Home / Animais / Quanto um Schnauzer Come Por Dia? Quantas Vezes?

Quanto um Schnauzer Come Por Dia? Quantas Vezes?

A alimentação é o combustível que fornece toda a nutrição que os seres vivos, o ser humano e animais, precisam para sobreviver. E entre eles estão os cães da raça Schnauzer que precisa de além de muito carinho, cuidados com sua alimentação.

Assim, saiba Quanto um Schnauzer Come Por Dia? Quantas Vezes?, além dos problemas que uma alimentação insuficiente pode trazer…

Schnauzers: Quantas Vezes Alimentá-los ao Dia? Qual Quantidade de Comida?

Cada raça canina tem sua porção ideal de alimento para nutrir, trazendo saúde e energia para o animal. Isso deve ser baseado tanto no peso como estrutura corporal do pet, mas, antes de tudo, consulte a opinião de um veterinário para acertar na escolha da ração para ele.

Em vias de regra é indicado alimentar seu cão de 2 a 3 x ao dia. A água pode ser em abundância, cuidando sempre manter o recipiente cheio. Para o Schnauzer a quantidade aproximada e ração seria:

  • Miniatura: de 90 a 200 gramas ao dia
  • Médio: de 120 a 300 gramas ao dia
  • Gigante: 200 a 400 gramas ao dia

Saiba que essas medidas são baseadas em uma dieta a partir de 1 ano de vida. Apesar de filhotes, essa porção é aumentada devido ao seu processo de desenvolvimento.

Assim como os filhotes, a Schnauzer fêmea também precisa de mais ração quando estão gestantes ou na fase em que estão amamentando seus filhotinhos. No caso de schnauzers idosos, geralmente a quantidade de alimento é diminuída, sendo adotadas rações especiais, ou seja, senis.

Já no caso de cães obesos ou que tenham algum problema de saúde, não existe a quantidade diária de ração a ser oferecida. Neste caso, é feita uma dieta específica, o que muda significativamente a rotina alimentar do animal. E antes de qualquer coisa, sempre peça orientação de um veterinário.

Problemas de Uma Alimentação Deficiente em Schnauzer

O tutor do Schnauzer deve ter um bom conhecimento em relação a alimentação dele. Por certo, uma nutrição desregrada pode causar sérios problemas de saúde ao animal.

Os problemas que envolvem uma má alimentação são muitos. Listamos alguns logo abaixo:

1 – Deficiência Proteica no Schnauzer

A proteína é a força motriz, macronutriente essencial para nutrição do Schnauzer. Esta substância fornece energia, auxiliando na construção, saúde e manutenção de cartilagem, ossos e estrutura muscular do cachorro.

Esses respectivos tecidos têm desgaste natural e a proteína trabalha nesse processo de forma benéfica. Também serve para o organismo liberar os hormônios nas atividades importantes do cérebro.

Schnauzer Gigante  Com seu Dono
Schnauzer Gigante Com seu Dono

Observa-se que uma nutrição pobre em proteína pode ocasionar em problemas sérios de saúde. Os sintomas que indicam isso no pet seriam:

  • Problemas cutâneos, ou seja, de pele
  • Diminuição do peso
  • Visível apatia
  • Problemas de comportamento
  • Imunidade baixa

Porém, somente o diagnóstico preciso de um veterinário é que poderá determinar se realmente isso é relativo a deficiência proteica no animal.

2 – Deficiência De Vitamina Em Schnauzer 

Apesar de serem conhecidas como micronutrientes, este nome não faz jus ao valor dessa substância chamada vitamina. Elas são vitais para a saúde do seu pet sendo importante para todo o organismo do animal.

Confira agora quais são as vitaminas necessárias para seu cão ter sáude, energia e muita alegria:

  • Vitamina A: cuida da saúde da pele e também dos olhos
  • Vitaminas do complexo B: funciona como um potente antioxidante usado para a manutenção do sistema nervoso, da pele bem como a replicação das células, beneficiando o bom crescimento dos tecidos
  • Vitamina D: Faz a regulação metabólica dos minerais fósforo e cálcio
  • Vitamina E: ameniza o envelhecimento precoce das células
  • Vitamina K: essa substância trabalha para o bom funcionamento da coagulação sanguínea e metabolização das proteínas recebidas pelo organismo.
    Ilustração de Um Schnauzer Comendo
    Ilustração de Um Schnauzer Comendo

Surpreendeu-se com a importância das vitaminas na dieta do seu cão Schnauzer? E a falta de qualquer uma delas pode desequilibrar a saúde do cão em um todo. Cada uma é importante em um processo específico no corpo do animal.

Estes são os sintomas que denunciam a falta de vitaminas em seu cachorro:

  • Queda excessiva de pelos
  • Imunidade baixa
  • Afecções cutâneas, ou seja, problemas na pele do pet
  • A língua do Schnauzer muda de coloração
  • Sofre desmaios
  • Apresenta apatia
  • Demonstra problemas neurológicos

Certamente as vitaminas atuam de maneiras diferentes para benefício do corpo e tudo depende exclusivamente da quantidade certa ou faltante dessas substâncias.

Por isso, é imprescindível levar seu pet para fazer exames de sangues e outros procedimentos, maneiras que vão revelar ao veterinário qual o problema de saúde do seu cão.

Importante Saber!

Schnauzer Sentado na Grama
Schnauzer Sentado na Grama

Não queira descobrir por seu próprio entendimento que seu cão precisa ter suplementação alimentar. Ao invés de fazer bem, aumentando a quantidade de ração ao dia, o máximo que vai acontecer e piorar a situação, deixando seu pet obeso.

Sendo assim, seja prudente e leve se cachorro ao veterinário pois todo sintoma anormal deve ser verificado por ele.

E mais uma dica importante: mesmo que você esteja seguindo as recomendações médicas para tratar seu Schnauzer, continuar com as consultas de rotina será um fator determinante para saúde do seu cão. Dessa forma, dificilmente, ele ficará doente.

Ração Natural Pode?

Ração Natural
Ração Natural

O seu Schnauzer pode ser alimentado sim com a ração natural – também chamada de ração caseira. No entanto, como qualquer outra raça de cachorro, é preciso consultar um médico veterinário para saber o que você deve providenciar para a ração caseira e a quantidade dos ingredientes.

Não use fórmulas não específicas para de ração natural para alimentar o se Schnauzer!

Classificação e Padrões da Raça

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, essa raça recebe a classificação e padrões:

  • Grupo  2 – Cães de tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides e Cães de Montanha, e Boiadeiros Suíços
  • Seção 1 – Schnauzers
  • Seção 2 – Schnauzer miniatura, Schnauzer médio, Schnauzer gigante.

Você Sabia?

Que o  Schnauzer miniatura está em 12 ª lugar do ranking de inteligência canina, criado pelo neuropsicólogo, Stanley Coren?

Já o Schnauzer Medido fica na 18 ª colocação e o Schnauzer gigante com o 28 º lugar.

A lista reúne mais de 90 raças de cães.

Veja também

Quais as Raças Que Deram Origem ao Bulldog Francês?

O Bulldog Francês tem origem do cruzamento entre os cães da raça Terriers Pequenos, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *