Home / Animais / Curiosidades Sobre Ratos de Estimação: Preço, Como Escolher

Curiosidades Sobre Ratos de Estimação: Preço, Como Escolher

Certamente você está surpreso com a forma como os ratos de estimação são comunicativos e amigáveis. Além disso, eles possuem muitas outras características e curiosidades que podem te encantar.

Descubra seus segredos lendo o artigo abaixo. Confira!

Os ratos são os animais dos gêneros de roedores mais comuns em nossa sociedade. Embora socialmente mal vistos em muitas ocasiões, eles podem ser ótimos companheiros, pois são animais muito sociáveis, afetuosos e comunicativos.

Hoje em dia é cada vez mais comum ter ratos como animais de estimação por causa de seus cuidados simples e sua natureza amigável. No entanto, preste atenção nas variedades. Isso porque, por exemplo, os ratos de pele escura continuam sendo os mais caros para se adquirir como é o caso de outros animais de pelo preto.

As Características Físicas

Os ratos são roedores de tamanho médio que têm as características mais comuns de sua própria espécie:

  • Grandes olhos negros;
  • 20 dedos no total (embora o polegar da mão seja bastante rudimentar, os outros estão totalmente desenvolvidos);
  • Cauda longa sem pelos .

Embora geralmente seja a característica que mais rejeite as pessoas, a cauda dos ratos de estimação é tremendamente essencial para eles. Isso porque é a sua fonte de equilíbrio e controle de temperatura.

Ratos de Estimação Características

Os ratos também têm quatro incisivos (principal característica a considerar em animais que são roedores). Assim, dois ficam acima e dois ficam abaixo que, como nos hamsters, acabam ficando amarelos por natureza.

Uma mudança na cor dos seus dentes envolve algum tipo de problema de saúde. Essa é uma diferença significativa para com outras espécies, como os porquinhos-da-índia, que sempre possuem dentes brancos.

Alimento dos Ratos de Estimação

Os ratos, como hamsters e camundongos, são animais onívoros, então comem vegetais e carne. No entanto, sua dieta precisa ter quantidades moderadas de certos alimentos para se manter saudável. Apesar da crença popular, eles não podem ficar sem comer nada.

Devemos lembrar que os roedores não podem vomitar (eles têm um retalho que cobre o esôfago). Dessa forma, tudo o que ingerem irá diretamente para o sistema digestivo. É por isso que devemos evitar dar-lhes alimentos que produzam gases, pois é difícil para eles expulsá-los.

Esses animais devem sempre ter comida e água à sua disposição, porque precisam comer todo o resto para recuperar a energia que gastam. Tal ação ocorre porque seu metabolismo é muito rápido e acabam queimando tudo. Por esse motivo, eles devem consumir alimentos protéicos complementares (toda semana ou a cada quinze dias), como presunto ou ovo cozido.

Os ratos, como outros roedores e também as pessoas, não produzem vitamina C. Então, devemos fornecer alimentos que induzem essa ingestão. A pimenta vermelha, nesses casos, é uma ótima opção de vegetal para eles.

Os roedores (herbívoros, como os porquinhos-da-índia e onívoros como os hamsters) tendem a ser obesos. Por isso devemos cuidar da quantidade de alimento que se oferece a eles. É melhor que o seu veterinário lhe forneça uma dieta adequada para os seus ratos de estimação.

Uma atenção especial deve ser dada às rações de qualidade específica. Uma boa quantidade deve sempre permanecer em sua gaiola, bem como os legumes e carnes, que são um complemento à sua dieta. Pergunte ao seu veterinário quais são as melhores opções nesse caso.

A expectativa de vida de ratos de estimação é de 3 anos, embora existam espécies que podem atingir 5 anos.

Tipos de Rato

Existem muitas espécies de ratos que são diferenciadas por algumas características específicas: pele, fisionomia, etc.

Entre os tipos mais conhecidos, estão:

Rato Comum

Como o nome indica, eles são os animais mais comuns tidos como de estimação. Dentro do rato comum, existem dois subtipos diferenciados:

  • Rato pardo (Rattus norvegicus);
Rattus Norvegicus
  • Rato preto (Rattus rattus).

A única diferença entre eles é a cor dos pelos e a sua textura. Esta espécie não sofreu nenhuma alteração genética, portanto é a espécie mais pura. Esses animais são os mais comuns encontrados na natureza e na cidade.

Rato de Água

Esse é o que encontramos nas margens dos rios e dos espaços úmidos, sendo nativo da Península Ibérica. Sua aparência é muito semelhante à do rato comum e geralmente vive em liberdade, com os exemplares não sendo mantidos como ratos de estimação.

Rato de Água

Rato Manx

Os ratos Manx são menores, têm uma pelagem mais macia que o rato comum. Sua principal característica é que não têm cauda ou têm uma extensão muito pequena da coluna vertebral.

Rato Manx

Rato Careca ou Rato Sem Pelos

Atualmente, o rato careca é um dos tipos mais comuns de rato de estimação, devido à sua condição exótica e original. Ele não tem um único pelo, além dos bigodes e um pequeno cotão no corpo.

Tanto o rato Manx (por sua falta de cauda) quanto o careca (por sua falta de pêlo) são vulneráveis ​​ao frio. Portanto, deve-se tomar cuidado especial com a temperatura.

Rato Careca

Rato Dumbo

Seu nome foi adquirido por conta do adorável personagem da Disney, porque, como ele, esse tipo de animal tem orelhas grandes e largas. Esses ratos são mais corpulentos e seu pelo é curto e fino, havendo uma ampla gama de tons entre cinza, cinza claro, branco e marrom.

Rato Dumbo

Curiosidades Sobre os Ratos de Estimação

Banho – Os ratos, ao contrário dos hamsters, devem tomar banho. Isso também é algo que geralmente gostam e os relaxa. Deve-se banhá-los duas vezes por ano sempre com shampoo PH neutro especial para roedores (ou shampoo para bebê) e com água morna. Não se deve molhar os ouvidos nem deixar sabão nos olhos. É preciso enxaguar bem a espuma, para que eles não consigam lamber. Sem contar que é importantíssimo secar muito bem. Os ratos de estimação são animais muito limpos e, como a maioria dos roedores, costumam se limpar muitas vezes ao dia;

Excelentes Animais de Companhia – Esses pequenos não são agressivos. Apesar do que sempre foi dito socialmente, os ratos não são animais bravos. Se estão em um espaço confortável e recebem cuidados adequados e necessários para serem saudáveis, são muito afetuosos e agradecidos. Eles também são muito sociáveis, tanto com animais quanto com humanos;

Eles são muito curiosos e fofocam – Uma das principais características do comportamento dos ratos é que eles são muito curiosos. Se pudessem falar, certamente fofocariam. Eles adoram explorar e conhecer novos lugares, precisando andar em espaços amplos, escalar e respirar ar fresco;

Eles são muito inteligentes e astutos. Os ratos de estimação podem aprender truques. Apesar do tamanho pequeno, eles são muito inteligentes e habilidosos, podendo aprender muitos truques. Claro, provavelmente tem que haver comida na jogada.

Os ratos de estimação variam de preço conforme sua espécie. Entretanto, a média de valor fica entre R$ 20,00 e R$ 150,00.

Veja também

Cachorro Terra Nova

Tudo Sobre a Raça Terra Nova: Características e Fotos

Hoje vamos conhecer mais uma raça de cachorro bem bacana e incrível, é a raça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.