Home / Animais / Tempo de Vida do Schnauzer: Quantos Anos Eles Vivem?

Tempo de Vida do Schnauzer: Quantos Anos Eles Vivem?

A raça canina schnauzer é conhecida por sua personalidade dócil e brincalhona, cachorro ideal para ter por perto. Estudos demonstraram que a raça é resultante do cruzamento de affenpinschers com poodles no objetivo de criar uma espécie menor dos schnauzers.

Certamente isso contribui para deixá-lo ainda mais adorável, talvez seja essa a causa do schnauzer ser um dos cães mais populares da atualidade. Que tal, então, sabermos sobre o Tempo de Vida do Schnauzer: Quantos Anos Eles Vivem? E muitas curiosidades sobre essa incrível raça?

Quantos Anos Vivem os Schauzers?

De acordo com experiências de médicos veterinários, outros profissionais da área e criadores, a expectativa de vida desses pets fica entre os 12 e 14 anos

O schnauzer não é um cão difícil de cuidar. Mas, que para o cãozinho viva toda expectativa dele, é preciso cuidados especiais.

Embora a manutenção da sua pelagem seja quase que constante, por outro lado,  essa é uma raça canina que não exige cuidados além dos normais de qualquer outro cachorro. Veja os cuidados principais:

  • Pelos: o schnauzer deve ser escovado ao menos 2 vezes por semana. Apesar de seus pelos serem sedosos, eles necessitam disso para evitar nós e devido ao embaraçamento.  A escovação mantém a saúde visual e do tecido capilar dos cães. O ideal é tosar a cada 2 ou 3 semanas.
  • Unha e orelhas: durante a escovação, aproveite para verificar como também limpar unhas e orelhas. Principalmente se o schnauzer morar em campo aberto ou casa com quintal para ele brincar à vontade. Pois a tendência do pet é brincar na terra bem como em poças d’água. Mas se residir em apartamento, também é preciso dessa assepsia a fim de evitar o acúmulo de sujeira ou cera, evitando também infecções.
  • Dentes: é importante escovar regularmente os dentes do schnauzer, pois isso vai reduzir o tártaro e também evitar quebra e queda precoce dos dentes.
  • Atividades físicas: saiba também que o schnauzer necessita de certa quantidade de exercício? Isto quer dizer 9,5 km de caminhada por semana, incluindo 1 hora diária de atividades. Uma dica é corrida em lugares planos que com toda certeza vai fazer com que ele mantenha a sua boa forma, sem se cansar além do necessário.
Cachorro Schnauzers

Se o percurso não tiver obstáculos como, por exemplo, buracos e ladeiras íngremes, ele vai ganhar mais confiança para cumprir o objetivo da caminhada.

Tipos de Schnauzer: Miniatura, Médio, Gigante e Branco

  1. Miniatura

 Esse cão é muito ativo, com sua atenção sempre alerta sendo perfeitos para pessoas que amam cachorro dócil mas que também conhecem, o comportamento das raças pequenas. São excelentes para a socialização com crianças contanto que sejam educados para tal.

Algo imprescindível é levar em conta o local onde o schnauzer será adotado. Por certo os cães separados para estabelecer uma descendência concreta geralmente têm problemas de saúde que vem de sua hereditariedade.

Schnauzers Miniatura

Isso porque existe o uso da reprodução de raças do mesmo sangue, o que certamente aumenta consideravelmente a mutação genética. Os problemas que podem afetar significativamente o schnauzer miniatura seriam:

  • Problemas oculares como catarata e anomalias nas córneas
  • Cálculos renais
  • Problemas no fígado
  • Problemas cardíacos
  • Diabetes
  • Quistos
  • Miotonia

Justamente por esses e ademais motivos que é preciso procurar um criador sério e ético para adquirir seu cãozinho, aliás, melhor ainda, adote um pet sem raça. Independente da sua decisão, é preciso fazer uma adoção de forma responsável.

2. Schnauzer standard ou médio

Uma curiosidade é que essa raça foi usada para combater com eficácia as pragas de roedores que assolaram a Alemanha no século 19. Mas devido a personalidade da raça, rapidamente foi adequado para ser um cão de companhia. O schnauzer além de carinhoso também é muito leal.

Outra característica esse pet é sua postura vigilante, esse era o motivo de antigamente substituírem o espaço de éguas e cavalos, pois ele sempre alertava diante de qualquer situação que via estar fora do normal.

Seu comprimento é entre 45 e 50 centímetros. O peso do schnauzer macho, geralmente é de 15 a 20 quilos, um pouco menor das fêmeas. Ele ocupa o 2 º lugar entre os cães mais inteligentes sendo excelente para diversas atividades:

  • Conduzir o gado
  • Pastorear
  • Companhia ou vigiar

Como descrito anteriormente, é dócil e leal apesar de algumas vezes se mostrar ciumento. Eles amam passar o maior tempo possível com seu dono.

3. Schnauzer gigante

O schnauzer gigante por muito tempo, não recebeu a atenção devida. Ele era utilizado como cão para diversos trabalhos como, por exemplo, vigilância de fábricas, cervejarias ou currais. E surpreendentemente serviu como cão militar na 1 ª e 2 ª guerra mundial.

Na atualidade, ainda exerce o trabalho de cão policial e isto tem um motivo: é uma raça muito inteligente, sendo tranquilamente capaz do treino em caráter profissional no Agility, tanto no pastoreio como em busca e resgate. Vem logo descobrir aqui como fazer sua iniciação no Agility para Perito Animal.

Schnauzer Gigante

Esta raça canina é versátil tanto que também pode ser treinado somente para brincadeiras ativas com nossos filhos. Educar seu schnauzer gigante sera essencial para aproveitar a companhia desse pet tão generoso.

4. Schnauzer branco

Como já comentado anteriormente, além do manto “sal e pimenta” característico, podemos achar cães da raça schnauzer na coloração branca. Significa uma variante no tamanho standard dos schnauzer.

Schnauzer Branco

Schnauzer na Lista dos Mais Inteligentes!

O doutor em neuropsicologia Stanley Coren (Estados Unidos), em sua obra “A inteligência Canina” observou 80 raças de cães mais populares no livro e criou um ranking dos pets mais inteligentes. Além disso, em seu livro – traduzido em mais de 25 idiomas – o pesquisador consultou 208 especialistas do Canadá e dos Estados Unidos.

Por meio das respostas de um longo questionário, ele listou as 80  raças mais inteligentes. E os schnauzer entraram nesse ranking!

O schnauzer miniatura apareceu no 12º lugar da lista da Inteligência Canina. Já o schnauzer ficou na 28ª colocação do ranking.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *