso que diversos animais acabam sendo esquecidos ou menos estudados, mas esse não é o caso da onça.

A onça é um dos animais mais famosos de todo o mundo, e nesse caso ela também é extremamente famosa aqui no Brasil, sendo símbolo da fauna e enriquecendo ainda mais a variedade de espécies que temos em nosso país.

Porém, a maioria das pessoas não conhece as características e o modo de vida desse animal, grande parte das pessoas conhece a onça apenas por nome e por isso ela acaba não sendo tão destacada apesar de toda a fama.

Por esse motivo, neste artigo falaremos especificamente sobre a onça. Continue lendo até o final para aprender mais sobre os hábitos desse animal, o seu modo de vida, suas características, ver fotos e muito mais coisas!

Hábitos da Onça

Entender os hábitos de um animal é essencial para saber como o seu habitat influencia no modo de agir, já que os hábitos de praticamente todos os animais são influenciados por fatores como o habitat natural e a relação existente com outros seres vivos no meio.

No caso da onça, podemos citar diversos hábitos que esse animal possui e são muito interessantes. Por isso, vamos ver alguns desses hábitos agora mesmo!

  • Hábitos alimentares
    Onça Comendo um Cachorro
    Onça Comendo um Cachorro

A onça é um animal que possui hábitos alimentares carnívoros. Isso significa basicamente que ela se alimenta apenas de carne, e por isso é considerada uma caçadora nata, já que essa carne vem de outros animais que estão no mesmo habitat.

  • Hábitos reprodutivos
    Filhote de Onça
    Filhote de Onça

A reprodução é algo extremamente necessário para a continuação das espécies, principalmente porque sem ela os animais não conseguiriam desenvolver uma família. No caso da onça, geralmente uma ninhada possui de 3 a 5 filhotes, que nascem extremamente dependentes da mãe, mas com habilidades muito avançadas ao mesmo tempo.

  • Hábitos de vida

A onça é um animal que prefere viver isolado na natureza, e é até mesmo por isso que ela costuma caçar e se alimentar em cima da árvore, dessa forma outros animais não conseguem alcançar sua presa.

Portanto, esses são apenas alguns dos hábitos desse animal, vamos continuar vendo sobre mais algumas informações da onça!

Modo De Vida Da Onça

Como já dissemos, a onça é um animal que possui um modo de vida extremamente solitário e na maioria das vezes é vista sozinha, sem nem mesmo ter um cônjuge ao longo da vida.

Porém, a verdade é que é difícil encontrar uma onça que nunca tenha um par na vida, já que esse é um animal que costuma encontrar um parceiro pelo menos durante o período de acasalamento, com a intenção de se reproduzir, já que esse é um instinto natural.

Onça Deitada em Cima da Árvore
Onça Deitada em Cima da Árvore

Portanto, podemos dizer que o modo de vida da onça é solitário, e isso basicamente significa que ela costuma marcar território para que outros animais, inclusive muitas outras onças, não se aproximem com o tempo.

Comportamento da Onça

Muitas pessoas pensam na onça apenas como um animal extremamente agressivo, principalmente por conta da sua fama de ser uma caçadora extremamente boa, mas a verdade é que muitas outras coisas podem ser ditas com relação ao comportamento da onça.

Em primeiro lugar, a verdade é que a onça não é um animal agressivo o tempo inteiro. Geralmente ela se torna agressiva quando se sente ameaçada e, é claro, também durante o momento da caça.

Em segundo lugar, é claro que uma onça pode acabar atacando seres humanos, principalmente porque ela vê os seres humanos como uma presa e como uma ameaça, e é exatamente por isso que ela pode acabar atacando.

Onça Brincando Com uma Pantera Negra
Onça Brincando Com uma Pantera Negra

Apesar disso, quando a onça está sendo bem cuidada em seu habitat natural, nas condições naturais que ela prefere, fica muito claro que esse é um animal que não tem tendências realmente agressivas em sua vida, mas sim um instinto muito forte de sobrevivência, que faz com que ela se proteja de qualquer tipo de animal que considera uma ameaça e também ataque os animais que considera como presa.

Curiosidades Sobre a Onça

Agora, vamos ver mais algumas curiosidades sobre a onça, já que aprender por meio de curiosidades pode ser considerado muito mais interessante e muito mais fácil de se absorver do que as coisas que aprendemos em textos muito corridos.

  • A onça é um animal que possui hábitos de vida noturnos;
  • A onça também pode ser chamada de onça preta;
  • Ela é o terceiro maior felino existente em nosso planeta;
  • Os únicos animais maiores que a onça são o tigre e o leão;
  • Ela é conhecida por ser o maior animal existente em todo o continente americano;
  • O nome científico da onça é Panthera onca;
  • Uma onça geralmente pode pesar entre 56kg e 96kg;
  • A expectativa de vida de uma onça é de 12 a 15 anos, isso quando ela não é caçada e está vivendo em condições normais do seu habitat natural;
  • Ela é um animal que possui o corpo todo coberto por manchas pretas;
  • A onça pode ser encontrada da parte norte da Argentina até a parte sul dos Estados Unido;
  • No Brasil, podemos encontrar a onça na Amazônia e também no Pantanal;
  • A mordida da onça tem a capacidade de quebrar o casco de uma tartaruga;
  • Como já dissemos, muitas pessoas têm medo das onças, mas a tendência é que elas fujam de seres humanos, já que elas consideram o ser humano uma ameaça, e não uma presa como nós pensamos.
    Onça se Aquecendo Junto a uma Vaca
    Onça se Aquecendo Junto a uma Vaca

Portanto, essas são apenas algumas curiosidades que podemos citar sobre as onças. Lembre-se que aqui em nosso site temos muitas outras informações e até mesmo curiosidades e fatos interessantes sobre esse animal tão encantador e interessante.

Gostou do artigo e agora quer saber ainda mais informações sobre a onça, mas não sabe exatamente onde encontrar essas informações pela internet? Sem problemas, aqui sempre temos o artigo certo para você! Para isso, leia também em nosso site: Qual a Diferença da Onça Preta Para a Pantera?

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *