Home / Animais / Quais São os Predadores do Hipopótamo e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores do Hipopótamo e Seus Inimigos Naturais?

O hipopótamo é um animal extremamente grande que ganhou visibilidade no mundo
principalmente por esse motivo: seu tamanho extremamente grande e também seus hábitos do dia a dia, já que todo mundo se interessa em saber como um animal tão grande vive.

Apesar disso, muitas pessoas não pesquisam muitas informações sobre o hipopótamo e acabam ficando apenas no básico: ele é um animal grande que vive bem longe do Brasil.
Porém, é interessante lembrarmos que o hipopótamo possui muitas outras características interessantes para a gente estudar, como por exemplo os seus predadores, os seus hábitos de caça e até mesmo as suas presas. Por um acaso você sabe alguma dessas informações sobre
esse animal?

Portanto, vamos ver agora exatamente quais são os predadores do hipopótamo, quem são
seus inimigos naturais, como e se esse animal caça e também quais são suas presas, caso elas existam. Continue lendo o artigo para saber tudo isso!

O Hipopótamo Possui Predador Natural?

O hipopótamo é um animal extremamente grande, como já dissemos. E por esse motivo
muitas pessoas podem pensar que ele não possui predadores naturais, o que é um
pensamento errado. Isso porque apesar desse animal ser extremamente grande, todo o seu tamanho acaba fazendo com que ele fique lerdo, e isso é muito ruim para que ele consiga fugir na hora de ser caçado, já que qualquer outro animal menor poderia correr muito mais rápido.

Assim, é claro que o hipopótamo se encontra em uma localização privilegiada na cadeia
alimentar, pois muitos animais não têm força para atacá-lo e até mesmo medo, já que a
mordida desse animal pode chegar a pesar mais de 800 quilos.

Porém, podemos dizer que o hipopótamo possui sim predadores naturais, e é exatamente por isso que é tão interessante estudar quem são esses animais e como eles atacam o hipopótamo, já que ele é um animal tão grande.

Portanto, vamos ver agora quem são os animais que conseguem possuir o hipopótamo como presa, mesmo que ele seja maior que seus predadores.

Quem é o Predador do Hipopótamo?

Você com certeza já ouviu falar sobre o predador do hipopótamo com muita frequência na sua vida, ele é extremamente forte, imponente, tem habilidades de caça extremamente boas, todos os sentidos muito aguçados, possui uma juba e é popularmente conhecido como “o rei da floresta”.

Exatamente: estamos falando do leão. O leão é um animal que, apesar de ser menor do que
muitos animais que ele caça, consegue ter um número extremamente grande de presas e é um caçador exemplar, o que faz com que ele consiga caçar o hipopótamo com facilidade.

O principal fator que facilita essa caça com certeza é a velocidade do hipopótamo, o leão é menor, mas ele também é mais rápido e possui muitas agilidades para atacar o hipopótamo sem maiores problemas, e dessa forma não há nem tempo para que o hipopótamo consiga se defender, até mesmo porque ele não possui as técnicas para isso.

Portanto, lembre-se sempre que o leão é o único predador natural existente do hipopótamo nos dias de hoje, e provavelmente isso não irá mudar com o passar do tempo.

Como o Leão Ataca o Hipopótamo

Apesar de você provavelmente ter entendido que o leão é mais rápido do que o hipopótamo, ainda fica muito difícil de acreditar que um animal tão grande seja capaz de ser atacado por um leão, mas não é à toa que o leão é conhecido como “o rei da selva”, a verdade é que ele conhece as técnicas certas para caçar.

Geralmente, o leão nunca ataca o hipopótamo sozinho, o que faz com que ele se una em bandos de vários leões para atacar apenas um hipopótamo, já que a carne é suficiente para que eles dividam entre todos. Dessa forma, é praticamente impossível que o hipopótamo se defenda do ataque de diversos leões.

Além disso, podemos dizer que o leão pode atacar de duas formas: utilizando a sua velocidade ou utilizando o elemento da surpresa.

Leões Atacam Hipopótamo

Quando o leão ataca por meio de sua velocidade, é praticamente impossível que o
hipopótamo consiga fugir a tempo, já que ele é muito pesado e não consegue atingir grandes velocidades, principalmente quando comparado com o leão.

Quando o leão ataca por meio do elemento surpresa, o hipopótamo não tem nem chance de fugir, já que o leão espera um momento de distração e ataca o hipopótamo em bando, fazendo com que ele fique encurralado e não tenha nenhuma opção que torne a sua fuga
possível.

Com isso, podemos dizer que o leão, apesar de seu tamanho, conhece as técnicas certas para conseguir atacar um animal tão grande quanto o hipopótamo, e é exatamente por isso que ele é conhecido como o “rei da floresta” e possui uma fama tão grande ao redor do mundo quando o assunto é caça.

Inimigos do Hipopótamo

Como já dissemos, o único inimigo natural do hipopótamo é o leão. Porém, a natureza dos dias de hoje sofre frequentemente com a intervenção do ser humano, e nesse caso isso não seria diferente de forma alguma.

Isso porque o ser humano é o maior inimigo do hipopótamo atualmente, muito mais do que o leão o é. A caça desenfreada e o crescente crescimento urbano fazem com que o hipopótamo vá perdendo exemplares das espécies e também seu habitat, o que torna a situação incrivelmente preocupante.

Apesar disso, o ser humano não se preocupa com essa situação e continua caçando o
hipopótamo, e é exatamente por isso que devemos nos conscientizar cada vez mais com relação a esses assuntos: para impedir a perda cada vez maior e mais drástica de diversidade animal no mundo, principalmente por conta da interferência humana na natureza, que também é cada vez maior.

Portanto, agora você já sabe exatamente como funciona a cadeia alimentar do hipopótamo. O que precisa ser feito agora é proteger a espécie!

Quer saber ainda mais informações sobre esse animal? Leia também aqui em nosso site: Comportamento do hipopótamo, hábitos e modo de vida do animal

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *