Home / Plantas / Flor Falsa Íris: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Flor Falsa Íris: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Nosso blog é meramente informativo e fundamentamos nossos artigos em muito do que encontramos disponível para transmitir. Muito pouco ou quase nada de fato interessante sobre a planta conhecida como falsa íris está disponível para pesquisa.

Mas para satisfazer um pouco a curiosidade sobre ela e outras plantas do gênero a qual pertence, encontramos algumas informações interessantes, que esperamos ser proveitoso.

O Que Há De Interessante a Respeito Da Falsa Iris?

Nada a não ser o fato desta espécie ter sido descoberta no Brasil perto do oceano em solo arenoso sombrio, por isso é tolerante ao sal. As plantas crescem em pleno sol, mas a cor da folhagem é melhor meia sombra e com água regularmente.

Os melhores espécimes parecem estar em solo úmido e bem drenado em locais com sol da manhã e alguma sombra à tarde. Suas necessidades de fertilizantes são modestas. Os aglomerados podem ser divididos, mas a propagação a partir de sementes frescas é fácil e bastante rápida. As plantas amadurecem até o tamanho da floração das sementes em menos de um ano.

Portanto a falsa iris é uma planta grande, semelhante à íris, com folhagem azul-acinzentada na vertical a um metro e meio, com caules de flores subindo acima delas para um metro ou mais. As plantas preferem um clima quente com pouca ou nenhuma geada para sobreviver.

A falsa iris, cujo nome científico é neomarica caerulea é um excelente complemento para a paisagem por sua durabilidade e sua exibição abundante de flores de 08 a 10 cm, semelhantes a íris, azul-púrpura. As flores duram apenas um dia, mas os espinhos continuam a florescer durante a estação de floração.

O Que Há De Curioso a Respeito Da Falsa Iris?

Também não há muito o que mencionar, até pela escassa gama de informações a respeito dessas e de outras espécies do gênero neomarica. Muito do que se diz são dados que se confundem entre uma espécie e outra com pouco embasamento em pesquisas concretas mas vindas de fontes populares.

A falsa iris é uma adição adorável e de aparência exótica a qualquer jardim. Suas flores lembram um cruzamento entre o de uma orquídea e uma íris. Pode ser cultivada, como já dissemos, em sombra total ou parcial, pode tolerar uma variedade de tipos de solo e prosperar em locais úmidos.

Esta planta se sai bem em plantações em massa, proporcionando interessante floração durante todo o ano. Possui folhagem vertical adorável, mesmo quando não está florescendo. Também é adequado para recipientes e cestas penduradas onde suas hastes arqueadas podem ser destacadas.

A falsa iris ostenta flores interessantes, com pétalas que se espalham quase horizontalmente. Três pétalas internas enroladas adicionam um toque de textura ao centro do flor. Essas flores marcantes duram apenas um dia, mas, à medida que as flores morrem, mais se seguirão por um período prolongado.

Uma informação sobre a falsa iris curiosa mas que também pode ser relacionada a outra espécie do gênero é a crença popular de alguns criadores publicando que a planta precisa de doze folhas antes de florescer. Isso inclusive deu a falsa iris um outro nome comum conhecido: planta doze apóstolos.

Mas o nome falsa iris é mesmo o nome comum mais conhecido devido ao seu hábito de propagação. Novas plântulas se formam nos topos das flores/talos que depois se dobram no chão e criam raízes. Eventualmente, a nova planta repetirá o mesmo processo. Dessa maneira, muitas plantas de falsa iris “andam” pela paisagem.

Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre Espécies Do Gênero

O gênero neomarica compreende uma daquelas plantas com vários nomes comuns. Em geral são nomes que recebe do aparecimento de suas folhas em forma de espada, que formam um leque de vegetação. Diferente da falsa iris ou de algumas outras espécies do gênero, algumas espécies seguram a plântula no ar e suas hastes não dobram tão facilmente quanto outras.

Falsa Íris no Jardim
Falsa Íris no Jardim

Para estas, você pode cortar as novas plântulas para plantá-las. As espécies de neomarica em geral não são propensas a problemas com insetos ou doenças. Os ácaros é que talvez podem ocasionalmente visitá-las. Muitas delas, senão todas como a falsa iris, dão um excelente destaque ao longo de caminhos naturais e bordas da lagoa.

Elas ficam ótimas quando agrupadas e podem ser usados como uma cobertura mais alta do solo à sombra. Também podem ser usadas em bordas, camas, cestos pendurados e recipientes.

Neomarica significa literalmente a mudança das estações. Normalmente, uma florzinha no final do inverno, algumas neomaricas florescem sucessivamente até a primavera. Depois que a flor termina, as plantas jovens crescem ao lado da flor gasta. O peso do novo crescimento leva a haste da flor para o chão. Em um ambiente natural, as plantas se enraízam no solo e iniciam uma nova planta.

Com o tempo, grandes aglomerados se espalharão em todas as direções, e a planta literalmente “caminha” para uma nova existência. No entanto, como uma amostra em vaso, elas não formarão novas plantas, mas permanecerão como lindas amostras contidas. Depois que a flor termina, as plantas jovens crescem ao lado da flor gasta.

Duas Outras Espécies Ornamentais

Para exemplificar, veja a seguir algumas outras espécies que, como a falsa iris, também são muito apreciadas como plantas ornamentais em muitos países:

Neomarica longifolia ou trimezia martinicensis: nativa do sul do México para a América do Sul, é uma perene rizomatosa com flores vistosas. Esta planta pode ser usada dentro de casa como um bambu da sorte ou mangue da sorte.É uma planta única, pois tolera secas e inundações, podendo ser cultivada em um recipiente com água, terrário, aquário ou apenas num pequeno prato.

Neomarica Longifolia
Neomarica Longifolia

Também tolera sombra total e, portanto, pode ser mantido em condições de pouca luz como planta de casa. Pode crescer em negligência em um copo de água por anos! Se plantada fora de casa, a planta floresce o ano todo, mas é melhor na primavera até o outono. Permanece verde o ano todo e cresce até 2 ou 3 metros. As flores são amarelas com manchas marrons.

Cada flor dura apenas um dia, mas outra flor ocorre no dia seguinte. Plante em parte à sombra, especialmente nos dias quentes de verão. Após a floração, essa planta faz com que muitos “filhotes” de plantas com raízes aéreas sejam replantados, ou permita que eles se replantem. Pode ser facilmente propagado a partir de uma pequena compensação.

Neomarica gracilis: esta possui flores de marfim de curta duração com barras transversais marrom-avermelhadas na garra. As flores delicadas duram apenas um dia, mas a planta continua a formar novas flores por longos períodos durante os meses da primavera. Faz também uma excelente planta de casa. Esta não é uma neomarica de água, tenha cuidado para não regar demais.

Neomarica Gracilis
Neomarica Gracilis

Neomarica gracilis é um tipo de íris ambulante. Depois que a flor é gasta, o caule em que nasceu se deita no chão e a partir disso uma nova planta é formada. Por esse motivo, diz-se que está caminhando pelo seu jardim. Você pode dividir plantas e plantá-las em novos locais. A neomarica gracilis cresce melhor em solo úmido e bem drenante em áreas com luz a sombra total, mas também tolera o sol desde que receba umidade adequada.

Veja também

Como Plantar Canela em Vaso em Casa

Existem plantas que não necessitam de uma grande horta ou quintal para serem cultivadas. É o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *