Home / Animais / Raça de Cavalo Piquira: Características, Fotos, História e Origem

Raça de Cavalo Piquira: Características, Fotos, História e Origem

Os cavalos piquira estão alinhados entre as raças de cavalos existentes exclusivamente no Brasil assim como:

Mangalarga Marchador:

Cavalo Campeiro;

Criolo;

Pantaneiro.

 Características

Os cavalos piquira possuem formas harmoniosas, ao contrário dos pôneis que possuem as pernas mais curtas, em relação as demais partes do corpo;

Os cavalos piquira apresentam uma marcha macia e confortável, ideal para pessoas sem experiência, crianças e programas assistidos de terapia;

Sua conformação é semelhante a do mangalarga marchador, tendo uma farta crineira, parecida com a dos pôneis;

O peso para o macho deve ser de 200 kg e para a fêmea 150 kg. A sua altura é de 1,35 m para o macho e 1,30 m para as fêmeas;

Todas as pelagens são aceitas, exceto a albina.

História e Origem

O piquira é um cavalinho  marchador brasileiro, para alguns um invento mineiro, resultante do cruzamento de pôneis da raça Shetland com éguas nativas de pequeno porte. Não há consenso quanto ao cruzamento original que resultou na criação da raça, embora seja aceito que claramente a raça mangalarga tenha tido participação.

Cavalos

Os cavalos são ungulados – mamíferos com cascos. Eles também têm caudas longas, cabelos curtos, torsos musculares, pescoços longos e grossos e cabeças alongadas. Devido à domesticação, eles são encontrados em todo o mundo.

Variedades

Existem mais de 400 raças diferentes de cavalos. Os cavalos podem ter até 175 cm de comprimento, do casco ao ombro e pesar até 998 kg. Pequenos cavalos também existem. As raças menores de cavalos podem ter até 76 centímetros do casco ao ombro e pesar apenas 54 kg.

Comportamento

Cavalos são animais muito sociais. Eles vivem em grupos chamados rebanhos. Na natureza, os cavalos viverão em rebanhos que consistem em três a 20 animais e são liderados por um macho maduro, chamado garanhão. O restante do rebanho é composto de fêmeas e filhotes.

Alimentação

Cavalo se Alimentando de Grama
Cavalo se Alimentando de Grama

Cavalos são herbívoros. Isso significa que eles só comem vegetação. Normalmente, os cavalos comem capim, mas os cavalos domesticados são frequentemente alimentados com farelo, aveia, cevada e feno também. Um cavalo bem alimentado come 1 a 2 por cento do seu peso corporal em forragens, como grama ou feno, todos os dias.  Cavalos domesticados também recebem blocos de sal e minerais para lamber. Isso serve para complementar a nutrição que os cavalos recebem da comida.

Reprodução

Filhote de Cavalo
Filhote de Cavalo

Cavalos têm nascidos vivos após cerca de 11 meses de gestação, os filhotes de cavalos são chamados de potros. Os pôneis são cavalos adultos com menos de 56 polegadas (147 cm).  Os cavalos Shetland e Galês são raças de pôneis comuns.

Velocidades do Cavalo

Os cavalos têm quatro velocidades chamadas de  marcha . Eles andam (velocidade baixa), trotam (um pouco mais rápido que andar), galopam (mais rápido que trote) e correm (marcha mais rápida de um cavalo).

Cavalo Puro Sangue

Puro-sangue é uma raça de cavalo desenvolvido na Inglaterra para competir e pular. A origem do puro-sangue pode ser rastreada até registros que indicam que um estoque de cavalos árabes e barbeiros foi introduzido na Inglaterra já no século III. As condições naturais favoreceram o desenvolvimento do estoque original e seletivas a criação e foi incentivada pelos interessados ​​em competir.

Sob os reinos de Jaime I e Carlos I, 43 éguas –  chamadas Éguas reais – foram importados para a Inglaterra e um recorde, o General Stud Book , foi iniciado no qual foram listados apenas os cavalos que podem ser rastreados até as éguas reais em linha direta ou para um dos três outros cavalos importados para a Inglaterra: Byerly Turk (importado em 1689), o Darley Arabian (depois de 1700), e a Godolphin Barb (cerca de 1730). O puro-sangue inglês foi introduzido na maioria dos países, onde é produzido para corridas ou usado para melhorar raças locais. Um filho do árabe Darley, Bulle Rock, foi importado para a Virgínia em 1730. Durante os 45 anos seguintes, 186 puro-sangue importados da Inglaterra tornaram-se a base da criação de puro-sangue nos Estados Unidos.

Um cavalo com apenas um dos pais do puro-sangue é chamado de puro-sangue de grau nos Estados Unidos e mestiço na Grã-Bretanha. Os puro-sangue de grau podem ser usados ​​como caçadores, pôneis de polo , cavalos de ação ou cavalos de montaria, dependendo do treinamento.

Shetland

Pônei de Shetland
Pônei de Shetland

O pônei de Shetland , é uma raça de cavalo popular como animal de estimação infantil e montaria. Originária das Ilhas Shetland , na Escócia , a raça é adaptada ao clima severo das ilhas e à escassez de alimentos. Shetlands foram usados ​​como cavalos de carga e em 1850 foram levados para a Inglaterra para trabalhar nas minas de carvão . Na mesma época, foram apresentados aos Estados Unidos , onde foi criado um pônei mais refinado, adequado para o passeio infantil.

Com exceção de certos pôneis anões resultantes de mutação genética , o Shetland é a menor raça de cavalo. A altura média é de cerca de 102 cm. A altura máxima é de 117 cm. A maioria das cores, incluindo manchas, são encontradas. Shetlands têm vida longa e precisam de pouco cuidado; eles são gentis e temperados, se treinados adequadamente.

Raça de Cavalo Piquira

O cavalo de sela piquira é uma raça de cavalo do Brasil que foi desenvolvida cruzando pôneis de patas Shetland tipo ingleses com outras raças de cavalos brasileiras , como o Mangalarga Marchador, segundo teoriza-se. O resultado foi um cavalo colorido, de marcha suave, usado no ringue da mostra e para prazer e cavalgadas. O cavalo de sela piquira é um cavalo leve , de várias cores aceitas. Os potros de cor sólida de pais registrados podem ser registrados para fins de identificação, de modo que seus potros de cor clara tenham parentesco documentado. Eles sempre executam uma marcha lenta , em vez de trote , além das caminhadas e galopes , realizadas por todas as raças.

Por 200 anos, as pessoas dos vilarejos de Minas Gerais e da Bahia criaram esses cavalos por sua marcha suave, dureza e comportamento calmo. Eles são um cavalo para todos os fins, igualmente capaz de trabalhar nos campos e transportar um membro da família para a cidade. Eles existiram sem alarde ou reconhecimento durante muitos anos, até receberem há alguns anos o foco da mídia e desde então se tornaram bastante populares à medida que mais pessoas passaram a apreciar esta raça gentil, estável e capaz.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *