Home / Animais / Como o Tucano Respira? Sistema Respiratório da Ave

Como o Tucano Respira? Sistema Respiratório da Ave

Os tucanos são aves espetaculares, símbolo da brasilidade tropical, assim como as araras e papagaios. Existem em cerca de 30 espécies, com distribuição nos biomas do Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Estas aves também podem ser encontradas em outros países latinos, tais como o México, Paraguai, Bolívia e Argentina.

As espécies mais famosas incluem o tucanuçu, tucano grande de papo branco, tucano de bico preto e tucano de bico verde. As diferenciações físicas entre uma espécie e outra estão intimamente relacionadas a elementos como o comprimento corporal, coloração das penas e do bico.

Em relação a algumas características, tais como a respiração, é importante compreender que a respiração das aves é diferente da respiração dos mamíferos, logo, os tucanos irão acompanhar essas peculiaridades.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o sistema respiratório dos tucanos, assim como muitas outras informações relacionadas a essas aves.

Então venha conosco e boa leitura.

Tucano Classificação Taxonômica

A classificação científica para os tucanos obedece à seguinte estruturação:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Aves;

Ordem: Piciformes;

Família: Ramphastidae.

Os tucanos estão inclusos na família Ramphastidae, e categorizados em 5 gêneros: Aulacorhynchus, Pteroglossus, Andigena, Selenidera e Ramphastos.

Tucano Características Gerais

Os tucanos são aves essencialmente frugívoros, mas que demandam certo nível proteico na dieta, logo também podem caçar insetos, ovos e filhotes de outros aves e até presas como pequenos lagartos e pererecas. Seus hábitos frugívoros são muito importantes dentro do processo de dispersão das sementes.

O bico é sem dúvida a característica física mais marcante. Esta estrutura é córnea e pneumática, é ligeiramente resistente, porém leve; entre as suas funções, estão a dispersão do calor, uma vez que são bastante vascularizados.

Assim como os demais integrantes de sua ordem taxonômica, os tucanos possuem pés zigomáticos, ou seja, com algumas falanges voltadas para trás (no caso, a 1ª e a 4ª); assim como glândula uropigial, a qual secreta o óleo responsável pela impermeabilização das penas.

Não possuem hábitos migratórios e também não possuem dimorfismo sexual, logo a sexagem só é realizada através de exames de DNA.

Tucano Voando
Tucano Voando

Em razão do peculiar arranjo de vértebras caudais que estas aves possuem, estas são capazes de projetar a cauda para a frente e dormir com o bico escondido sobre as asas, e a cauda dobrada sobre o dorso, cobrindo a cabeça.

As estações como primavera e verão marcam o período de nidificação, a qual é realizada em cavidades já existentes na natureza, tais como no oco de árvores. O período de incubação dos ovos pode variar de 15 a 18 dias.

Como o Tucano Respira? Sistema Respiratório da Ave

As aves, de forma geral, respiram através de pulmões rígidos posicionados no tórax. A traquéia e divide em brônquios, os quais se ramificam, dentro do pulmão, em parabrônquios e parabronquíolos, os quais são tubos muito finos (onde as trocas gasosas são realizadas), irrigados por capilares sanguíneos.

A diferenciação em relação ao sistema respiratório dos mamíferos reside no fato de que as aves não possuem alvéolos pulmonares, e sim capilares aéreos, os quais partem dos parabronquíolos.

Outra diferença significativa é que antes da ramificação dos brônquios, no interior da traquéia, é possível encontrar a siringe, estrutura semelhante a uma bolsa que contém as cordas vocais, responsáveis pela emissão de sons como grito e canto. Em relação ao som emitido pelo tucano, as enciclopédias online o definem como chalrar ou gorjear. O tucanuçu, mais precisamente, emite sons e grunhidos irregulares, tais como “grr”, “gruuuuuunkt”, “aaaark-rk” e “greeekt-eeek”.

As diferenciações em relação aos mamíferos continuam ao mencionar os sacos aéreos, bolsas que se estendem a partir de alguns brônquios secundários e estão posicionadas tanto na porção anterior quanto na posterior do animal (inclusive, penetrando em alguns ossos). Os sacos aéreos são importantíssimos para ventilar o ar para os pulmões, tanto na inspiração quanto na expiração. Essa ventilação auxilia que a ave tenha um fluxo contínuo de oxigênio, contribuindo também para a diminuição do peso corporal e facilidade para o voo, assim como favorecendo a refrigeração corporal após períodos de atividade (como o voo).

Uma curiosidade em relação aos sacos aéreos é que estes são capazes de armazenar um volume de gas até 10 vezes superior aos pulmões.

Tucano Conhecendo Algumas Espécies

O tucanuçu (nome científico Ramphastos toco) é o maior de todos os tucanos. Possui 56 centímetros de comprimento e média de peso em 540 gramas. A plumagem corporal é negra, com papo e uropígios na cor branca. O redor dos olhos é alaranjado e as pálpebras são azuis. O bico possui cerca de 20 centímetros, cor laranja e uma mancha negra na ponta. No Brasil, é encontrado no Cerrado e Mata Atlântica. Também há populações na Amazônia do Paraguai, Bolívia e Argentina.

O tucano grande de papo branco (nome científico Ramphastos tucanus) é uma espécie que em algumas circunstâncias pode até mesmo exceder o comprimento do tucanuçu, uma vez que pode atingir de 53 a 58 centímetros.

Tucano Grande De Papo Branco
Tucano Grande De Papo Branco

Em relação ao peso, este pode estar compreendido entre 515 a 700 gramas. Pode ser encontrado em toda a região amazônica, assim como nas Guianas e Venezuela até a Bolívia.

O tucano de bico preto (nome científico Ramphastos vitellinus) possui 4 subespécies e um média de 46 centímetros de comprimento. Pode ser encontrado desde a Amazônia até Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso; com algumas populações também em Pernambuco, Alagoas, Venezuela, Guianas e Bolívia.

No caso do tucano de bico verde (nome científico Ramphastos dicolorus), o comprimento está entre 42 a 48 centímetros e o peso entre 265 a 400 gramas. Possui papo amarelo e bico verde. É encontrado no Sudeste e Sul do Brasil, assim como sul de Goiás ,Paraguai e Argentina.

*

Depois de conhecer muitas informações referentes aos tucanos, nossa equipe o convida para continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral. Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

FIGUEIREDO. A. C. Infoescola. Tucano. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aves/tucano/>;

Mundo Educação. Sistema respiratório das aves. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/sistema-respiratorio-das-aves.htm>;

Wikipédia. Tucano. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Tucano>.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *