Home / Animais / Pinguim Gentoo: Características, Nome Científico e Fotos

Pinguim Gentoo: Características, Nome Científico e Fotos

Os pinguins são animais muito conhecidos e também muito adorados por todas as pessoas, principalmente porque eles são considerado muito fofos e ao mesmo tempo habitam terras distantes, o que faz com que eles pareçam ainda mais interessantes (porém, não podemos deixar de lembrar que existe sim uma espécie de pinguim vivendo no Brasil).

Porém, apesar de ser muito conhecido, muitas pessoas não sabem que existem diversas espécies de pinguins diferentes, o que basicamente mostra que nem todos os pinguins são iguais, na verdade eles são muito diferentes de acordo com a espécie que está sendo estudada.

O pinguim gentoo é um exemplo de espécie de pinguim que não é muito conhecida nos dias de hoje, mas mesmo assim é extremamente importante para a natureza, já que ele faz parte da fauna.

Pensando nisso, neste artigo falaremos especificamente sobre o pinguim gentoo. Por isso, continue lendo para saber quais são as suas características, qual o seu nome científico, como funciona a reprodução dos pinguins, ver algumas fotos e muito mais!

Características Do Pinguim Gentoo

Saber as características de qualquer animal é essencial para que a gente consiga entender bem como uma espécie é visualmente e também comportamentalmente, e é exatamente por isso que vamos ver agora algumas características do pinguim gentoo.

  • Mancha Branca E Laranja

Uma marca principal presente nessa espécie que faz com que ela seja reconhecida facilmente é a mancha branca presente em sua cabeça e pela mancha laranja bem viva presente em seu bico, por conta dessas manchas o pinguim gentoo pode ser reconhecido sem grandes dificuldades.

  • Altura

O pinguim gentoo não é o mais alto de todos, mas também não é o menor. Isso porque ele pode medir entre 75 e 90 centímetros, o que mostra que essa é uma espécie de estatura média para um pinguim. Na verdade, esse é o terceiro maior pinguim existente, já que ele perde apenas para o pinguim imperador e o pinguim rei.

  • Peso

O peso é outra característica importante quando estamos estudando sobre um animal. Nesse caso, podemos dizer que o pinguim gentoo pesa entre 5.5kg e 8.5kg no caso dos machos e no caso das fêmeas entre 5kg e 7.5kg.

Portanto, essas são algumas das características que podemos citar com relação a essa espécie tão interessante de pinguim.

Nome Científico Do Pinguim Gentoo

Muitas pessoas não gostam de estudar nomes científicos e também não se importam com eles, mas a verdade é que saber o nome cientifico do animal que está sendo estudado é essencial para saber quem são seus antecedentes, entender mais sobre sua classificação taxonômica e muito mais.

Isso porque o nome cientifico sempre é formado pela  junção do gênero com a espécie do animal, e assim podemos perceber diversas informações apena por meio do nome binomial.

No caso do pinguim gentoo, o seu nome científico é Pygoscelis papua, o que significa basicamente que ele pertence ao gênero Pygoscelis e, mais especificamente, faz parte da espécie papua.

Pinguim Gentoo na Beira da Água
Pinguim Gentoo na Beira da Água

Portanto, como já dissemos, apenas pelo nome cientifico de um animal ou qualquer outro ser vivo é completamente possível entender como ele está classificado na natureza e muitas outras informações interessantes, quem diria não é mesmo?

Reprodução Do Pinguim Gentoo

A reprodução é uma função essencial dos seres vivos quando o assunto é continuar a espécie e se desenvolver na natureza. Por esse motivo, estudar como funciona a reprodução de determinados animais é essencial para que a gente consiga entender como aquela espécie se desenvolve na natureza e muitas outras coisas.

Por isso, vamos ver agora mais algumas informações interessantes com relação à reprodução do pinguim gentoo.

Atualmente, esse pinguim está classificado como LC (pouco preocupante) na natureza, o que significa que ele não está ameaçado de extinção. E já temos uma ideia do porquê disso: existem atualmente na natureza mais de 300.000 exemplares de pinguim gentoo com capacidade reprodutora, ou seja, eles conseguem continuar a espécie facilmente.

Pinguim Gentoo Com Seus Filhotes
Pinguim Gentoo Com Seus Filhotes

Os ovos de pinguim pesam mais ou menos meio quilo e ficam nos ninhos feitos com pedra, a eclosão do ovo ocorre mais ou menos 35 dias depois de ele ter sido botado. Quando o pinguim nasce, a tendência é que ele já consiga nadar cerca de 90 dias depois.

Logo, a reprodução do pinguim gentoo funciona de uma maneira típica; é interessante também lembrarmos que é comum os pais do filhote revezarem para encubar o ovo. Além disso, também existe muita disputa por pedras na hora de fazer ninhos, já que todos os pinguins querem os melhores ninhos e as melhores pedras.

Curiosidades Sobre Pinguins

Depois de ver todas essas informações interessantes sobre o pinguim gentoo, vamos estudar agora algumas curiosidades ainda mais interessantes sobre esse animal. Estudar por meio de curiosidades é muito importante para que a gente consiga entender ainda mais como os animais funcionam de uma maneira mais didática e menos conteudista.

  • O pinguim gentoo se alimenta na maior parte do tempo de crustáceos, como por ex exemplo o krill, além disso ele se alimenta de lulas e peixe;
  • O pinguim gentoo é uma das presas dos leões marinhos, das focas e também das tão temidas orcas;
  • Porém, quando esse pinguim está no meio terrestre ele não possui predadores, apenas os seus ovos;
  • Algumas pessoas dizem que a mancha branca presente na cabeça desse pinguim se parece com um turbante, e é por isso que às vezes o seu nome popular pode estar relacionado com essa característica;
  • Essa é a ave que nada mais rápido em todo o planeta quando está embaixo da água, podendo atingir a velocidade de 36km/h, uma velocidade que nenhum outro animal consegue alcançar.

Portanto, essas são algumas das características que podemos citar com relação a esse pinguim! É interessante notarmos como um único animal possui tantas características únicas que o diferem de outros animais.

Quer saber ainda mais informações com relação aos pinguins e não sabe muito bem onde encontrar textos de qualidade pela internet? Sem problemas, aqui sempre temos o texto certo para você! Por isso, leia também em nosso site: Pinguim saltador da rocha – características, nome científico e fotos

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *