Home / Plantas / Planta Primavera Não Floresce: O Que Fazer? Como Resolver?

Planta Primavera Não Floresce: O Que Fazer? Como Resolver?

A primavera, de nome científico Bougainvillea, é bem conhecida. Da família das Nyctaginaceae, quando a planta primavera não floresce pode ser um problema.

Você pode ter tropeçado nessas lindas flores sem perceber. Suas folhas são de um verde brilhante e ficam dispostas alternadamente ao longo dos caules. Elas têm tubos florais dentro de suas flores, que normalmente são da cor branca ou amarela. Suas pétalas parecem papel e geralmente têm a cor magenta.

Neste artigo, vamos comentar sobre as principais informações acerca da planta. Assim, quando ela não florescer, você saberá o que fazer.

História da Planta

Essas flores são encontradas nas partes mais quentes do mundo e são nativas do Rio de Janeiro, Brasil. Foram encontradas lá por um explorador e naturalista francês chamado Philibert Commercon.

Foi ele quem as batizou com o nome Bougainville em homenagem a seu bom amigo, um almirante francês em nome de Louis-Antoine de Bougainville. Foi levada para a Europa no início do século XIX.

Significado

Essas flores são bem conhecidas no Havaí, onde geralmente são usadas para criar as guirlandas florais que os nativos usam na ilha. Portanto, sabe-se que a flor simboliza “bem-vindo”. É usada para receber convidados e visitantes em ocasiões felizes.

Primavera é Mesmo Primavera

Antes de sabermos mais dos motivos que a planta primavera não floresce, vamos comentar um pouco sobre a flor. Parte da beleza dela são suas flores coloridas que, na verdade, são folhas modificadas, chamadas brácteas. Elas circundam suas pequenas flores brancas verdadeiras.

Não importa se você cultivar sua planta como uma videira ou um arbusto. É mais provável que floresça profusamente desde o início da primavera até o verão, se tiver o cuidado e as condições corretas.

Se você suspeitar que sua planta primavera não floresce corretamente, considere alterar parte do ambiente em crescimento.

As primaveras prosperam e florescem mais onde podem desenvolver ao ar livre durante todo o ano. Mas você também pode cultivá-las como plantas de casa ou como plantas anuais em climas mais frios.

Planta Primavera no Vaso
Planta Primavera no Vaso

Por Que Minha Planta Primavera Não Floresce?

Talvez seja a pergunta mais frequente entre os jardineiros. As primaveras, muitos dizem, colorem melhor quando ficam amarradas ao vaso. As plantadas no jardim têm muito espaço para as raízes se esticarem, proporcionando muito crescimento verde.

A maioria concorda que as brácteas colorem melhor quando as plantas são submetidas a períodos secos. Para forçar a planta a florescer em viveiros, os produtores geralmente retêm água por até três meses. Assim, a pobre planta pensa que está morrendo.

Depois, o produtor rega pesadamente, assim, a primavera acha que tem uma última chance de se propagar. É dessa forma que produz um volume de flores grandes para lançar sementes para futuras plantas.

Iluminação

A planta primavera não floresce por vários motivos. Um deles é a iluminação. A primavera exige muito sol, mas sem luz solar direta. Isso por pelo menos cinco horas por dia. Quanto mais sol a videira recebe luz, mais flores você terá.

Sem sol direto ou com muita sombra, você verá apenas folhas verdes. Para promover a máxima cor, dê às primaveras o lugar mais ensolarado do jardim, protegido do vento e do frio. Se sua videira for exposta à iluminação noturna, isso também poderá limitar as flores.

Algumas primaveras precisam de longas noites e dias curtos para induzir a floração. A videira passa por ciclos regulares de floração e descanso, que dependem de estar em sincronia com o cronograma da natureza.

Rega

A planta primavera não floresce também por causa da rega. Ela se dá melhor em condições áridas. Muita água se traduz em poucas ou nenhuma floração. Se houver poucas flores, verifique sua rega – especialmente se a planta receber irrigação automática.

Os cultivadores costumam reter água por longos períodos para forçar a planta a florescer. Para estimular o florescimento dessa maneira, retenha toda a água até que as folhas comecem a murchar. Em seguida, regue completamente.

Para manutenção regular, regue apenas quando o solo estiver seco, mas antes das folhas apresentarem sinais de estresse. Vinhas maduras e estabelecidas raramente requerem rega. A primavera prospera em solos pobres e com baixo teor de nutrientes. Muito fertilizante significa crescimento vigoroso, folhas abundantes e poucas flores. A videira também prefere solo ligeiramente ácido.

Incorpore um pouco de matéria orgânica, como musgo de turfa, durante o plantio. Isso deve ser suficiente para as necessidades da planta. Mas essa “dureza” esconde também sensibilidade.

As raízes sensíveis da primavera se machucam facilmente quando transplantadas. Se sua videira for nova em sua casa, pode ser necessário um tempo para se recuperar antes de florescer. Escolha seu lugar com antecedência, para que a planta não precise ser perturbada.

Como Podar a Primavera

A poda inadequada pode ser a causa pelo qual a planta primavera não floresce. A poda vigorosa promove o aumento da floração, mas limita a poda extensiva à primavera. Flores espetaculares, que consistem em brácteas coloridas e pequenas flores brancas, formam-se em caules novos. A poda no verão elimina as flores.

A poda de outono ou inverno estimula um novo crescimento vulnerável, suscetível ao frio. Ao podar essas plantas, use luvas pesadas e mangas compridas para proteger contra espinhos traiçoeiros.

Esterilize as lâminas com desinfetante doméstico antes e depois de cada corte para evitar a propagação de doenças.

Doenças da Planta Primavera

Doenças e pragas não têm chance em um local ensolarado e quente, com muito ar fresco e cuidados. Uma planta estressada pode enfrentar os seguintes problemas:

Oídio

Oídio
Oídio

Esporos fúngicos de mofo encontrarão a influência do clima úmido e quente em combinação com a falta de luz. Você identificará a infecção por um resíduo farinhento na parte superior e inferior das folhas.

Corte imediatamente todas as peças infectadas e descarte-as. Você pode combater os estágios iniciais da infecção com uma mistura de 1 litro de água e 125 ml de leite fresco. Pulverize as primaveras a cada dois a três dias até que não haja mais sintomas visíveis.

Pulgões

Pulgões
Pulgões

Os pulgões estão à espreita para infestar as primaveras fracas no jardim. Portanto, verifique regularmente os topos e fundos das folhas para ver se há pequenos parasitas. Assim, combata-os imediatamente com um remédio apropriado.

Se a planta primavera não floresce por causa dos pulgões, adicione 15 ml de sabão puro e 1 a 2 gotas de álcool a 1 litro de água. Pulverize a planta afetada com esta solução a cada dois a três dias até que não haja mais pulgões visíveis.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *