Home / Animais / Diferenças Entre Feneco, Raposa de Deserto e do Ártico

Diferenças Entre Feneco, Raposa de Deserto e do Ártico

Você já viu raposa alguma vez? Você sabia que existem apenas 12 tipos diferentes de raposas ao redor do mundo? A raposa do ártico e o feneco são as raposas que mais atraem as pessoas, e elas têm muita diferença e semelhança.

A Raposa do Ártico – Alopex Lagopus

Raposas do Ártico se adaptaram ao seu ambiente ao longo do tempo. Eles têm corpos pequenos para minimizar a área de superfície de seus corpos, ajudando-os a permanecerem aquecidos. Elas têm características faciais curtas e membros para ajudar a manter o calor também.

Elas desenvolveram um casaco de pele grosso para ajudar a isolá-los; essa pele também cobre suas patas para permitir que caminhem na neve fria sem afetá-las.

Ela vai perder muito deste pêlo durante o verão e a cor também vai do branco ao marrom. Todas essas adaptações irão beneficiar o animal, pois isso significa que ela pode economizar energia na produção de calor, permitindo que mais energia seja usada para a caça.

Há a camada de gordura também que irá fornecer insulina impedindo a perda de calor. Os sistemas corporais se adaptaram para garantir o suprimento de sangue em todo o corpo.

O Feneco – Vulpes Zerda ou Raposa do Deserto

Os fenecos se adaptaram ao seu ambiente ao longo do tempo também. Eles têm orelhas grandes que podem se movimentar proporcionando ventilação para ajudá-los a esfriar durante dias quentes. Eles também podem perder calor ofegando e suando.

Há também a pelagem grossa que ajuda a fornecer calor durante as noites frias e bem como sua cor de areia que ajuda a refletir o calor, bem como agir como camuflagem. Os pêlos também cobre as patas para protegê-las das areias quentes.

Estas adaptações características beneficiam o animal, ajudando a economizar energia que pode ser usada para outras coisas, como a caça. O seu casaco ser camuflado significa que eles estão mais escondidos de predadores, dando-lhes um pouco mais de segurança que é benéfico.

Esta raposa pode sobreviver sem água, o que significa que seus rins tiveram que se adaptar a isso e ajudar a manter os níveis de água no corpo. Eles ajudam a restringir a perda de água de diferentes maneiras, o que é importante para garantir que a desidratação não ocorra.

A água pode ser absorvida através dos alimentos, bem como através da escavação e da hibernação, que podem ajudar a formar o orvalho, que pode então ser consumido.Isso poderia beneficiar o animal se ele fosse caçado e tivesse que se esconder em algum lugar diferente por um tempo, sabendo que ainda pode sobreviver sem a presença da água.

Diferenças e Semelhanças

Uma diferença entre a raposa do ártico e o feneco é obviamente porque ambos vivem em ambientes completamente opostos. A raposa do ártico tem seu habitat nos pólos extremos, norte ou sul, do planeta. Já o feneco vive em ambientes áridos, desérticos, como o deserto do Sahara. Por isso, como eles sobrevivem são diferentes uns dos outros também.

Por exemplo, as raposas do Ártico são brancas porque precisam dessa camuflagem na caça ou para protegê-las na neve, mas os fenecos têm uma cor castanho-clara que é da mesma cor que a areia, para que possam também esconder-se para caçar ou se proteger.

As raposas do Ártico têm uma pequena orelha para manter o calor dentro de seu corpo para sobreviver ao frio. Fenecos possuem uma orelha grande para deixar o calor sair de seu corpo para sobreviver no calor do deserto.

Outra diferença entre a raposa do ártico e o feneco é como eles caçam. Por exemplo, as raposas do Ártico estão caçando juntas, não sozinhas. E também, elas estão caçando quase tudo porque não há comida suficiente no tempo frio.

No entanto, fenecos estão caçando pequenos alimentos separadamente, como formigas brancas, ratos, ovos e frutas. A raposa do ártico e o feneco são diferentes, como o que comem, como sobrevivem e onde moram. Mas eles também têm muita semelhança.

A semelhança entre a raposa do ártico e o feneco é que ambos se movem na maior parte na noite. A maioria das raposas são animais noturnos, então eles se movem muito à noite e se movem menos pela manhã.

Uma semelhança óbvia entre eles é que são o mesmo tipo de animal. Ambos são “raposas” e também vieram de ancestrais comuns, mas mudaram suas características ao longo do tempo para sobreviver do problema da comida e do clima.

Caracterizando a Raposa do Ártico

A Raposa do Ártico é circumpolar e pode ser encontrada em todo o hemisfério sul e na região ártica. Isso inclui partes do Canadá, Rússia, Groenlândia, Islândia, Escandinávia, Svalbard e Alasca. Como muitas raposas, a raposa do Ártico constrói um covil, o covil das raposas do Ártico está geralmente em encostas cobertas de neve ou em uma margem do rio e normalmente terá múltiplas saídas e entradas.

Suas pernas curtas e nariz, pêlo espesso e orelhas pequenas são adaptações que ajudam a sobreviver em climas frios. Como suas pernas são tão curtas e suas orelhas e nariz são pequenas, elas ficam menos expostas ao frio. A raposa do Ártico também tem pêlos grossos e pêlos nas patas que ajudam a mantê-lo aquecido. O pêlo nas patas também dá tração à raposa, para que ela não deslize sobre o gelo.

Quando a raposa do ártico está dormindo, ela protege seu nariz do frio enrolando sua cauda espessa em torno de seu corpo. A raposa do ártico tem cerca de um metro de comprimento e pesa entre cinco e quinze quilos. Os machos são maiores que as fêmeas.

Caracterizando o Feneco

Feneco de Estimação
Feneco de Estimação

Os fenecos vivem no deserto do Saara e em outras partes do norte da África. Seus hábitos noturnos os ajudam a lidar com o calor escaldante do ambiente do deserto, e algumas adaptações físicas também ajudam. Essas raposas vivem em pequenas comunidades, cada uma habitada por cerca de dez indivíduos.

Suas orelhas características, como morcegos, irradiam o calor do corpo e ajudam a manter as raposas frescas, além de proporcionar uma audição incrível. Eles também têm o cabelo longo e grosso que os isola durante as noites frias e os protege do sol quente durante o dia.

Mesmo os pés da raposa são peludos, que foram adaptados para ajudar a protegê-los da areia extremamente quente, bem como diminuir a quantidade de som que eles fazem enquanto perseguem a presa.

Os pés da raposa também são pás eficazes para toda a escavação que fazem enquanto vivem em tocas subterrâneas. Eles são de uma cor amarela pálida que é reflexiva durante o dia para mantê-los frescos. O feneco também pode sobreviver por longos períodos de tempo sem água devido a sua adaptação dos rins para restringir a perda de água, pois o feneco é um carnívoro que absorverá muita umidade através de sua comida e dele mesmo.

A Pior Semelhança

Raposa do Ártico Sentada na Neve
Raposa do Ártico Sentada na Neve

Infelizmente, uma das características em comum que ambas as raposas partilham é a caça furtiva às espécies. Os homens, pra variar, são as maiores ameaças a existência pacífica desses animais em seu ambiente natural.

A adorável aparência dos fenecos os tornaram favoritos do comércio ilegal de animais selvagens, e os caçadores furtivos também caçam o feneco por sua pele. Essas raposas são às vezes criadas em “fazendas” para sua carne e até mortas por cães domésticos.

Essas ameaças resultaram em um declínio nos números em certas populações no noroeste da África, e novos assentamentos humanos, como os no sul do Marrocos, resultaram no desaparecimento dos fenecos nessas áreas.

Impulsionada pela demanda por seu puro pêlo branco, a raposa do Ártico só foi salva da extinção pela proibição da caça em 1928. Mas quase um século depois, a espécie ainda está sendo ameaçada. As pessoas afetam as raposas do ártico por caçá-las.

A caça à pele de raposas do ártico diminuiu nos últimos anos, no entanto, provavelmente devido a fatores de mercado. Embora a caça de peles tenha diminuído, muitas raposas do ártico ainda residem em fazendas de peles.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *