Home / Animais / Qual a Utilidade do Tucano na Natureza? Para que Servem?

Qual a Utilidade do Tucano na Natureza? Para que Servem?

Olá, tudo bem? Espero que sim. Durante o artigo de hoje você irá conhecer o Tucano, uma ave de grande importância  as florestas no qual habita.

Você aprenderá as características gerais de toda a classe das aves e muito mais.

Preparado(a)? Vamos lá então.

Tucano do Peito Branco
Tucano do Peito Branco

Aves

Como nosso assunto principal de hoje é o Tucano, nada mais interessante e necessário do que conhecer as aves e as características gerais deste diversificado reino antes. Para um melhor entendimento e compreensão sobre a vida do Tucano e sua função na natureza.

As aves são animais que são revestidos por penas e que possuem sangue quente. Eles são vertebrados e dispõem de algumas particularidades em comum: todos são ovíparos, bípedes e seus ossos são pneumáticos.

Hoje se conhece aproximadamente 9 mil espécies diferentes de aves. Elas são descendentes diretas dos Dinossauros, acredita-se que elas existam há mais de 10 milhões de anos.

Este grupo de animais vivem em toda parte do planeta, desde a Antártida até o Deserto. E suas principais características são:

  • Seu canto: habilidade que é utilizado para marcar território, como meio de atração sexual e principalmente para comunicação. Isto acontece, graças a um órgão fonador chamado Siringe;
  • A pele das aves é impermeável e queratinizada, contudo, elas secretam um óleo que auxilia a sua pele a se hidratar para que seu corpo continue funcionando em equilíbrio;
  • Penas: característica que somente elas possuem, ela tem papel de isolador térmico, camuflagem, e até mesmo de atrativo sexual;
  • Vôo: grande ferramenta evolutiva, o Voo é usado para tarefas como a fuga de predadores, migrações, a busca de alimentos, entre outros.

Seus tamanho e forma irá variar de acordo com sua grande diversidade de espécies. Sua alimentação normalmente é baseada em: sementes, grãos e frutas.

Se quiser saber de forma mais profunda e entender melhor a fisi as aves, seus fenótipos e hábitos gerais de toda esta classe de animais, acesse este texto do Toda Matéria.

Aves Voando
Aves Voando

Os Tucanos

Da ordem de aves Piciforme, os Tucanos pertencem à família dos Ramphastidae e seu habitat se encontra em uma larga extensão territorial, que cobre desde o México até o sul da Argentina.

Muito conhecido por seu grande bico, este animal tem uma aparência exuberante. Ele se alimenta normalmente de frutos, porém sua dieta se altera de vez em quando, e ele chega a comer ovos, filhotes de aves e insetos.

Seu tamanho chega a até 66 centímetros de altura dependendo de sua espécie, seu bico chega a ter até 23 centímetros de comprimento.

A cor de sua plumagem e de seu bico, varia de acordo com suas espécies.

Considerado um dos maiores dispersores de sementes da América Central, esta ave dispõe de um papel importante no auxílio do equilíbrio de florestas na região.

Eles alcançam sua maturidade sexual com 3 anos de vida e tanto a fêmea quanto o macho cuidam de seus ovos.

Existem em sua família, 30 espécies diferentes. Assim como seus parentes, ele sofre com o comércio ilegal e tráfico de animais.

Os seus ovos eclodem depois de 18 dias e sua expectativa de vida é de 15 anos. Algumas das espécies de Tucanos conhecidas hoje são:

  • Tucano Grande de Papo Branco: esta espécie vive nas regiões Amazônicas, Venezuela, Bolívia e Guiana. Ele medem entre 53 e 58 centímetros. Habita copas de florestas úmidas;
Tucano Grande de Papo Branco
Tucano Grande de Papo Branco
  • Tucano de Bico Verde: encontrado na Argentina, em todo o Sul do Brasil, na região sul de Goiânia, e no sudeste brasileiro. Possui cerca de 48 centímetros e seu bico é verde e poroso;
Tucano de Bico Verde
Tucano de Bico Verde
  • Tucano de Bico Preto: dividido em 3 subespécies, este Tucano mede em média 56 centímetros e é naturalmente do Mato Grosso, Goiás, Sul da Amazônia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, e também pode ser encontrado nas duas Guianas;
Tucano de Bico Preto
Tucano de Bico Preto
  • Tucanuçu: também conhecido como Tucano Toco, ele possui  até 66 centímetros de comprimento e se destaca por seu grande bico amarelo e laranja. Ele vive no Cerrado, na Mata Atlântica, Argentina, Bolívia, Paraguai e grande parte da floresta Amazônica.
Tucanuçu
Tucanuçu

Importância do Tucano na natureza

Como dito antes durante este texto, os Tucanos possuem uma grande importância para o equilíbrio do meio ambiente onde habita.

Ele é um grande dispersor de sementes. Juntamente com sua família, eles são responsáveis pela dispersão de 83,3% das semente de Manduvi no Pantanal brasileiro.

Através deles, ecossistemas continuam vivos e/ou crescem e se tornam mais ricos. Eles dispersam principalmente sementes de árvores frutíferas.

De acordo com o Eco, florestas como  que ficam 50 anos seguidos sem Tucanos, podem se tornar florestas com pouca fauna.

Extinção

Hoje, os Tucanos não correm risco de extinção, contudo, sua população esta caindo e o Tucano de Bico Preto, já foi extinto do estado São Paulo no Brasil. O principal motivo disto, foi o tráfico ilegal de animais.

Outra preocupação, é o Tucano Toco que mesmo sendo enquadrado como um animal que não tem risco de extinção, o tráfico ilegal está diminuindo o seu número populacional. .

Curiosidades

Para você que amou o texto e o acompanhou até aqui, foi preparado á você algumas curiosidades exclusivas sobre os Tucanos:

  1. Sua plumagem é a combinação perfeita para se esconder em meio às florestas tropicais nas quais ele vive;
  2. eles possuem dois dedos virados para frente e um para trás;
  3. tribos indígenas acreditam que quando um grupo grande de Tucanos barulhentos se juntam, este é um sinal de que irá chover;
  4. O nome científico do Tucano, Ramphastidae que significa “ave colorida de nariz grande como espada”.

Conclusão

Durante o artigo de hoje você conheceu e entendeu o Tucano e sua vida dentro da natureza.

Além de compreender sua grande importância dentro de ecossistemas na América do Sul e na América Central.

Se você gostou do artigo de hoje, continue em nosso site. Você não vai se arrepender!!

Até a próxima.

-Diego Barbosa

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *