Home / Animais / Reprodução da Toninha: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução da Toninha: Filhotes e Período de Gestação

A fauna do nosso planeta é muito diversificada e isso possui um ponto bom e um ponto ruim. O ponto bom é que isso é excelente para o ecossistema e temos um planeta extremamente bem povoado e muito interessante. O ponto ruim é que muitas pessoas não conhecem nem 1% dos animais que vivem conosco, justamente por esse motivo.

Para resolver isso, o mais interessante é pesquisar sobre animais que você ainda não conhece e aprender o máximo possível sobre eles se esse for um assunto que te interessa. E aí isso acaba se tornando um ponto bom: você irá conhecer muitos animais e ampliar seus horizontes.

Para te ajudar, neste artigo falaremos mais especificamente sobre a toninha. Continue lendo para saber qual a classificação científica dela, como funciona a gestação desse animal, como é o seu filhote e também curiosidades sobre o animal!

Classificação Científica

A verdade é que a maioria das pessoas não gosta de estudar os animais por meio da classificação científica, principalmente porque na escola aprendemos ela de maneira chata e muito provavalmente essa foi uma matéria que quase todo mundo apenas ignorou.

Porém, a classificação científica é extremamente importante para que seja possível entender como um animal funciona com relação aos outros e quais são as características em comum que ele possui com outros seres; isso porque para fazer parte de um grupo é necessário ter algumas características em comum.

Toninha no Fundo do Mar
Toninha no Fundo do Mar

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Phocoenidae
Gênero: Phocoena
Espécie: Phocoena phocoena

Analisando a classificação científica da toninha podemos perceber que ela se trata de um animal cordado e mamífero, já que ela faz parte do filo Chordata e da classe Mammalia.

Além disso, é possível perceber que o seu nome científico é Phocoena phocoena, já que o nome científico é formado pela junção do gênero e da espécie, e nesse caso o gênero é Phocoena e a espécie também. É importante lembrarmos que o gênero deve ser sempre representado com a primeira letra maíscula e a espécie deve ser representada por todas as letras minúsculas.

Portanto, é possível já sabermos algumas características da toninha apenas por meio da classificação científica, e é por isso que ela é tão interessante e útil.

Gestação da Toninha

Gestação da Toninha
Gestação da Toninha

A gestação da toninha é um longo processo que rende poucos “frutos”. Isso pode acabar sendo uma coisa ruim no futuro. Atualmente ela está classificada como LC (pouco preocupante) na natureza; porém, se algum dia ela se encontrar quase extinta, a maneira como ocorre a gestação dela com certeza será um outro problema.

Geralmente, a gestação da toninha dura quase um ano, sendo mais especificamente um período entre 11 e 12 meses. Esse é um longo tempo para o mundo animal, já que a toninha passa um ano grávida e isso acaba afetando algumas de suas atividades.

Na maioria das vezes o maior número de nascimentos de toninhas ocorre durante a Primavera, provavelmente por conta do clima que faz nesse período. É interessante notarmos, porém, que alguns filhotes são encontrados durante todo o ano na Baia da Babitonga; e por isso a estação da primavera não é uma regra nesse caso.

Filhote da Toninha

Após o longo período de gestação, a toninha possui apenas um filhote, que nasce medindo entre 70 e 80 centímetros; ou seja, pouco menos de um metro. Esse é um tamanho grande para um filhote, principalmente quando levamos em conta que a toninha adulta não é tão maior que isso proporcionalmente falando.

Esses filhotes mamam até completarem mais ou menos 9 meses de vida, além disso eles começam a comer outros alimentos sólidos com 5 meses de idade na média, mesmo continuando a mamar. Até os 9 meses de vida o filhote de toninha aprende a capturar peixes e ser independente da mãe, já que ele para de mamar ao atingir esses 9 meses.

É interessante notarmos que a toninha é uma espécie provavelmente monogâmica, o que significa que ela forma um casal por pelo menos uma estação, o que não é algo tão comum de ser encontrado em outras espécies animais.

Portanto, o filhote de toninha é um animal que nasce com quase um metro, mama até os 9 meses e depois aprende a se tornar independente. O filhote tende a atingir a maturidade sexual entre os 2 e 5 anos, e assim o ciclo se reinicia.

Curiosidades Sobre a Toninha

Agora que já vimos tudo sobre a reprodução da toninha, vamos deixar tudo mais dinâmico estudando algumas curiosidades existentes sobre a toninha. Para saber quais são elas, leia a lista que preparamos a seguir!

  • As toninhas eram muito caçadas na Dinamarca porque sua gordura era usada como combustível, mas medidas foram tomadas e atualmente a espécie não está ameaçada;
  • Ela vive em águas de mais ou menos 15 graus;
  • A toninha pode chegar a medir 2 metros de comprimento;
  • Diferente da maioria das espécies de animais, a toninha fêmea é maior e bem mais pesada do que o macho;
  • Elas se alimentam de peixes de porte pequeno, principalmente a espadilha e o arenque;
  • O maior mergulho de uma toninha já registrado por cientistas foi de 224m;
  • A toninha possui o corpo cinza com a barriga mais acinzentada, lembrando uma baleia;
  • A toninha não está ameaçada de extinção atualmente, já que está classificada como LC (pouco preocupante) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais;
  • Ela é o menor membro pertencente à família Phocoenidae;
  • Outros animais que fazem parte dessa mesma família são o golfinho e a baleia;
  • Ela pode ser encontrada principalmente nas águas do Hemisfério Norte, no Oceano Atlântico e em diversos países da Europa.

Essas são algumas curiosidades que você com certeza ainda não sabia sobre a toninha! Agora que você leu esse texto, já conhece mais um animal na natureza. Já pode falar sobre a gestação da toninha, seus filhotes, sua classificação científica e pode até mesmo citar fatos interessantes sobre ela!

Gostou desse animal e quer ter mais informações confiáveis e de qualidade sobre ele? Não se preocupe, nós temos o texto para você! Leia também em nosso site: Tudo Sobre a Toninha – Características, Nome Cientifico e Fotos

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *