Home / Plantas / Ixora Laranja, Azul, Rosa e Branca Com Fotos

Ixora Laranja, Azul, Rosa e Branca Com Fotos

No Brasil, o mais comum é que as plantas de clima quente se desenvolvam com facilidade, havendo milhares de exemplos de flores assim, no país. Dessa maneira, em geral as pessoas preferem optar pelas plantas que possuem o modo de cultivo mais simplificado, facilitando a forma como a cultura em questão deverá ser cuidada.

Como resultado, o que se tem no Brasil é uma grande proliferação de plantas de clima quente, sendo algumas muito parecidas e, em sua maioria, muito coloridas. Esse é o caso da ixora, um gênero de plantas bastante comum no Brasil e que você provavelmente já viu em alguma parte do país. Com flores vermelhas, brancas, azuis e coloridas, pequenas e sempre densas, umas próximas às outras, os ramos de ixora costumam ser muito bonitos nas épocas mais floridas do ano.

A floração dessa planta costuma acontecer entre a primavera e o verão, sendo que a planta permanece sem muitas flores no restante do ano, demonstrando bem o quanto gosta das temperaturas altas e do clima seco. Veja abaixo mais detalhes e informações sobre a ixora, um gênero de plantas que possui algumas das flores mais comuns de todo o Brasil.

As Cores na Ixora: Azul, Branco, Laranja, Vermelho, Lilás e Amarelo

A ixora é uma das plantas mais comuns do Brasil e, como tal, está presente em quase todo o território nacional. De qualquer forma, quando se fala no gênero ixora, o que vem à cabeça são as flores na cor vermelha. Todavia, nem sempre o gênero apresenta apenas o vermelho como base para as suas flores, havendo uma série de outras possibilidades quando se trata da ixora.

No caso, a ixora também pode ser rosa, amarela, lilás, branca e laranja, existindo diferentes tons de cores para a planta em diferentes épocas do ano. Isso porque, em geral, o gênero costuma perder as suas flores logo após o verão, se mantendo assim por todo o outono e também ao longo do inverno. Porém, entre os primeiros momentos que começa a dar flores até a faz em que já está sem essas flores, a ixora vermelha, por exemplo, apresenta tons diferentes dessa cor; assim como a ixora branca também o faz.

Cores na Ixora

Assim, um exemplar vermelho da ixora pode parecer alaranjado em certas épocas do ano, tudo a depender de quanto sol está incidindo sobre a planta e de como essa planta se comporta em relação a isso. De toda maneira, o certo é que o gênero das ixoras possui grande variedade de cores.

Cultivo das Ixoras

O gênero das ixoras está entre os mais conhecidos de todo o Brasil, mas, ainda assim, é importante dar algumas dicas de cultivo em relação a essa cultura de plantas. No caso, a ixora gosta de sol forte e direto sobre ela.

Assim, pode ser importante deixar essa planta em um local onde o tempo de luz solar seja grande ao longo do dia, como uma janela voltada para o sol do fim de tarde ou, então, uma janela que seja capaz de receber os raios solares do início da manhã. De toda maneira, o importante é que a ixora esteja em contato com o sol. Além disso, outro ponto chave é o clima de preferência da ixora, que gosta de ambientes quentes e úmidos.

Portanto, embora seja simples proporcionar um ambiente úmido à planta, nem sempre é tão fácil ter um clima quente ao longo de todo o ano. Nesse caso, tenha em mente que a ixora pode até perder as flores e a sua beleza no inverno, mas, na primavera seguinte, já estará novamente bela. Fora isso, jamais exagere nos níveis de água para a planta no inverno, quando se torna muito mais difícil o processo de evaporação e, assim, a ixora pode até mesmo apodrecer.

Mais Detalhes Sobre a Ixora

A ixora é um gênero famoso e comum de se ver no Brasil. Contudo, um detalhe importante de se ter em mente é que os gêneros de plantas jamais são capazes de representar todas as características das espécies individuais que o compõem.

Dessa maneira, cada espécie de ixora é diferente uma da outra, com detalhes únicos. Esse é o caso da Ixora Coccinea, por exemplo, uma planta típica da Ásia e que pode chegar até os 1,3 metro de altura. Essa jé é diferente da Ixora Japonesa, mais compacta e que apresenta altura máxima na casa dos 0,8 metro.

Em todo caso, há também aquelas características que são mantidas entre o gênero, como a questão do perfume. Isso porque a ixora, seja qual for a espécie, não possui perfume ou sabor acentuado e, dessa maneira, não é uma grande maneira de atrair borboletas ou pássaros. Logo, se você deseja ter um jardim cheio de vida e de animais, a ixora não é uma grande opção.

Solo Para a Ixora

A ixora não é uma planta muito exigente quando se trata de solo. No caso, o solo ideal para esse gênero de plantas não precisa necessariamente ser muito fértil. Até mesmo por isso acaba sendo tão comum ver exemplares da ixora por todo o Brasil, já que o modo de cultivo é simples, o clima é favorável ao seu desenvolvimento e, para finalizar, a planta não exige grande qualidade do solo.

Assim, como o país costuma ser solos ácidos e sem tantos nutrientes quando em sua forma natural, a ixora está na categoria de plantas que sabem aproveitar isso para crescer e ganhar espaço.

Solo Para a Ixora

De toda maneira, é também importante notar como a ixora dispensa grandes trabalhos de manutenção, sendo a típica planta autossuficiente, capaz de se desenvolver sem a ajuda humana. Essa planta não costuma ser muito resistente ao tempo frio, gostando sempre do calor.

Assim, plantar a ixora em regiões conhecidas pelas suas geadas não é uma grande alternativa. Ademais, a planta deve ser regada de maneira sempre regular, seguindo intervalos determinados para tal; apenas em tempos mais frios a ixora deve receber menos água. Isso porque, dessa maneira, a planta sempre estará em contato com a água e poderá absorver os nutrientes essenciais à sua vida.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *