Home / Animais / Qual é a Raça da Priscila da TV Colosso?

Qual é a Raça da Priscila da TV Colosso?

O programa TV Colosso fez muito sucesso na Globo na década de 1990, sendo um típico programa que marcou a infância de muitas pessoas e, dessa forma, está marcado na história de quem viveu aquela época.

Porém, para quem não viveu o período, vale lembrar que o programa nada mais era do que uma atração voltada para crianças em que havia bonecos fantasiados de cães, que faziam e simulavam todas as partes de uma emissora de televisão, dando um humor muito específico ao programa.

A TV Colosso ficou no ar por cerca de 4 anos, quase sempre com bastante destaque por parte de todos. Dentro do programa, como é de se imaginar, havia vários cães que, de forma natural, foram inspirados em cães reais. Dessa forma, é possível notar várias raças que fizeram parte do programa desde a sua fundação, ainda em 1993.

Qual é a Raça da Priscila da TV Colosso?

Dessa forma, como toda produtora de TV, a TV Colosso também possuía uma protagonista evidente, que atendia pelo nome de Priscila e se destacava bastante em quase todos os programas da série famosa. O que muitos sempre quiseram saber, contudo, era a raça de Priscila, já que a cachorrinha era muito bonita e possuía sempre falas muito originais.

A raça era a old English sheepdog, também conhecida apenas como sheepdog. O cão da raça sheepdog é conhecido por ser muito fofo e ter um pelo bastante avantajado, além de se relacionar muito bem com as pessoas e não realizar muita distinção entre as pessoas que podem ou não se aproximar dele.

Dessa maneira, o sheepdog se tornou muito famoso após a exibição do programa e rapidamente virou uma grande febre em todo o Brasil, com todas as pessoas querendo um exemplar do animal para ter em casa.

Conheça a Raça Sheepdog

O sheepdog é conhecido por ser um cão bastante amoroso e muito bem-educado, que sabe brincar em larga quantidade, mas também consegue respeitar ordens com relativa facilidade quando treinado para tal desde os primeiros anos de vida.

O sheepdog ainda possui uma cauda cortada, que não cresce, e tem uma origem bastante desconhecida, embora se saiba que o cachorro é originário do cruzamento de outras raças, sempre controlados pelo homem. O sheepdog, além de tudo isso, eram usados no passado como animais de trabalho pelos grandes fazendeiros de diversos locais de todo o mundo.

Assim, o sheepdog servia como um protetor do gado ou das ovelhas quando era necessário proteger esses animais para leva-los a locais de venda para passeios, por exemplo.

Dessa forma, por mais que atualmente o sheepdog seja visto como um animal dócil e amoroso, saiba que no passado esse animal era capaz de afastar predadores como pequenos lobos e até mesmo cachorros maiores. Por volta da década de 1880, porém, o sheepdog passou a receber outro tratamento e passou, também, a ser vítima de mais cruzamentos artificiais, que tornaram o cão mais dócil e muito menos agressivo.

Características do Sheepdog

O sheepdog é um cão de pelagem bastante densa, que se destaca em meio a outros cachorros justamente pelo fato de ter um pelo muito macio e bastante preenchido. O cachorro ainda é muito amoroso e extremamente dócil com as pessoas, não apenas com os donos ou aqueles mais próximos.

Isso faz do sheepdog um péssimo guardião da casa, já que o cachorro se atrai facilmente pelas pessoas e pode até mesmo brincar com um invasor. As orelhas do sheepdog são muito pequenas e, de maneira curiosa, ficam escondias atrás de toda pelagem densa do animal, não deixando que as orelhas apareçam.

O cachorro dessa raça pode chegar até os 30 quilos quando em fase adulta e alimentado de forma recorrente e regular, embora não seja comum que o exemplar de sheepdog seja tão pesado assim. De qualquer reforma, o sheepdog é tido como um cão grande e o seu adestramento pode ser relativamente complicado quando não realizado nos primeiros momentos de vida do animal.

Logo, o mais recomendado é que as pessoas realizem o adestramento do sheepdog quando o cão ainda for um filhote, o que torna tudo mais fácil para quem está fazendo o treinamento do cachorro.

Risco de Extinção do Sheepdog

A raça sheepdog se tornou muito comum no Brasil na década de 1990, justamente pelo sucesso que a TV Colosso teve com as crianças e pela forma como a protagonista do programa, Priscila conseguia cativar o público. Dessa forma, de um momento para o outro a raça sheepdog se tornou muito popular em todo o país, com muitas pessoas comprando o animal.

Porém, com o tempo, esse número foi diminuindo e, depois do fim do programa e do impacto inicial, há diversos relatos de famílias que chegaram até mesmo a doar ou abandonar o cachorro. Segundo órgãos ingleses especializados no assunto, há uma queda muito grande da raça sheepdog em todo o mundo, já que cada vez mais o número de cães cadastrados e registrados cai de forma considerável.

No Brasil, como já dito, o número de exemplares da raça sheepdog cai de maneira bastante abrupta desde a década de 1990, sendo que atualmente já é muito mais difícil encontrar um cachorro dessa raça nos lares do país.

Muitas pessoas dizem, por exemplo, que o sheepdog é grande e causa problemas quando adulto, pois é difícil de cuidar, e assim justificam o fato de não terem o animal.

Relação Entre Comportamento e Tamanho do Sheepdog

Três Sheepdog Com o Dono
Três Sheepdog Com o Dono

Apesar de ser um cão adorável quando bem treinado, o sheepdog pode apresentar problemas de comportamento quando o adestramento não acontece nos primeiros momentos de vida do animal.

Além disso, pelo tamanho elevado, que pode chegar aos 60 centímetros de altura e aos 30 quilos de peso, o sheepdog acaba por afastar possíveis interessados na compra do animal, que rapidamente se assustam com o fato de um animal tão grande poder ser desobediente.

Isso porque, em casos de desobediência e rebeldia, o sheepdog pode se tornar bastante difícil de lidar, dado o seu tamanho elevado. Logo, assim que comprar um animal dessa raça, lembre-se de realizar todo o processo adequado de adestramento.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *