Home / Animais / Por Que os Cachorros Latem Para as Pessoas?

Por Que os Cachorros Latem Para as Pessoas?

Uma coisa que pode irritar muito pessoas são cachorros latindo pra elas. No entanto, esse latido pode variar de intenção, dependendo da pessoa para qual o cachorro esteja se “comunicando”. Vamos saber porque os cães, em geral, têm essa “mania”?

Qual o sentido do latido dos cachorros?

Os animais (todos eles) são dotados de algum tipo de inteligência, e com os cães não seria diferente. Nesse caso, no que se refere à comunicação em si, um cachorro vai tentar estabelecer uma “linha de diálogo” com os seres humanos, especialmente, com o seu tutor, da mesma forma que os bebês humanos fazem, por exemplo.

Cachorro Latindo
Cachorro Latindo

Ou seja, um cão pode variar a sua vocalização (ou latido) de acordo com a pessoa para que ele está tentando se comunicar, e a depender também da intenção. Além do latido, o animal também pode expressar isso por meio do olhar, ou até mesmo da movimentação corporal.

Cientistas descobriram que, basicamente, existem três grupos de latidos, e que a diferença entre eles está na altura, na duração e na frequência. Em suma, essa característica otão conhecida dos cachorros tende a ser bem mais complexa do que se imaginava.

Por exemplo, o latido usado para estranhos, geralmente, é mais grave, e segue uma sequência curta.. Da pra perceber que ele está meio que “brigando”, ou então assustado. É mais ou menos como se tivesse uma mordida ao final dessas vocalizações.

Já quando o animal tem a intenção de brincar, os latidos tendem a ser mais espaçados e um pouco mais agudos. E, o terceiro grupo dessas vocalizações identifica quando o cão está simplesmente querendo chamara a atenção, então os latidos são um meio termo entre graves e agudos, com mais espaçamento entre eles.

Outras variações de latidos

Lembra quando dissemos que os latidos dos cães tendem a ser mais complexos do que imaginávamos? Pois bem, além desses três principais grupos que mencionamos aqui, esse animal pode criar variações de latidos com outras intenções. Essas variações incluem sons mais agudos, mais lentos ou até mesmo o famoso choramingo.

No entanto, até para que hajam essas variações na comunicação do cachorro, é necessário que ele receba o estímulo necessário. O ideal é prestar atenção no que ele quer dizer quando está latindo. Contudo, independente do fato dele ter várias maneiras de latir, não significa que determinado cão seja ou não inteligente. A inteligência em si estaria na capacidade dele aprender novas maneiras de latir para chamara a atenção.

Cachorro Filhote Latindo
Cachorro Filhote Latindo

Em suma, flexibilidade.

E, essa flexibilidade pode ser observada no dia a dia com o animal. Os cachorros, em geral, possuem a percepção necessária para saber se as pessoas (especialmente, os seus tutores) estão realmente prestando atenção neles. É nesse ponto que ele pode aprender novas formas de latir, variando o seu vocabulário.

Exemplo?

Quando o animal lambe algum pote de comida, devido ao fato de estar com fome. Quando uma pessoa oferece comida a ele após esse atoo, ele aprende que esse gesto significar “pedir comida”. Ou seja, ele entende esse sinal funcional, e nos condiciona às suas necessidades. Com o latido é a mesma coisa.

Outros gestos e comunicações além do latido

Claro, o latido é uma das características mais marcantes dos cachorro, porém, ele também pode desenvolver outras formas interessantes de comunicação. Acontece muito, por exemplo, com cães que moram em apartamentos, e, por conseguinte, são proibidos de latir. Por serem inibidos de fazerem esse ato, eles acabam buscando outros meios para chamarem a nossa atenção.

Esses gestos podem incluir olhar repentinamente para o objeto que se tem interesse (pode ser um brinquedo, ou um pacote de ração), ou mesmo indo e vindo na direção daquele local ou objeto do qual ele está com interesse naquele momento. Ele ainda pode tocar algo com a pata opara tentar dizer algo.

E, claro, além de aprender novas formas de se expressar através de gestos, pum cachorro também pode aprender o que está sendo dito a ele. Pesquisas científicas têm comprovado que esses animais também entendem a nós, seres humanos. Através da identificação de palavras ditas por nós (em diferentes entonações), e a depender de nossos gestos também, os cães reagem de determinadas maneira, incluindo gestos corporais também.

Ou seja, um cachorro pode perfeitamente saber o momento em que está sendo observado, conseguindo ter empatia, e até mesmo copiando as ações de seu tutor. É o caso, por exemplo, de quando alguém aponta para algum lugar com a mão, e o cachorro, imediatamente, dirige-se para aquele mesmo local.

Razões mais comuns para os latidos dos cachorros em geral

Independente de qualquer coisa, dá pra identificar alguns motivos pelos quais os cães latem pra gente. Um deles é por causa de estresse e ansiedade, que podem ser causados por razões das mais diversas: separação de seres humanos conhecidos ou de animais amigos, barulhos altos, dores físicas, e até mesmo desequilíbrios químicos. Se esses forem os motivos, o mais indicado é buscar o auxílio de um veterinário.

Mas também pode ser que o latido seja oriundo do tédio. Às vezes, um animal entediado late apenas e tão somente para escutar a sua voz. Muitos fazem isso para liberarem o excesso de energia, e, de fato, nesses casos, o latido é devido à solidão. É por isso que o ideal é sempre que possível passear com o seu cachorro para que ele possa fazer atividades físicas, deixando o tédio de lado.

Ensinando Cachorro a Parar de Latir
Ensinando Cachorro a Parar de Latir

Também latem por medo, especialmente quando veem estranhos na casa. Nesses casos, é comum que o cão fique agachado, com os olhos arregalados, com orelhas para trás e cauda enrolada. Para situações assim, também é preferível buscar ajuda ~profissional, especialmente, de treinadores.

E, há também os chamados latidos que servem de aviso, ou mesmo de alerta. São vocalizações comuns quando alguém estranho ao cão chega na porta de casa, por exemplo. Caso sintam algum tipo de ameaça, eles meio que avisam que estão ali para proteger aquele lugar. E, geralmente, o som do latido é nítido, alto e autoritário. E, há também a possibilidade de condicionar esse comportamento através de treinamento.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *