Home / Animais / Ciclo De Vida Do Dragão-De-Komodo: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo De Vida Do Dragão-De-Komodo: Quantos Anos Eles Vivem?

Hoje vou falar sobre a curiosa vida de um réptil extremamente perigoso: O Dragão de Komodo, este grande animal mais parece um dinossauro dos tempos modernos e isso não ocorre a toa visto que ele é realmente uma espécie pré-histórica!

Acho bom você observar este animal bem de longe e sem fazer nenhum tipo de movimento brusco, ou então pode ter problemas com esta feroz criatura! Vamos lá? Comecemos a matéria!

As Características do Enorme Dragão-de-Komodo

Eu duvido você não tremer diante deste animal, esta grande criatura parece ser uma daquelas espécies bem tranquilas e mansas, mas não se engane, pois o nosso temido Dragão pode ser muito feroz e valente quando incomodado.

O dragão de Komodo pertence à família dos lagartos e diferente do que estamos acostumados a ver, este animal é de grande porte chegando a medir 10 metros de comprimento e a pesar cerca de 70kg.

Mesmo que eu tenha lhe dito a respeito do tamanho e peso deste animal, você precisa entender que repteis se desenvolvem por toda a vida, portanto, não importa o que eu lhe diga, eles sempre poderão nos surpreender quando o assunto for peso e tamanho!

Ei, tome bastante cuidado com as garras do Dragão-de-Komodo, elas são incrivelmente fortes e o ajudam a cavar tocas e a segurar coisas. Imagina se ele te pegasse pelo cangote, eu é que não queria estar na sua pele!

O Dragão-de-Komodo possui uma língua igual a das serpentes, ele a usa para detectar presenças a sua volta, nosso amiguinho aqui possui uma visão e um olfato até bons, mas precisa usar a língua para se situar. Que coisa não?!

Como a maioria dos outros animais, este grande lagarto trava batalhas ferozes com os outros de sua espécie quando chega o período de reprodução, daí começam tempos sangrentos em que muitos destes bichos saem extremamente machucados das lutas ou até mesmo mortos.

Um dos conhecimentos mais básicos de sobrevivência é o de subir em árvores para escapar de animais selvagens, mas se você estava pensando que a coisa funciona tão fácil assim então está redondamente enganado(a). O temido Dragão-de-Komodo pode subir em árvores, portanto, saiba que você não vai ir tão longe se usar esta estratégia!

Para deixar você ainda mais preocupado(a), fique sabendo que o Dragão-de-Komodo também sabe nadar muito bem, sendo assim, em terra ou água ele pode te pegar! Tradução: Você estará encrencado(a) de qualquer jeito, não importa por onde vá e nem onde se esconda!

Uma coisa bastante curiosa sobre este animal é o fato de que os mais jovens sobem em árvores para escapar dos mais velhos, no período de reprodução os animais adultos matam os mais juvenis.

Não fique achando que o nosso feroz Komodo é um animalzinho que come plantinha e matinho, que nada meu(a) amigo(a), o paladar deste bichão é 100% carnívoro! O processo de digestão dele é bem lento e já houve estudos que comprovaram que o animal pode sobreviver com apenas 12 refeições por ano.

O Dragão-de-Komodo não possui nenhum tipo de veneno, porém, ele pode lhe matar facilmente, pois em sua boca há um covil de bactérias que ao entrar em contato com o seu organismo, pode levá-lo(a) a óbito em questão de horas ou dias.

O mecanismo das bactérias é algo que o feroz Komodo usa como um recurso extra quando não consegue matar o seu adversário, pois se ele não morrer com o ataque com certeza morrerá com a propagação das bactérias em seu organismo.

Respeite os mais velhos: o Dragão-de-Komodo é antecessor a nós seres humanos, ele já estava aqui bem antes da gente chegar, por isso ele já era um habitante da terra desde os tempos mais antigos.

A cauda do Dragão-de-Komodo é uma das armas que ele usa para derrubar a sua vítima, com ela o animal consegue levar o inimigo ao chão e logo depois partir para cima dele utilizando seus fortes dentes.

Em lugares como: África, sul da Ásia, Indonésia e Austrália são os locais onde você poderá ver um animal desses.

Por Quantos Anos Vive O Dragão de Komodo?

Dragão de Komodo Andando na Grama
Dragão de Komodo Andando na Grama

Quando se fala em estimativa de vida, este animal pode alcançar períodos bem longos podendo viver por até 50 anos, lembrando que ele cresce por todo este tempo.

Curiosidades Sobre o Dragão-de-Komodo

Como toda espécie tem seus mistérios, chegou a hora de sabermos quais os segredos estão por trás do nosso temido Dragão-de-Komodo!

A primeira coisa que você precisa saber é que a palavra “Komodo” se refere a terra de origem do animal, por lá este bicho é conhecido como ‘crocodilo da terra” e também é temido pelas pessoas da região, mesmo que ele quase nunca ataque elas.

Ainda falando sobre o ataque deste animal contra pessoas, saiba que eles são raríssimos mas acontecem, se este bicho se sentir ameaçado imediatamente ele inicia um ataque, é algo certo de acontecer.

O nosso Komodo é um animal de muitas cores, por isso, é possível vê-lo em inúmeros tons diferentes, mas por causa das suas características bem únicas é possível também identificá-lo facilmente.

Este animal não é daqueles que você encontra em qualquer mata por aí, não dá para simplesmente ir fazer uma trilha e por coincidência se esbarrar com ele, este bicho está apenas em umas ilhas específicas como: Komodo, Rinca, Gili Montang, Gili Dasami e as Ilhas Lesser Sunda, todas elas estão dentro do parque de Komodo e é ali que o nosso bichano enorme vive!

Se você for do tipo que não gosta de calor, então saiba que o Dragão-de-Komodo estaria bem feliz no seu lugar, ele adora os períodos mais quentes e consegue viver muito bem neles. Mesmo amando o calor ele não gosta de excessos, curte algo mais moderado na casa dos 35 ° C.

Bom, agora que terminamos mais uma interessante matéria eu quero que você se afaste do Dragão-de-Komodo, lembre-se que ele pode se sentir ameaçado e lhe atacar. Se recorde também que ele pode ir em quase todos os lugares: terra e água, portanto, não o provoque!

Espero que tenha gostado do conteúdo e até a próxima!

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *