Home / Animais / Qual é a Função do Marimbondo na Natureza?

Qual é a Função do Marimbondo na Natureza?

Apesar de sua reputação ruim, a função do marimbondo na natureza é incrível. Mesmo com suas ocasionais agressões, esses insetos desempenham um importantíssimo papel no ecossistema.

Existem várias espécies de marimbondos vivendo no Brasil, compreendendo uma enorme variedade de espécies solitárias e sociais. Grande parte é parasitóide, e possuem filhotes que consomem aranhas vivas ou insetos. Entretanto, tais animais são mais comumente encontrados nas espécies sociais preta com mancha amarela.

As colônias de marimbondos sociais podem ser consideradas irritantes pragas. Elas geralmente vão se aninhando nas estruturas artificiais, o que causa picadas bem dolorosas, caso você chegue muito perto. Mesmo com nossas queixas, os ecossistemas realmente contam com esses subestimados insetos.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre isso, que tal ler esse artigo todo?

O Que São Marimbondos?

Todos os marimbondos pertencem à ordem Hymenoptera, juntamente com:

  • Abelhas;
  • Formigas;
  • Vespas;
  • Várias outras espécies de insetos.

Embora os marimbondos pareçam semelhantes às abelhas à primeira vista, eles diferem na forma do corpo. Também diferem no comportamento de nidificação e ostentam uma variedade maior de cores.

As abelhas possuem um abdômen arredondado. No entanto, o abdômen dos marimbondos é pontudo e possui uma área mais estreita da cintura entre o tórax e o abdômen.

Eles também usam fibras de madeira ou lama mastigadas para fazer um ninho de papel ou concreto. Enquanto isso, as abelhas fazem ninhos com uma cera que secretam.

Controladores de Pragas da Natureza

Uma das funções do marimbondo, muitas vezes desconhecida, é que ele é controlador de pragas da natureza. Quando não está ocupado nos picando ou construindo seu ninho dentro dos imóveis, estão ocupados atacando insetos e parasitas. Estes podem danificar plantações e outras vegetações.

Muitas espécies de marimbondos são predadores de vários insetos nocivos como:

  • Aranhas;
  • Cupins;
  • Formigas;
  • Gafanhotos;
  • Lagartas;
  • Mosquitos (incluindo o Aedes egypti, que transmite a dengue).

Grande parte das espécies é consumidora de inúmeras pragas da agricultura e, consequentemente, um agente valioso nos controles biológicos destas. Os marimbondos pegam essas pragas indesejadas de nossos jardins e parques e as levam de volta ao ninho como uma refeição saborosa para os filhotes.

Outras são parasitárias, o que ainda nos ajuda a eliminar as pragas. Nota-se que os insetos parasitas usam indivíduos hospedeiros vivos, como aranhas e lagartas, para depositar seus ovos. Depois que os ovos acabam eclodindo, as larvas se alimentam do hospedeiro vivo de dentro para fora.

O Que os Benéficos Marimbondos Comem?

Marimbondo Comendo
Marimbondo Comendo

A maior parte dos insetos, especialmente os sociais (aquelas que vivem em uma comunidade dentro de um ninho), são onívoros. Assim, eles se alimentam com uma variedade de fontes alimentares diferentes.

A função do marimbondo também está ligado a sua alimentação. Por exemplo, alguns exemplares são atraídos por alimentos açucarados ou alimentos ricos em proteínas, como o atum.

  • Insetos – Marimbondos comem outros insetos, como lagartas e pulgões. São eles que saem em busca de comida, paralisando suas presas com uma picada, mastigando-as e levando os restos mortais de volta ao ninho. Em alguns casos, são apenas as larvas que consomem insetos;
  • Frutas – São predominantemente insetos adultos que se alimentam das frutas, devido ao seu alto teor de açúcar. A atração por frutas é uma das principais razões pelas quais a função do marimbondo se confunde. Ele frequentemente ataca pomares, bem como os jardins das pessoas. Marimbondos geralmente comem maçãs, peras e uvas;
  • Néctar – Assim como as abelhas, alguns insetos se alimentam de néctar. No entanto, é principalmente o macho que visita regularmente as flores para obter este benefício;
  • Açúcar – Como formigas, os marimbondos têm um dente afiado. Eles amam coisas açucaradas, que é uma das principais razões pelas quais são comumente vistos nos piqueniques. Na maioria das vezes, satisfazem seus desejos de açúcar com frutas, mas é sabido que consomem bolos e outras guloseimas. Sabe-se também que eles invadem os ninhos das abelhas para roubar seu delicioso mel. Também foi observado que as larvas produzem um xarope doce, que os adultos lambem;
  • Proteína – Os marimbondos adoram um bom sanduíche de atum. O atum é rico em proteínas, algo que é agradável ao seu paladar.

Os Marimbondos Polinizam?

Além de serem predadores vorazes e ecologicamente importantes, a função do marimbondo como polinizador é valiosa. Ele transfere pólen quando visita as flores para beber néctar. Na verdade, é a sede dele de líquidos doces que ajuda a explicar por que se torna tão incômodo nessa época do ano.

Qual o Motivo da Picada do Marimbondo?

Picada de Marimbondo
Picada de Marimbondo

Esses insetos usam sua picada venenosa para subjugar as presas e defender seus ninhos. É sabido que utilizam também para defesa.

Às vezes, esses insetos nos picam, uma vez que acham que somos ameaças prováveis, mesmo que isso não seja verdade. Diferente das abelhas, o marimbondo não perde ao morder. As abelhas acabam sacrificando suas vidas, uma vez que as picadas possuem um conjunto com pequenas farpas. Estas prendem bem à pele.

Quando a abelha se afasta, essa picada se mantém presa na pele, basicamente afastando a musculatura ao redor. Já o marimbondo tem picadas lisas, podendo ser facilmente tiradas da pele, mas exceto determinadas espécies vistas na América do Sul. Se ficar sem o veneno, simplesmente produzirá mais.

O Valor Futuro dos Marimbondos

Você já conheceu a função do marimbondo, mas um benefício seu em potencial vem especialmente da sua picada. Pesquisadores no Brasil estão testando a toxina na picada do marimbondo Polybia paulista.

Parece ter como alvo células cancerígenas enquanto ignora células normais. Nos camundongos, essa toxina se liga a moléculas na superfície das células cancerígenas, abrindo e destruindo-as.

Embora nem sempre vemos esses insetos com bons olhos, isso só se deve por conta da sua onipresença nos meses em que queremos nos divertir. A estação do verão é uma das épocas em que mais aparecem. Na natureza, eles são cruciais para a vida como a conhecemos.

Eles são tão importantes quanto as abelhas em termos de polinização. Também fornecem serviços de controle de pragas muito convenientes. Sem contar com o fato de que podem se tornar outra arma em nosso arsenal contra o câncer. Antes de bater em um, pense em qual é a função do marimbondo. Talvez ache outra alternativa senão mata-lo.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *