Home / Animais / Diferencas Entre Furao, Doninha, Fuinha, Arminho, Chinchila e Lontra

Diferencas Entre Furao, Doninha, Fuinha, Arminho, Chinchila e Lontra

O mundo animal é fantástico, e em uma mesma família, ou subfamília, podemos encontrar milhares de espécies diferentes.

E exatamente por isso, é muito comum, que vários animais de espécies sejam muito semelhantes entre si, mesmo que seja de uma espécie totalmente diferente.

Isso ocorre com os cachorros, gatos, baleias, galinhas, entre outros milhares de animais. E é muito comum que a gente acabe confundindo vários animais uns com os outros.

Uma das famílias onde isso mais ocorre é a família dos Mustelídeos. Os animais dessa família são principalmente carnívoros, com uma ampla distribuição pelo globo, pequenos ou de médio porte e com características bastante diversificadas.

Os animais dessa família podem ser encontrados em todo o globo, com exceção da Oceania. Mas os principais lugares que ocupam são litorais costeiros, zonas com montanhas, no Rio Amazonas e também na tundra da Sibéria.

Mas, para que a confusão acabe de uma vez por todas, hoje iremos falar sobre as diferenças entre o furão, doninha, fuinha, arminho, chinchila e lontra.

Todos eles fazem parte da mesma família, possuem características muito parecidas, no entanto, são espécies diferentes e agora você vai descobrir o que diferencia um do outro.

Furão

O furão é, provavelmente, um dos mustelídeos mais conhecidos entre todos os citados aqui. Ele é considerado um animal doméstico, existem em várias cores, e possui diversas leis de proteção e preservação.

É um animal considerado bastante pequeno, com fácil mobilidade, e também cheio de energia e curiosidade.

Dentro das casas, ele faz a alegria das crianças, pois adoram brincar, explorar e ter atenção. No entanto, criar ele dentro de gaiolas não é recomendado, pois eles são bem parecidos com cachorros e gatos.

O furão é um animal totalmente carnívoro, e sua alimentação deve se restringir a comidas que possuem alto valor de proteínas e de gorduras, para que o seu intestino funcione bem.

A principal característica do furão, que você consegue imediatamente diferenciar de outras espécies da família mustelídeos, é que ele é pequeno, longo e esguio.

Doninha

As doninhas também são animais da família dos mustelídeos que possuem uma dieta carnívora, e que medem cerca de 15 até 35 cm, com um corpo de formato fusiforme e delgado, e suas orelhas são curtas e seu focinho também.

A maioria das doninhas possuem pelos de cores escuras e bastante espesso, sendo que algumas podem apresentar uma cor mais para o branco na parte de sua barriga.

Um dos maiores interesses dos homens nas doninhas é, justamente, a sua pelagem. Através dela, as maiores indústrias de casacos de pele podem se manter.

A alimentação das doninhas são principalmente pequenos roedores, mas quando há escassez de comida, elas podem atacar e comer galinhas, coelhos, entre outros animais pequenos.

Na cultura pop, a doninha é muito utilizada, e vários filmes, mitos e histórias fazem menção a ela.

Fuinha

Do gênero Martes, a fuinha é um animal de porte bem pequeno, encontrado principalmente na Europa continental, e em algumas ilhas do mar Mediterrâneo. Em Portugal, é uma espécie muito comum de ser visto, embora o número exato de indivíduos seja desconhecido.

A fuinha mede cerca de 40 até 50 cm, a sua cauda possui até 25 cm e seu peso pode variar entre 1,1 até 2,5 quilos.

Fuinha em seu Habitat

Com patas curtas, o corpo da fuinha é alongado, com pelos bastante espessos também e a cauda um pouco mais cheia e longa que os outros animais mustelídeos.

A alimentação da fuinha é uma das mais variadas, e elas podem se alimentar tanto de pequenos roedores, como também de aves, ovos, répteis e insetos.

Arminho

O arminho é um animal também de pequeno porte, como todos da lista, mas que ocupa principalmente as regiões com florestas temperadas, árticas e também subárticas dos continentes europeu, asiático e americano.

Sem correr qualquer tipo de risco de extinção, é possível encontrar atualmente 38 subespécies de arminhos, que são classificados de acordo com a sua distribuição no globo.

Da ordem carnívora, o arminho é considerado um dos menores, medindo apenas cerca de 33 cm, e pesando cerca de apenas 120 gramas.

O seu corpo é considerado longo, com pernas e patas curtas, e uma cauda considerada bem grande. O seu pescoço é grande e sua cabeça possui um formato triangular.

O arminho consegue ficar de pé sobre suas patas, é bastante solitário e prefere fazer suas atividades sozinhos.

Chinchila

Com origem nos Andes, localizado na América do Sul, a chinchila faz parte de uma família chamada Chinchillidae, ou seja, ela é a única que não pertence à família dos mustelídeos.

A chinchila é muito famosa por possui uma pelagem que é considerada cerca de 30 vezes mais macia e também suave que o cabelo humano.

Tanto cabelo e densidade impede que as chinchilas sejam atingidas por pulgas ou carrapatos, e exatamente por isso, o pelo não pode nunca ser molhado.

São animais pequenos, com cerca de 22 até 38 cm, porém bastante ativos, e que adoram fazer atividades físicas.

E as chinchilas, diferente dos outros animais citados aqui, se alimentam principalmente de rações específicas para elas, e também alfafe em cubo ou em ramo, ou ainda, feno das montanhas.

Lontra

A lontra, entre todos os citados, é o animal da família dos mustelídeos, que é um dos maiores. Com cerca de 55 até 120 cm, a lontra pode chegar a pesar até 35 quilos.

Ela é encontrada principalmente em locais da Europa, África, Ásia e pequenas regiões da América do Norte, e também na América do Sul, como na Argentina e no Brasil.

Com hábitos normalmente que são noturnos, a lontra dorme durante o dia nas margens de rios e de noite saem para caçar.

A pelagem da lontra é composta por duas camadas, sendo uma na parte externa e impermeável, e a interna que é usada para isolamento térmico.

 

O seu corpo tem uma preparação totalmente hidrodinâmico, ou seja, a lontra é capaz de nadar nos rios em altíssima velocidade.

Além disso tudo, a lontra ainda possui as habilidades de chiar, assobiar e também de guinchar.

E você, já conhecia todas essas espécies e sabia das diferenças entre elas? Deixe nos comentários o que achou.

Veja também

Como se Chama Filhote de Camelo? Qual a sua Cor?

Camelos masculinos e femininos amadurecem em ritmos diferentes. As fêmeas amadurecem aos três anos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *