Home / Animais / Mosca do Figo: Características,Como Evitar e Fotos

Mosca do Figo: Características,Como Evitar e Fotos

A mosca do figo mede por volta de três milímetros de comprimento e tem um corpo amarelado com duas faixas brancas e bordas pretas na cabeça,estendendo – se até o fim do tórax. Existem ainda três espinhos inseridos na região do fêmur.As asas são transparentes com algumas manchas alaranjadas e outras de cor escura. A larva da mosca do figo é quase invisível a olho nu, porque mede menos de um milímetro, mas no estágio maduro atinge nove milímetros e, portanto, é facilmente identificável.Os ovos contêm 0,5 milímetros de comprimento.

Hábitos e Nutrição

A mosca do figo é conhecida porque as larvas se desenvolvem na polpa da fruta. O adulto põe seus ovos em frutas doces com polpa macia: é o caso de figos, damascos e pêssegos, durante o verão; no final do verão, a postura também pode ser feita com maçãs, peras e ameixas, passando depois no outono para uvas e peras espinhosas e terminando com frutas cítricas, principalmente em tangerinas e clementinas. A fêmea da mosca do figo pode botar dezenas de ovos na mesma fruta. As larvas se desenvolvem dentro da polpa.As moscas do figo, especialmente as larvas, crescem e se desenvolvem principalmente em países quentes.

Porque elas são Prejudiciais aos Seres Humanos

No desenvolvimento, as larvas destroem o fruto. Em geral, a fruta é arruinada imediatamente, ou seja, a partir do momento em que ocorre a postura, mas os danos são visíveis apenas alguns dias depois, quando uma parte da casca da fruta começa a escurecer. A oviposição de moscas do figo prejudica bastante os humanos e a única maneira preventiva não é aquela baseada em inseticidas, mas é a rede anti-inseto, com a qual é possível cobrir os frutos, árvores ou linhas.

Mosca do Figo Características

Para todas as técnicas de desinfestação (biotecnológica, biológica e química), é sempre bom entrar em contato com especialistas em controle de pragas. Os danos desta são muito importantes, especialmente no verão e outono. A infestação é visível no fruto, graças a um pequeno ponto que circunda o ponto de punção, uma mancha que é posteriormente aumentada. Uma depressão se forma na parte superior e, de fato, há putrefação dos tecidos. A fruta cai prematuramente. Uma única fruta é absolutamente intransponível.

O que Fazer?

Retire a fruta caída do chão. Prossiga rapidamente com a coleta na presença de ataque. O inseto pode ser mantido sob controle por armadilhas cromotrópicas e de isca. A planta hospedeira próxima também deve ser mantida sob observação. Assim que forem encontrados os primeiros orifícios de penetração na fruta, é necessário realizar uma defesa química.

As armadilhas também podem ser usadas como meio de controle biológico para captura em massa, os mecanismos de atração que interagem podem ser sexuais, alimentares, coloridos. Os sistemas de controle “Atrair e matar” são baseados no princípio do uso de substâncias atraentes para as moscas para atrair machos e fêmeas adultas, através da visão e do olfato, e matá-las com cola ou em soluções onde os insetos se afogam ou com inseticida. As substâncias atraentes são usadas em armadilhas, painéis ou dispositivos.

A mosca é atraída pelo “suco leitoso” da figueira, então uma armadilha do tipo Mc Phail com um milímetro de solução em água costuma ter sucesso. Consiste em uma armadilha à base de dois por cento de sulfato de amônio dissolvido em água.É muito importante que as armadilhas sejam montadas a partir de junho para figos e aumentar as flores de junho a agosto, pois assim teremos himenópteros que nos tornarão um controle biológico.

Caso as armadilhas não sejam suficientes, tratamentos com extratos de crisântemo, piretro ou, em casos de “danos graves”, podem ser feitos de forma complementar, podemos considerar algumas iscas de tratamento com espinosade. É melhor fazê-lo ao pôr do sol (geralmente é o momento em que os ovos são postos).

A fruta amadurece, mas por dentro encontramos as larvas se alimentando da fruta madura. As armadilhas para colocar funcionam melhor com vários atrativos (proteínas hidrolisadas, trimetilamina, putrescina …). As armadilhas podem ser colocadas a partir de meados de julho na figueira. As flores devem ser incentivadas e também os tratamentos de reforço .

Curiosidades do Figo

Conforme percebemos, a mosca do figo é obviamente  atraída ao figo. Não, um figo não é uma fruta qualquer. De fato, nem é uma fruta. Estritamente, os figos são flores invertidas. As figueiras não florescem da mesma maneira que outras árvores frutíferas, como amendoeiras ou cerejeiras. As flores da figueira crescem dentro de um casulo em forma de pêra que amadurece e se torna o fruto que conhecemos o figo.

Cada figo contém muitas flores e cada uma dessas flores produz uma única fruta. Estas frutas são muito pequenas e contêm uma semente. São precisamente esses aquênios que fornecem ao figo essa textura crocante. O figo não poderia sobreviver sem as vespas, pois o relacionamento deles é essencial para a polinização. O figo macho pode abrigar os ovos da vespa dentro.

Para entrar no figo macho, uma variante que não é comida, as asas da vespa quebram. Os filhotes da vespa também nascerão sem asas e sua única função será se reproduzir até conseguirem fazer um túnel para sair e mover as sementes do figo para outro lugar.O problema surge quando uma vespa fica confusa e entra em um figo feminino em vez de um figo masculino.

Quando o inseto entra, perde as asas e morre por dentro sem deixar os ovos, porque a fêmea não possui a forma adequada para que possa fazê-lo.Antes de chegar ao nosso paladar, o corpo da vespa terá quebrado. Os figos produzem uma enzima que serve para quebrar seu corpo e transformá-lo em proteína. Você pode ficar tranquilo, a textura crocante do figo não tem nada a ver com vespas.

Existem mais de setecentas espécies diferentes de figos, entre as quais comestíveis e não comestíveis. Esta fruta pode vir da Ásia Ocidental, embora mais tarde tenha sido distribuída por todo o Mediterrâneo. Sabe-se que o ser humano já o conhecia e colecionava antes do ano nove mil antes de Cristo.

As espécies comestíveis são muito digestivas porque contêm uma substância(que é um fermento digestivo e rico em fibras),melhorando o trânsito intestinal, sendo também usado como laxante ácidos orgânicos tais como ácido cítrico, málico e acético; sais como potássio, magnésio e cálcio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. O figo contém oitenta por cento de água e alto teor de carboidratos, como sacarose, frutose e glicose.

Veja também

Canguru-Cinza-Ocidental

Cangurus São Violentos? Eles São Perigosos Para Humanos?

Para quem não conhece a vida fora do próprio país, conhecer lugares do outro lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *