Home / Animais / Pitbull Mexicano Caracteristicas, Tamanho, Filhotes e Fotos

Pitbull Mexicano Caracteristicas, Tamanho, Filhotes e Fotos

O cão existe, sua raça selecionada desde 1970. É um cão notório e surpreendentemente forte. Infelizmente a raça só foi marginalizada desde sua criação, utilizado quase que exclusivamente para competições ilegais de rinhas de cães. Um lutador nato, que ainda não recebeu o reconhecimento oficial de qualquer instituição canina.

Pitbull Mexicano: Características e Tamanho

Essa é a vida do chamuco, o pitbull mexicano. Seu nome vem da gíria mexicana chamuco, que significa diabo por causa de seu temperamento e tenacidade. Como já dissemos, originou-se no centro do México, desenvolvido neste país na década de 1970, produto dos cruzamentos acidentais ou intencionais de sete raças diferentes: american pitbull terrier, cães de rua, american bully, pitbull blue, staffordshire bull terrier, american staffordshire terrier e provavelmente com o boxer.

As constituições físicas que caracterizam o chamuco pitbull mexicano são:

Orelhas: não costumam ser cortadas; são normais com pontas geralmente caídas.
Olhos: não há preferência; em geral são ovais arredondadas, de expressividade serena.
Focinho: mediano, na mesma altura dos olhos. Mandíbulas típicas dos poderosos pitbull de sangue puro. Criadores dessa raça não costumam aceitar chamucos com lábios caídos, mas sim curtos.
Nariz: sem preferência.
Pescoço: largos e densos, com arqueamento ligeiro e curto.
Ombros: de musculatura poderosa e proeminente.
Corpo: de musculatura bem definida, parte anterior bem desenvolvida, afunilando firme para a parte posterior.
Cauda: curta e pontuda no final. Chamucos de cauda cortada ou encaracolada não são aceitos.
Pés: as pernas da frente devem estar retas. Uma ligeira torção para o lado de fora do pé é aceita, mas não desejada. Os ossos devem ser grandes e arredondados. Não deve ser torto na frente.

O chamuco apresenta-se em várias cores, mas são preferidos o preto, o café e o tigrado. Não é costume cortar as orelhas ou a cauda. Os criadores desses cães desenvolvidos para lutar preferem cores escuras (de modo a esconder sangue), e tamanhos menores (cães mais fáceis de esconder). Tem um fenótipo definido, requer pouco cuidado, é de pequeno tamanho, delgado mas musculoso, agressivo para com outros cães devido ao seu forte senso de autopreservação.

Pitbull Mexicano Características

Não existe dimensão oficial definida, mas em sua maioria são cães com cerca de 40 a 45 cm na cernelha e pesando entre 25 e 32 quilos. É uma raça pouco conhecida e até mesmo negada, porque não é o tipo de cão que pode ser comprado em uma loja de animais porque os cães são criados e selecionados clandestinamente, uma vez que é basicamente um cão de briga.

Comportamento do Chamuco Pitubull Mexicano

São muito poucos as pessoas que possuem essa raça apenas como um animal de estimação comum, sem intenções violentas e ilegais. Só é possível alguma informação sobre comportamento e temperamento dessa raça graças a esses raros espécimes expostos.

Surpreendentemente, o chamuco pitbull mexicano tem um ótimo temperamento quando devidamente treinado e criado em um ambiente amoroso. Com a família, eles são muito amigáveis e gostam de ser incluídos em atividades familiares. As características mais marcantes são: corajoso, confiante e protetor.

Escusado será dizer que os cães chamuco estão sempre cheios de confiança, mesmo em torno de estranhos. Eles são inteligentes e hábeis o suficiente para julgar as intenções de um estranho. Por esta razão, eles são alguns dos melhores cães de guarda que o México tem para oferecer.

O que é ainda mais surpreendente é a natureza lúdica deles em relação às crianças. Ainda assim, você deve ter muito cuidado ao deixar seus filhos brincar com o chamuco pitbull mexicano. Infelizmente, tudo o mais que se sabe sobre esse cão está nas arenas ilegais e sangrentas dos guetos. É melhor nem saber!

Pitbull Mexicano: Filhotes e Preços

Esse tipo de informação ficaremos devendo porque, infelizmente os cães chamuco pitbull mexicano não são animais domésticos populares no México. Em vez disso, eles são criados para participar de lutas de cães clandestinos ilegais.

Você não pode realmente comprar um chamuco em uma loja de animais no México. Na verdade, a criação deste cão é desaprovada por causa de sua associação com brigas de cães no México. É realmente uma pena, porque esses cães mexicanos realmente fazem animais de estimação esplêndidos com treinamento adequado. Pelo menos, de acordo com os poucos que possuem um.

Existem espécimes, mas raramente vistos, como animais de estimação em áreas populares da Região Metropolitana do Vale do México, na Zona Metropolitana de Puebla, no Pachuca de Soto, em Querétaro e na Zona Metropolitana do Vale de Toluca.

A Marginalização de um Cão

A história do chamuco remonta de modo muito semelhante ao que ocorria com os antepassados do pitbull lá nos inícios dos anos 1800, ou mesmo ao que ocorreu com o pitbull principalmente na década de 1980. A ilegalidade dos jogos de lutas sangrentas motivavam homens inescrupulosos a criarem esses cães sem nenhum controle de socialização, visando apenas sua sordidez em doutriná-los pra batalhas violentas.

Mesmo depois do pitbull viver muitos anos no século 20 em paz e em família, a explosão das lutas subterrâneas ilegais da década de 80 voltou a desenvolver variações sem escrúpulos e de personalidades agressivas pra atender o mercado negro de rinhas, o que levou a muitas repressões contra o cão que até hoje é uma raça proibida ou restrita em muitos países.

No período de 1800. os cães ‘old english bulldogs’ eram usados pelas pessoas de gueto principalmente pra satisfazer seu tédio e desejo de barbárie. Na década de 80, foram os seus descendentes pitbull que acabaram marginalizados nos guetos e subterrâneos para o mesmo fim. Hoje esses chamucos são as vítimas, em especial pelos criminosos e outros inescrupulosos associados, que já criaram essa mistura de raças na intenção de resultar num cão com instinto violento potencializado e no auge da agressividade.

O cão chamuco, no entanto, já demonstrou que todo esse instinto e tendência só se manifesta quando criado por pessoas desse nível, é um reflexo de sua própria barbárie e instinto selvagem. Mas quando agraciados por um lar em que recebem amor e carinho, revelam-se cães dóceis, obedientes e muito amigos. Esperamos que um dia esses cães sejam abençoados com a mesma sorte que os pitbulls americanos tem tido de serem resgatados da marginalização e tenham todos a oportunidade de conquistar uma vida de paz e harmonia!

Veja também

O Que é Um Pug Abricot? Características, Cuidados e Fotos

Os cachorros são animais de estimação que grande parte das pessoas sonham em ter algum …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *