Home / Animais / Alimentação do Marisco: O Que Eles Comem?

Alimentação do Marisco: O Que Eles Comem?

Basicamente, existem duas classificações de crustáceos e moluscos. Os moluscos são subdivididos em gastrópodes ou univalves, cefalópodes e bivalves. Mexilhões vem sob os bivalves, o que significa que eles são cobertos por duas conchas ou válvulas.

Quanto a questão: o que os moluscos comem?  Dependendo da espécie e levando em consideração seu habitat, eles podem ser comedores de plantas, comedores de carne e até onívoros.

Características dos Moluscos?

Os moluscos são uma grande divisão de invertebrados,  animais sem espinha dorsal. Tipos de molusco são lulas, polvos, ostras, mexilhões e caracóis. Existem mais de 100.000 espécies de moluscos. O termo moluscos só se aplica a caranguejos, lagostas e camarões. Se você encontrar uma concha à beira-mar, provavelmente é uma concha de molusco.

Os caracóis também se enquadram na categoria de moluscos, porque possuem uma concha que protege seus corpos, enquanto as lesmas, por não possuírem conchas, não se enquadram nesta categoria. Todos os animais marítimos que servem de alimentos para os seres humanos são genericamente chamados de mariscos ou frutos do mar.

Quanto a locomoção, alguns moluscos rastejam, outros se movem com suas conchas que têm dobradiças e se abrem como uma caixa. Outros moluscos perderam suas conchas como o polvo. Geralmente os moluscos têm uma estrutura longa e macia. Eles têm olhos na cabeça e na boca.

Onde Vivem os Moluscos?

Moluscos são encontrados em qualquer lugar do mundo. Eles vivem principalmente na água ou ao redor dela, como rios, lagoas e oceanos. Os caracóis aproveitam a chuva e, portanto, não precisam necessariamente de um oceano, desde que possam manter o corpo úmido. Existem caracóis que realmente vivem no deserto, onde encontram água suficiente para sobreviver. Moluscos como amêijoas, vieiras e ostras vivem principalmente nas águas rasas dos oceanos, enquanto muitos polvos e lulas prosperam nas profundezas dos oceanos. De todas as diferentes espécies de moluscos, caracóis e mexilhões são os únicos que residem em ambos, um habitat terrestre e aquático.

Esses invertebrados de corpo mole variam em tamanho, mas geralmente têm uma cobertura protetora conhecida como concha. Embora a maioria das espécies viva debaixo d’água, algumas também possuem um habitat terrestre. Considerando o grande número de espécies, o filo Mollusca é dividido em 3 grupos principais – cefalópodes, bivalves e gastrópodes.

Alimentação do Marisco: O Que Eles Comem?

Os moluscos comem muitos tipos de alimentos, dependendo da espécie. Muitos moluscos que têm seu corpo entre duas conchas são herbívoros, eles comem principalmente algas. Lulas e polvos são predadores e comem peixes. Os caracóis de molusco são misturados com herbívoros e carnívoros.

Cefalópodes – De todas as espécies de moluscos, os cefalópodes são os maiores em tamanho e são essencialmente carnívoros. Eles são conhecidos por sua maneira única de caçar presas. Esta espécie de moluscos é representada principalmente por chocos, lulas, polvos e nautilus. Eles estão equipados com tentáculos longos, que são usados ​​para capturar presas.

Cefalópodes
Cefalópodes

Como os cefalópodes precisam caçar para obter sua comida, eles são altamente móveis e conhecidos por seu apetite voraz. No que diz respeito à sua dieta, eles comem caranguejos, lagostins e pequenas espécies de moluscos, como gastrópodes. os cefalópodes também se alimentam de mariscos, crustáceos, mictofídeos, camarões e outras espécies menores de peixes, como sardinha e sardinha . Existem algumas espécies, como lulas pequenas, que se alimentam de plâncton, mas as maiores são carnívoras.

Bivalves – Também chamados de pecilópodes, os bivalves são sésseis, o que significa que não podem se mover, pois estão fixos ao substrato. Ostras, amêijoas, vieiras e mexilhões pertencem à classe bivalve de moluscos. Agora, o que exatamente os bivalves comem? Embora existam diferentes espécies de bivalves, a maioria deles é alimentadora de filtro e vive principalmente de fitoplâncton e algas , organismos que flutuam livremente pela água.

Bivalves
Bivalves

Os bivalves estão equipados com um sistema de alimentação de filtro exclusivo, que permite separar as partículas de alimentos da água. As brânquias são dotadas de cílios (cabelos minúsculos) que capturam partículas de plâncton tão pequenas quanto 1 micrômetro de tamanho. O plâncton coletado é então direcionado para a boca para digestão.

Mexilhões aspiram água através do seu sifão recorrente. Mexilhões comem plâncton. Mexilhões, como ostras e amêijoas, abrem e ingerem o que flutua, incluindo o zooplâncton e o fitoplâncton.  Esses moluscos se reproduzem sexualmente, com os filhotes soltos na água.

Mexilhões têm uma carne doce e tenra. Eles geralmente têm barbas que são usadas como tentáculos. Mexilhões devem ser bem esfregados com uma escova para se livrar de toda a sujeira. É chamado “moule” em francês. Mexilhões podem ser comidos crus ou cozidos. Cozinhar é o melhor método para cozinhá-los.

Gastrópodes – A classe de gastrópodes consiste em uma ampla variedade de espécies e é considerada o maior grupo de moluscos. O grupo é diverso e compreende espécies terrestres e aquáticos. Os  terrestres, como caracóis e lesmas, geralmente possuem uma concha exclusivamente enrolada. Alguns dos membros aquáticos importantes desta classe incluem conchas de presas, borboletas do mar, conchas, pervincas, lapas, búzios, nudibrânquios, brocas de ostras e abalones.

Gastrópodes
Gastrópodes

Curiosidades Sobre os Mariscos

O caracol gigante africano cresce até 15 cm de envergadura;

Caracóis terrestres, também conhecidos como escargot, são comidos por muitas pessoas ao redor do mundo;

Alguns moluscos (as lulas) podem rivalizar com os peixes em sua velocidade de natação. Eles voam enchendo o manto com água e pulsando através do sifão;

Algumas lulas podem nadar até 40 quilômetros por hora;

Os moluscos incluem o maior de todos os invertebrados, a lula gigante;

Um polvo tem três corações;

Se um polvo perde um de seus oito braços; cresce um novo em seu lugar;

Nem todos têm cabeças;

As conchas de ostras são feitas de cálcio e podem produzir até 500 milhões de ovos em um ano;

Um único caracol de jardim pode ter 430 filhotes em um ano.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *