Home / Animais / Ficha Técnica da Fuinha: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica da Fuinha: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

A fuinha é um mamífero carnívoro de tamanho médio. Habita florestas, sótãos, cordilheiras abruptas, florestas de pinheiros, desfrutando também de enclaves protegidos de matas e rochas.

Ficha Técnica Da Fuinha: Peso, Altura, Tamanho E Imagens

Fuinha: mamífero carnívoro de tamanho médio, medindo corpo e cauda entre 65 e 85 cm (entre 20 e 30 cm de cauda). Possui um corpo esbelto e alongado, com pernas curtas e cinco dedos em cada um. Sua cabeça é larga, com orelhas arredondadas e delimitadas por um pelo branco, e terminadas em um focinho pontudo. A cor de sua pelagem é marrom escura, exceto no peito branco e nas pernas mais escuras do que no resto.

É tão semelhante à marta que Linnaeus (pai da classificação animal), em 1758, não fez distinção entre esses dois animais. A principal diferença entre eles é a cor das manchas no peito e na garganta, branco na fuinha e amarelado na marta. Seu peso está entre 1,1 e 2,3 kg. O macho é maior que a fêmea e ela apresenta duas mamas visíveis durante o período de lactação. A longevidade média fica entre 10 e 12 anos.

Ficha Técnica Da Fuinha: Dieta, Comportamento E Habitat

Alimenta-se de uma grande diversidade de animais, entre os quais podemos citar lebres, coelhos, pássaros e seus ovos, esquilos, ratos e ratazanas, peixes, anfíbios, além de outros produtos vegetais, como mel, frutas e principalmente figos, para aqueles que sentem uma grande predileção. O cheiro, a visão e especialmente o ouvido são os sentidos mais desenvolvidos na fuinha, que se mantêm alerta para qualquer perigo ou presas em potencial.

A identificação de suas impressões digitais é mais fácil do que em outras espécies, uma vez que a planta da perna não é coberta de pelos e resulta em marcas mais nítidas. Além de ser um predador, também é presa e serve de alimento para inúmeras espécies, como as grandes águias, o gato selvagem, a raposa ou o lobo.

Pode aparecer em florestas, sótãos, cordilheiras abruptas, florestas de pinheiros, também desfrutando de enclaves protegidos de matas e rochas. O habitat favorito de fuinhas são os mosaicos de florestas de pinheiros ou outros de uma certa altitude misturados com rochas abundantes.

Parece que a espécie requer uma certa brusquidão para viver. É um animal solitário e noturno, que se move rapidamente através de seu amplo território de um raio de 6 a 8 km. Os machos são territoriais, não hesitando em defender seu território contra a incursão de outro macho adulto, geralmente tendo várias tocas entre as rochas e as árvores.

Ficha Técnica Da Fuinha: Reprodução, Gestação E Filhotes

A fêmea tem um período fértil que dura cerca de 15 dias e ocorre de junho a agosto em sua zona de habitat selvagem. Fuinhas são polígamos. O território de um homem inclui o de várias fêmeas que ele cobre indistintamente. O calor ocorre no verão e as entregas estão concentradas entre a primavera e o verão do ano seguinte. Geralmente, leva de 8 a 9 meses entre a relação sexual e o início da gravidez, que dura apenas alguns meses.

Quando perto de parir, a fêmea prepara uma cama entre pedras ou em um tronco de árvore, onde condiciona ervas daninhas e musgo. O animal tem uma implantação tardia do óvulo e por isso é que, embora a gestação dure 56 dias, leva meses desde a relação sexual até o parto. De março a julho do ano seguinte, em que o animal foi fertilizado, apenas um ano, dando à luz, de 2 a 5 filhotes, geralmente 3 ou 4, embora excepcionalmente possa chegar a 7 cópias.

Filhote de Fuinha
Filhote de Fuinha

Os jovens nascem cegos e desprovidos de cabelos, pesando cerca de 30 gramas. Abrindo os olhos depois de pouco mais de um mês. A amamentação dura 30 a 45 dias. Quando a mãe tem apenas dois seios, os jovens precisam se alternar quando mamam. A maturidade sexual atinge a fuinha juvenil entre 18 meses de vida e 3 anos.

Outros Fatos Interessantes Sobre Fuinhas

A fuinha tem pegadas muito parecidas com a da marta, embora os da fuinha sejam mais visíveis do que os da marta, porque não possui pêlos na área da planta do pé. O tamanho não excede 4,5 x 3,5 cm. A pegada possui uma grande almofada plantar e quatro almofadas digitais e quatro unhas.

O quinto dedo não costuma ser marcado. Na neve, deixa algumas pegadas paralelas muito características. A separação em centímetros das trilhas, ajuda a determinar se o animal estava andando (cerca de 30 cm) ou correndo (50 a 60 cm).

Fuinha no Meio do Mato
Fuinha no Meio do Mato

A forma e cor dos excrementos dependerão muito dos alimentos consumidos, geralmente eles têm uma ponta romba e uma ponta pontiaguda. Seu tamanho pode variar de 5 a 10 cm. Não exala um cheiro desagradável e geralmente é depositado em locais altos, localizados ao longo de seus caminhos habituais de passagem.

Quando a fuinha come frutas, os ossos são apreciáveis. A fuinha praticamente carece de inimigos naturais, mas espécimes jovens podem ser vítimas de grandes carnívoros e grandes aves de rapina noturnas e diurnas.

As Fuinhas E a Ameaça Humana

Fuinha na Mão de Seu Dono
Fuinha na Mão de Seu Dono

As fuinhas foram perseguidos pelos ‘alimañeros’ de maneira secular por serem considerados prejudiciais, embora na realidade sejam grandes caçadores de roedores. Vivendo em muitos casos com o homem, eles prestaram um ótimo serviço, especialmente em áreas agrícolas e peri-urbanas.

Eles também caçavam procurando vender sua pele, que é muito semelhante à da marta, alcançou preços muito desejáveis. Além da caça, outro principal problema que atormenta a fuinha está associado à destruição de habitats naturais.

Atualmente, a fuinha é um animal em expansão, cujas populações aumentam associadas ao abandono das massas florestais e do mundo rural tradicional. Prova disso é que é um dos mamíferos que mais frequentemente aparece atropelado nas estradas secundárias de muitas regiões nativas.

Atualmente, ainda existem muitos países onde fuinhas é um animal caçado. Nesses países, eles podem ser caçados de novembro a fevereiro. E em áreas onde eles cultivam perdizes, eles podem caçá-los durante todo o ano!

Se quiser saber um pouquinho mais sobre essas interessantes criaturinhas, temos mais alguns artigos que falam sobre elas. Veja estes três exemplos:

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *